Nos acompanhe

Paraíba

MPPB promove videoconferência para discutir aulas não presenciais na UEPB, durante pandemia

Publicado

em

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) promoveu uma reunião, por videoconferência, com a reitoria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para discutir pleito oriundo da comunidade estudantil: a operacionalização da oferta de aulas não presenciais nos centros universitários, durante a pandemia da covid-19.

A reunião aconteceu na última sexta-feira (12) e foi presidida pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação, a promotora de Justiça Juliana Couto. Segundo ela, a reivindicação chegou ao MPPB por meio de reclamação de alunos, que alegam possuir autonomia em relação ao uso dos recursos tecnológicos e facilidade de acesso a esses recursos e estão preocupados com os prejuízos pedagógicos ocasionados com a suspensão das aulas, desde que começou a crise epidemiológica decorrente do novo coronavírus no Estado.

Participaram da videoconferência o reitor da UEPB, Antônio Guedes Rangel Júnior, a representante da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (ADUEPB), Paula de Almeida Castro o assessor jurídico da ADUEPB, Josean Calixto de Souza e representantes da classe estudantil.

Na ocasião, a promotora de Justiça ressaltou a autonomia das redes de ensino para decidir questões operacionais relacionadas ao ensino não presencial, nos moldes do artigo 1º, parágrafo 2° da Resolução nº 120/2020 do Conselho Estadual de Educação (CEE/PB), e ressaltou que seu propósito seria a composição de interesses.

O reitor da UEPB explicou as dificuldades para a implementação de aulas não presenciais, destacando que a maior parte do alunado é proveniente da rede pública de ensino e que não dispõe de acesso a tecnologias e à internet. Falou também das medidas que estão sendo discutidas de forma colegiada para a continuidade das atividades acadêmicas; lembrou que não há consenso sobre a matéria no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UEPB e que muitos professores também têm dificuldades para se adaptar às aulas remotas.

Ele destacou que a universidade não tem ficado inerte e que vem buscando alterativas para suprir a ausência de acesso às tecnologias por estudantes de baixa renda, na perspectiva de prosseguir com as atividades remotas; que tem dialogado com a ADUEPB com a finalidade de construir soluções para que a UEPB possa prosseguir prestando os seus serviços, através da educação de qualidade e da inclusão digital.

Os representantes dos alunos que participaram da videoconferência falaram da questão da universalidade do acesso às tecnologias e sugeriram ao reitor que fosse possibilitado aos estudantes que não pretendessem desenvolver atividades pedagógicas não presenciais o trancamento de suas matrículas, sem prejuízo à integralidade do curso. Os estudantes também falaram na utilização do recurso biblioteca digital.

A representante da ADUEPB, por sua vez, informou que, logo ao início do período de distanciamento social, chegou a recomendar aos docentes a não realização de atividades pedagógicas não presenciais; mas que, com o passar do tempo, começou a avaliar outras estratégias e os docentes passaram a ser abrir a novas discussões.

Deliberações

O reitor assumiu o compromisso de informar ao MPPB qualquer deliberação que for adotada sobre a operacionalização do ensino não presencial na UEPB e concordou com o pedido dos estudantes, permitindo a participação de representante discente na reunião prévia à deliberação da Consuni e do Consepe.

Ficou deliberado que o MPPB vai aguardar, por 20 dias, o retorno da UEPB a respeito da aprovação da minuta de resolução e bem assim, informações a respeito da efetiva realização de componentes curriculares bem como outras atividades de ensino e aprendizagem, orientação, pesquisa e extensão, por meio de atividades não presenciais na graduação, pós-graduação e no ensino médico/técnico no âmbito da UEPB.

Continue Lendo

Paraíba

Cida Ramos cumpre determinação partidária e adere à bancada de apoio ao governador João na ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual petista Cida Ramos ao ser questionada sobre a motivação que a levou a aderir à bancada de apoio do governador João Azevêdo (PSB) na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) disse estar cumprindo uma determinação partidária.

Cida Ramos que faz parte da Mesa Diretora da Casa Legislativa estadual, lembrou que “o PT, nacionalmente tem aliança com o PSB, é o vice, tem resolução municipal e estadual […] e tô de acordo com o que o partido definiu em termos de apoios“.

Além de Cida, o deputado estadual Bosco Carneiro (Republicanos) também aderiu à bancada governista na Assembleia.

Os comentários da parlamentar foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (26/11).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Proposta para programa de incentivo ao esporte é lançada e João Pessoa poderá ter ‘Bolsa Atleta’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Pelo quarto ano consecutivo, o vereador de João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), apresentou uma emenda para ser implementada na Lei Orçamentária Anual (LOA) visando a criação do programa ‘Bolsa Atleta’ na Capital.

A proposta tem como objetivo oferecer auxílio financeiro aos atletas, fomentando o esporte local e possibilitando melhores condições para competições e treinamentos nacionais e internacionais.

O parlamentar, que tem como foco do mandato atuação em prol do esporte, destacou a importância da destinação de recursos como uma ferramenta de desenvolvimento profissional dos desportistas. Os comentários dele foram registrados durante o programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM desta terça-feira (26/11).

“Todos os anos na Lei Orçamentária Anual, a gente coloca essa essa emenda para que seja instaurado, seja iniciado o processo de pagamento do Bolsa Atleta em João Pessoa. João Pessoa é uma cidade capital do Estado. A gente tem grandes talentos esportivos aqui que ganham o cenário nacional e internacional, e a gente ainda não tem um bolsa atleta. Bolsa Atleta é uma forma de você meio que profissionalizar aqueles atletas ali, amadores, que estão no início de carreira e precisam de uma sustentabilidade financeira para continuar com seu treinamento e continuar com a sua vida competitiva. Então, você receber ali um salário para você estar treinando e desenvolvendo o seu trabalho de competição, você podendo bancar a sua passagem, você podendo bancar sua suplementação. Isso é muito importante. Todos os anos, primeiro, segundo, terceiro e agora no quarto ano como vereador, a gente coloca essa emenda na LOA para que seja instaurado esse projeto de bolsa atleta aqui, porque isso é uma necessidade”, frisou.

Ouça:

 

Continue Lendo

Paraíba

MDIR reconhece situação de emergência em quatro cidades da Paraíba devido à estiagem; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (22), a situação de emergência em quatro cidades paraibanas afetadas pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo:

Portaria nº 3.890

Foram afetadas as cidades de Cubati, Gurjão, Maturéia e Pedra Lavrada. Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.

Até o momento, lembra o Brasil 61, a Paraíba tem 71 reconhecimentos vigentes, todos por estiagem.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo