Nos acompanhe

Paraíba

Sociedade Brasileira de Anestesiologia alerta sobre falta de medicamento em hospitais da Paraíba

Publicado

em

A Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) solicitou ao Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) que continue empenhado e atento ao caso da falta de medicamentos sedativos e bloqueadores neuromusculares nos hospitais da Paraíba. Na última quinta-feira (4), o CRM-PB denunciou a falta desses remédios no Hospital Metropolitano José Maria Pires, em Santa Rita, uma das unidades de referência para pacientes com a Covid-19, no Estado, após ter fiscalizado o hospital nos dias 1 e 3 de junho.

Em ofício enviado ao CRM-PB, a SBA afirma que vem recebendo informações sobre a falta desses medicamentos em diversos hospitais do país e que, tendo em vista a seriedade do trabalho realizado pelo CRM-PB, solicita que a instituição continue atenta a este problema grave, “para evitar consequências danosas à classe médica e, principalmente, à população”. O documento da SBA ainda reitera que os medicamentos para sedação são fundamentais para que seja possível manter, adequadamente, os níveis de consciência, ventilação pulmonar e condições de intubação traqueal dos pacientes.

O ofício da SBA ainda ressalta que “a falta dessas substâncias causará um impacto negativo considerável nas estratégias adotadas pelos governos estaduais e federal no enfrentamento da Covid-19 e, principalmente, na qualidade dos serviços médicos prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela rede particular”.

“Sabemos das dificuldades que vários hospitais do país estão passando, por conta da falta desses medicamentos e de outros equipamentos essenciais para manter os pacientes nas Unidades de Terapia Intensiva. A diretoria do hospital já nos informou que essas drogas estão em falta e que algumas empresas estão cobrando valores muito acima do mercado. No entanto, são medicamentos imprescindíveis para os pacientes intubados e é preciso que os gestores encontrem alternativas de aquisição desses sedativos o mais rápido possível”, destacou o presidente do CRM-PB, Roberto Magliano de Morais.

O relatório sobre a fiscalização do CRM-PB ao Hospital Metropolitano, com a constatação da falta dos medicamentos já foi enviado ao Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, à Secretaria Estadual de Saúde e à diretoria técnica do hospital. “A diretoria do hospital já nos informou que, por enquanto, está sendo utilizado um protocolo de drogas alternativas para intubação e manutenção dos pacientes sedados”, completou o presidente do CRM-PB.

Desde a segunda quinzena do mês de maio, o Hospital Metropolitano está atendendo exclusivamente pacientes com a Covid-19. Conforme o Plano de Contingência da Secretaria Estadual de Saúde, o hospital tem capacidade para 60 leitos de UTI e 31 de enfermaria. No entanto, conforme foi constatado na fiscalização do CRM-PB, estão funcionando, por enquanto, 52 leitos de UTI e os 31 de enfermaria.

Continue Lendo

Paraíba

Tarcísio Jardim pode assumir Secretaria de Segurança de João Pessoa na gestão de Cícero em 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador reeleito em João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), durante entrevista ao @portaldacapital nesta segunda-feira (25/11), que o seu nome já estaria aparecendo nos bastidores como cotado para assumir o comando da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) na gestão do prefeito reeleito, Cícero Lucena (PP), em 2025.

Segundo Jardim, ele mesmo já colocou o próprio nome à disposição e colegas vereadores já estariam comentando que ele seria um bom nome técnico para assumir a Pasta.

É uma pasta muito técnica que tem que ter uma pessoa técnica“, frisou o parlamentar.

Em se confirmando a ascensão de Jardim para o comando da Secretaria Municipal, o suplente Mô Lima, assumiria a vaga de Tarcísio na Câmara Municipal de João Pessoa (PMJP).

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

Ministro Haddad assegura reforço no orçamento para retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba deve acontecer nos próximos dias e será solucionada através de uma suplementação orçamentária. O deputado federal Ruy Carneio revelou que está em contato permanente com o senador Veneziano Vital e a questão está sendo tratada diretamente com os ministros Waldez Góes, da Integração Nacional, e Fernando Haddad, da Fazenda.

“A água é um bem fundamental, principalmente para a nossa população sertaneja. O que aconteceu com a Operação Carro-Pipa foi um problema orçamentário e não uma questão de falta de recursos. Estou em contato com o senador Veneziano, que conversou diretamente com o ministro Haddad. Ele recebeu a garantia de que será feita uma suplementação para o ministério da Integração Nacional ainda essa semana, assegurando a continuidade do abastecimento”, revelou Ruy.

O deputado lembra que o cenário é semelhante ao que ocorreu em 2022 e reforça o compromisso com o povo paraibano. “Essa questão é muito parecida com o que ocorreu há cerca de dois anos, mas acredito que dessa vez a solução será ainda mais rápida. A nossa luta para regularidade do abastecimento é contínua e seguirei trabalhando até que tudo seja normalizado”, acrescentou.

A Operação Carro-Pipa é realizada através de uma cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e da Defesa, por meio do Exército Brasileiro. Atualmente, o programa atende mais de 270 mil habitantes em cerca de 90 municípios paraibanos.

Continue Lendo

Paraíba

Vice-prefeito Leo Bezerra assume comando da Prefeitura de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), assumiu a chefia da gestão municipal nesta segunda-feira (25/11) após o prefeito Cícero Lucena (PP) entrar de licença para cumprir viagens à Brasília e São Paulo, além de tirar alguns dias de descanso.

Durante entrevista ao @portaldacapital, Leo enfatizou que seguirá cumprindo o ritmo de trabalho e celebrou a confiança de Cícero ao passar o comando da Prefeitura.

“Satisfação muito grande todas as vezes que o prefeito viaja, ter a confiança dele e poder tocar e seguir as obras e ações da Prefeitura. Já me sinto pronto, já me sinto preparado”, afirmou.

Confira:

Continue Lendo