A Central de Doações criada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) já arrecadou 3,5 toneladas em alimentos e mais de 300 quilos em materiais de limpeza e higiene. Os pontos de coleta continuam a receber donativos da população da Capital para aqueles que necessitam, sendo eles distribuídos pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
Todos os itens arrecadados, que incluem também roupas e fraldas geriátricas, estão sendo entregues às pessoas em situação de rua, instituições de longa permanência para idosos, comunidades em vulnerabilidade social, pessoas com deficiência e artistas que precisam de apoio neste período de pandemia e restrições quanto a circulação de pessoas.
Além do ponto de arrecadação no Clube da Pessoa Idosa, no bairro de Altiplano, a Central de Doações conta com mais dois locais de arrecadação, sendo um no Centro de Referência da Cidadania (CRC), em Mangabeira e outro no Banco de Alimentos, no bairro do Geisel.
“A Central de Doações é mais um canal que possibilita que os pessoenses possam ajudar a quem mais precisa. Tudo que é arrecadado está sendo distribuído e sabemos o quanto os pessoenses são solidários, se destacando neste momento de isolamento social”, afirmou Diego Tavares, secretário de Desenvolvimento Social.
O trabalho realizado na Central de Doações se integra ao que já vem sendo feito pela gestão municipal desde o início do protocolo de prevenção à Covid-19, com a entrega de kits de higiene para pessoas em situação de rua (álcool em gel, máscara e sabão), almoços em marmitas nas Cozinhas Comunitárias e nos Restaurantes Populares de Mangabeira e da Lagoa, além da distribuição de alimentos e de mais de duas mil cestas básicas às famílias atendidas pelos Centro de Referência em Assistência Social (Cras) por meio do Banco de Alimentos e a entrega de refeições às pessoas em situação de rua, somando desde março mais de 36 mil cafés da manhã, almoços e jantares entregues.
Como doar – Para realizar as doações, a população deve se encaminhar ao Clube da Pessoa Idosa, na rua Ana Guedes Vasconcelos, no Altiplano; ao CRC em Mangabeira, na rua Janduí Dantas do Nascimento, S/N; ou ao Banco de Alimentos, que fica na Rua Valdemar Galdino Naziazeno, 333, no Geisel.