A Paraíba registra números crescentes de violência, além dos assaltos que infelizmente estamos acostumados a ter notícias, bancos e lotéricas sendo explodidas no interior do estado, veículos sendo tomados à mão armada a todo instante e agora são cidadãos baleados dentro da própria casa.
O retrato disso que vêm acontecendo é o baixo efetivo policial. Na Lei Complementar 087/2008 em seu artigo 51, diz que: “O efetivo da Polícia Militar da Paraíba será de 17.933 (dezessete mil novecentos e trinta e três) militares estaduais, sendo 1.362 (um mil e trezentos e sessenta e dois) oficiais e 16.571 (dezesseis mil quinhentos e setenta e uma) praças…” Importante destacar que o número é muito distante da atual realidade e pode ser consultado pelo SAGRES do Tribunal de Contas do Estado e pelo Portal da Transparência.
Em consulta realizada ao portal, é possível verificar que o efetivo policial de praças no estado é de exatamente 7.446 homens e mulheres nas fileiras da Briosa, ou seja, há um deficit superior a 10.000 (dez mil) policiais! Isso reflete totalmente na insegurança que os cidadãoes vivem no dia a dia.
O que mais assusta é que em um levantamento feito entre os anos de 2010 até 2020, o efetivo policial só diminuiu. No ano de 2010 o efetivo de policiais era 8.647 e hoje, são 7.446. Isso representa menos 1.201 policiais em 10 anos para um efetivo que já está baixo do que determina a lei e, principalmente, as necessidades que passamos.
Todos os anos existem baixas no efetivo policial, seja por óbitos, afastamentos , exonerações ou aposentadorias. Paralelo a esse cenário existe uma turma de 233 aprovados (suplentes) que fizeram o último concurso público para soldados da Polícia Militar, passaram em todas as etapas e aguardam uma possível convocação pelo governador. Há dois anos eles vêm fazendo trabalhos sociais para chamar a atenção da sociedade e do governo para a necessidade de aumentar o efetivo policial e também a boa vontade em ajudar no que for preciso para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Os Suplentes também buscaram apoio dos parlamentares da Assembleia Legislativa e conseguiram de forma unânime, em um trabalho incansável, uma verba de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) para a formação deles como soldados.
Com o concurso vencendo no próximo mês de julho, dia 06, esses guerreiros veem seus sonhos de uma sociedade mais justa e segura para todos indo por água abaixo pois o governo nada fala. Apesar do apoio irrestrito dos deputados, de uma crescente nos crimes violentos contra a vida e bens dos cidadãos paraibanos, do baixo efetivo, da verba disponível e dos apelos de toda a sociedade em busca de segurança o que mais falta para o governador tomar a atitude de convocar mais policiais para a Polícia Militar?
Clique AQUI e confira o documento