Fotografias são componentes essenciais de qualquer campanha, desde uma eleição municipal até uma eleição estadual ou presidencial. O candidato deve dedicar tempo, atenção especializada e os recursos necessários para assegurar que suas fotos expressem a imagem e mensagem desejada que a campanha queira transmitir.
Para falar sobre o assunto, o renomado fotógrafo Rizemberg Felipe é o convidado para a Live do RádioBlog desta terça-feira (16). A live tem início às 19h e pode ser acompanhada através do perfil do RádioBlog no Instagram – @paraibaradioblog – e também pelo perfil de Rizemberg – @rizemberg.
Sobre o convidado:
Rizemberg Felipe, que nasceu no dia internacional da fotografia – 19 de agosto de 1974 – , é fotografo desde 1995. Começou na profissão como laboratorista e depois fotografo.
Foi assistente de laboratório do jornal O Norte, onde logo passou a chefe do laboratório. Começou a fazer pequenas pautas dentro da redação e logo passou a integrar a equipe de repórteres-fotográficos daquele jornal. Acompanhou a informatização do jornal, onde foi um dos primeiros a ter acesso aquele sistema! Com isso, passou a ser assistente da editoria, já que não havia o cargo de subeditor. Era responsável pela transmissão e recepção de fotos por agencias de fotografia, o que possibilitou emplacar fotos nas agencias nacionais, tendo publicações em diversos jornais do país.
Tempos depois, foi chamado para formar a equipe do Jornal da Paraíba, pois já era fotografo free-lancer da sucursal João Pessoa, onde atua até hoje. Ganhou uma menção honrosa no concurso lambe-lambe e, no ano seguinte, o prêmio principal. Foi vencedor do prêmio Yazigi de Fotografia, recebeu 2 votos de aplauso da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, o primeiro por sua menção honrosa no prêmio lambe-lambe com uma foto sobre o movimento sem terra, apresentado pelo deputado Frei Anastácio, outra pelo prêmio Yazigi de fotografia, apresentado então deputado Sargento Denis.
Rizemberg Felipe recebeu ainda o certificado de Mérito Cultural pela fundação Casa de José Américo, onde expôs usas obras junto a Roberto Guedes, sobre acidade de Azul, Buenos Aires, na Argentina, onde participou do intercambio Brasil/Argentina, produzido por João Lobo e Irmã Andrada.
Ganhou também menção honrosa no concurso Clic seu Mundo, do site carolineborba.com.br, onde participou da sua primeira coletiva internacional no museu Itanaum Argentina. Foi o primeiro repórter-fotográfico internacional do Jornal da Paraíba, fazendo matéria para o caderno de turismo indo da Bolívia ao Peru, fotografando as ruínas da trilha inca em Machu Pichu.
Rizemberg Felipe foi vencedor do prêmio de jornalismo AETC categoria fotografia. Recebeu voto de aplauso da Câmara de vereadores apresentado pela então vereadora Paula Fracinete e, recentemente, fez um curso de cinema e fotografia na NYFA – NEW YORK FILM ACADEMY, onde fez 3 curtas metragens e participou de outros 12, onde teve professores e alunos premiados com o Oscar.
Atualmente, trabalha em um projeto de um curta metragem em stopmotion. Recentemente ganhou o Sesc Vídeo festival com o seu primeiro videoclipe! Logo em seguida, dirigiu o DVD do cantor paraibano Wister, participou de vários cursos de atualização como Wedding Brasil, Congresso Fotográfico voltado para casamentos, Estúdio Brasil, Congresso Fotográfico voltado para estúdio publicitário e, mais recentemente, do Nuphoto Conference, congresso fotográfico voltado para nú, boudoir e sensual, ministrado por vários fotógrafos de renome internacional, que fazem o programas de TV como SuperPop, além de editoriais para revistas como Playboy, Vip, Sexy, Trip, Vogue.