Nos acompanhe

Paraíba

No ‘Escola na Câmara’: aluna compara sua atuação a de um vereador

Publicado

em

Atividade da CMJP já tem lista de espera de unidades educacionais da Capital interessadas no projeto, que apresenta o Legislativo e o trabalho dos parlamentares a crianças e adolescentes

“Não sabia que nós cidadãos podemos propor leis de caráter popular. Saber o que cada vereador faz, poder me informar para selecionar melhor nossos políticos, conhecer o que cada político tem como plano de governo, suas limitações e seu poder de alcance é necessário demais”, relatou a jovem de 16 anos Sophia Vasconcelos, uma dentre os 46 alunos do Motiva Ambiental, em Tambaú, que participaram do projeto ‘Escola na Câmara’, na manhã desta quarta-feira (22).

A iniciativa atende a alunos mostrando como o Legislativo funciona, os trâmites para a elaboração das leis da Capital e os trabalhos realizados pelos vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O ‘Escola na Câmara’ é realizado pela Escola do Legislativo Professor Celso Furtado, da CMJP, uma atividade que estreita a relação da Casa com crianças e adolescentes, a partir de visitas orientadas.

O que acontece

Na ocasião, todos participaram de ações, a partir das quais foi possível conhecer melhor os trâmites para a elaboração das leis da Capital, os setores do Legislativo, função e atribuições de um vereador, assistir a uma sessão ordinária e depois refletir sobre tudo o que se aprendeu na Casa Napoleão Laureano, em uma atividade no auditório do Anexo II – Cabral Batista.

Colégio precisou fazer seleção interna para alunos participarem

“Fizemos um período de inscrições no qual, em poucas horas, as vagas para comparecer ao projeto da CMJP foram preenchidas”, contou o vice-diretor da unidade educacional, Felipe Lucena. Segundo ele, a concorrência foi superior a 2,3 alunos por vaga, restando 66 estudantes, que ainda poderão ser contemplados para participar do programa do Legislativo Pessoense.

“Abrimos inscrição no site da escola e, como o limite é de 50 pessoas por atividade, os primeiros foram selecionados. Existe uma vontade de voltar, mas dependeremos das condições da CMJP, no caso de viabilizar a possibilidade de retornarmos com os demais alunos do Motiva”, complementou o educador, acrescentando: “Achamos interessante trazer pro aluno essa visão, que muitas vezes ele não tem, enquanto consciência cidadã. Eles podem vir a contribuir com a formação de leis, populares ou não, ou até se tornarem futuros políticos.

Sophia Vasconcelos ainda comentou que era um desejo seu conhecer mais sobre a política, e que acha ser uma atitude responsável, enquanto cidadã, saber mais a respeito dos Poderes e de como funciona a Câmara da Capital. “Sou jovem ainda, mas vou votar no ano que vem. Creio que, saber o que eu posso fazer pra ajudar a cidade, quem estou elegendo e como posso modificar as realidades que me cercam, é algo especial”, relatou.

A estudante disse achar que há semelhanças entre seu papel de líder de sala com o de um vereador. “Minha sala me elegeu, e sou eu quem faz as comunicações entre alunos e nossos superiores. Posso sugerir novas propostas e projetos a serem desenvolvidos pela escola com determinados temas, além de ajudar na resolução de impasses relativos à sala em que estudo. Acho que essa via de comunicação e ação enquanto representante de sala é bem semelhante ao papel do político”, acrescentou Sophia Vasconcelos, cajazeirense que já se tornou pessoense por morar na Capital desde pequena.

Próximas visitas

Segundo o presidente da Escola do Legislativo, Paulo Eduardo Sá Barreto, a próxima visita acontecerá na quarta-feira (29), possivelmente, a última deste ano. Já o coordenador da Escola do Legislativo, Rômulo Santana, falou que o retorno das escolas está sendo positivo e a procura tem aumentado.

Rômulo Santana confessou esperar que a atividade se torne uma atividade fixa no calendário escolar da Capital, algo que não fique apenas como iniciativa do Legislativo. “Queremos muito que entre no cronograma educacional fixo das escolas da Capital. Devido à proximidade entre os Poderes (Legislativo e Executivo), já conversamos com a secretária da Educação, Edilma Macedo, para que a atividade integre a grade curricular dos estudantes e, pelo menos, uma vez ao ano os estudantes possam ter esse contato com a Câmara”, reforçou.

Continue Lendo

Paraíba

Obras de reforma do Shopping das Redes, em São Bento, garantem modernização do auditório

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de São Bento, Doutor Jarques (PSB), vistoriou nesta segunda-feira (25/11) as obras de reforma e modernização do Shopping das Redes, importante centro comercial da cidade.

O espaço contará com uma nova infraestrutura moderna, com 100% de cobertura de internet, além de climatização no auditório e uma grande cobertura lateral que irá garantir expansão e crescimento do prédio.

“É assim que seguimos: com compromisso e trabalho, transformando São Bento e garantindo mais conforto e qualidade para nossa gente”, destacou Jarques.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Presidente da Fundac cumpre agenda em Brasília e presta contas de convênios junto ao MDHC

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), Flávio Moreira, cumpriu agenda em Brasília na última semana. Na ocasião, Flavio Moreira, realizou prestação de contas de convênios junto ao Ministério do Desenvolvimento Humano e da Cidadania (MDHC).

De acordo com Flávio, a prestação de contas trata-se de convênios que datam o ano 2009. “Isso mostra a importância dos gestores públicos serem responsáveis quanto a prestação de contas na época de suas gestões. Estamos em 2024 e mesmo assim, precisamos apresentar documentos para complementar a instrução da prestação de contas desses convênios”, disse.

Junto aos representantes técnicos e administrativos da Fundac, aproveitaram ainda a oportunidade para encaminhar novos acordos que estão sendo celebrados entre o governo do estado da Paraíba, por meio da Fundac, com o governo federal. “Nosso intuito é entregar em 2026 uma nova Socioeducação, fruto do trabalho incessante que o governador João Azevedo vem construindo junto com a nossa gestão à frente da Fundac”, acrescentou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Caged: saldo de empregos formais na PB nos últimos seis anos é 17 vezes maior que no período anterior

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho mostram que o Estado da Paraíba está vivendo nos últimos seis anos a maior expansão do emprego com carteira assinada. No período de 2019 até setembro de 2024, o saldo é 17 vezes maior que no período anterior (2013-2018), quando se refere à geração de emprego formal.

Com base nos dados do Caged, a Paraíba gerou no período de cinco anos e nove meses (2019 até setembro de 2024) um saldo de 109.546 postos de trabalho com carteira assinada contra apenas um saldo de 6.265 postos, no período anterior de seis anos (2013 a 2018), o que representa uma diferença de 17 vezes no saldo no emprego formal. Em termos percentuais, a diferença nos dois períodos de seis anos chegou a 1.648%. (Veja os dados do infográfico)

SEIS ANOS DE SALDO POSITIVO – No período de 2019 até setembro de 2024, todos os anos foram de saldos positivos na geração de emprego no Estado, inclusive no ano mais crítico da pandemia, que foi o de 2020 (+ 2.333 postos). Entretanto, o destaque deste período ficou para o ano 2021, quando o Estado teve o maior saldo de emprego (35.211), marcado pela retomada da economia com o avanço da vacinação contra a Covid-19. Com saldo de 109.545, a média anual dos seis anos, ainda incompletos, ficou em 18.257 postos/ano.

Já no período de 2013 a 2018, três dos seis anos foram de saldos negativos de empregos, como foram os casos de 2015, 2016, 2017, que somados acumularam uma queda de 30.496 postos. Apenas 2013, 2014 e 2018 foram positivos, que somados geraram 36.761, o que resultou no saldo de apenas 6.265 postos, o que representa uma média de pouco mais de mil postos por ano (1.044 postos/ano).

CENÁRIO OTIMISTA PARA PARAÍBA – Para o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, as projeções positivas do PIB, feitas pelo Banco do Brasil para a Paraíba em 2024, de 6,8%, a maior do País, bem como os desempenhos e resultados até setembro da Paraíba nos indicadores como crescimento das vendas do varejo, com taxas expressivas e em destaque no cenário nacional mês a mês, além do aumento do potencial de consumo das famílias paraibanas, que ultrapassará mais de R$ 102 bilhões este ano, manutenção de investimentos do Estado com recursos próprios em áreas estruturantes, gestão fiscal equilibrada e a geração de empregos em alta reforçam para esse cenário de otimismo que estamos vivenciando na economia nos últimos seis anos, tendo como grande parceiro na criação de postos de trabalho a iniciativa privada”, resumiu.

PROJEÇÃO POSITIVA DE 2024 – Como os dados disponíveis do Caged deste ano são até o mês de setembro, ou seja, faltam ainda três meses (outubro, novembro e dezembro), a tendência é de que a diferença do saldo de empregos neste último período aumente ainda mais em relação ao anterior (2013-2018). As projeções apontam que o ano de 2024 pode ser o melhor saldo de emprego formal dos últimos seis anos ou da história do Caged da Paraíba.

EXPANSÃO DO SALDO EM 2024 – Para se ter uma ideia, de janeiro a setembro deste ano, a Paraíba acumula um saldo de 23.961 mil postos com carteira assinada, o que representou uma expansão de 79,63% sobre o saldo dos nove meses acumulados do ano passado (13.339). Como faltam ainda os saldos de três meses, a tendência é o saldo superar o do ano de 2022 (35.211).

MAIS DE UM MILHÃO DE EMPREGOS CRIADOS – Desde o mês de agosto deste ano, a Paraíba havia ultrapassado a marca de mais 1 milhão de vagas criadas com carteira assinada entre 2019 e 2024. Essa marca subiu no mês de setembro para 1,021 milhão de empregos criados, gerando saldo de 109,546 mil postos, que é a diferença entre admissões (1.021.624) e desligamentos (912.078) entre 2019 até setembro de 2024.

Confira imagem:

Continue Lendo