Nos acompanhe

Paraíba

Discurso pró-economia do governo pode explicar baixo isolamento, diz estudo da UFPB

Publicado

em

As pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Edna Alexandre e Viviane Bezerra afirmam, em artigo, que as representações dos brasileiros sobre o novo coronavírus (Sars-CoV-2) variam de acordo com características pessoais, como sexo, renda e a região do país onde residem e que as políticas públicas de saúde devem atender a essas distinções.

Na pesquisa, foram analisadas 595 respostas de pessoas, de todas as regiões do país, através de um questionário online. Com os dados, as pesquisadoras verificaram distintas percepções, ideias e crenças de grupos sociais que influenciam nas condutas em relação ao novo coronavírus e à Covid-19.

No estudo, a maioria dos participantes se declarou do sexo feminino (quase 70%), do Nordeste do Brasil (cerca de 65%), com Ensino Superior (aproximadamente 49%) e renda de até dois salários mínimos (30,1%), informa publicação da UFPB.

Dentre os posicionamentos nesse cenário, os pesquisadores constaram que “o discurso governamental parece justificar a não-quarentena por questões econômicas”. De acordo com eles, “os apoiadores sugerem que há um número aceitável de vidas que podem ser perdidas, desde que a economia não pare”.

Ainda segundo a pesquisa, há apontamentos de que “os idosos, na condição de grupo de maior risco, parecem também ser desconsiderados”. Essa postura, acreditam os pesquisadores, diz respeito ao fato de que, em grande proporção, as pessoas idosas se encontram fora do contexto laboral e acabam se inserindo no grupo social como “incapazes e improdutivos” para a economia.

“Além disso, tais posicionamentos podem estar ancorados, ainda, na concepção de que apenas os mais fortes sobrevivem (seleção natural), na qual, sendo tal grupo considerado ‘fraco’, pode morrer”, alertam os pesquisadores no estudo.

Para Edna Alexandre, os resultados dessa pesquisa revelam que a forma como os brasileiros representam, compreendem e tentam explicar a pandemia de Covid-19 depende do senso comum sobre os objetos e fenômenos sociais que os grupos vivenciam no cotidiano.

“Isso quer dizer que não há uma uniformidade no entendimento e as especulações sobre o tratamento da Covid-19. É necessário apreender o modo como as pessoas se organizam socialmente diante da possibilidade de adoecer e tratar-se, pois a forma como se representa um fenômeno orienta os comportamentos diante dele”, explica a pesquisadora.

O trabalho foi resultado de uma pareceria entre a UFPB, Universidade de Lisboa e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Nele, os pesquisadores constataram implicações práticas que podem contribuir ou impedir a adoção, por exemplo, de medidas preventivas para a contenção da pandemia.

“Os achados do estudo podem guiar futuras intervenções governamentais e não governamentais, alertando para a necessidade de que as intervenções levem em consideração as especificidades dos grupos sociais. Assim será possível construir e compartilhar representações e práticas sociais eficazes para conter o estado pandêmico”, destaca Edna.

A pesquisadora da UFPB ressalta a necessidade de investigar outras variáveis que podem influenciar os comportamentos sociais diante da pandemia. “Dentre elas, sugerimos a simpatia ideológica (ideologias conservadoras versus progressistas), uma vez que elas parecem influenciar a adesão às medidas de prevenção. Também a variável afetiva empatia. A capacidade de se colocar no lugar do outro pode ser facilitadora da compreensão de que o comportamento de cada um influencia na saúde coletiva”, enfatiza Edna.

Continue Lendo

Paraíba

Pardal: Campina Grande segue liderando o ranking de denúncias eleitorais na Paraíba; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Município de Campina Grande segue liderando no ranking de denúncias eleitorais na Paraíba. A informação foi confirmada através do Sistema Pardal da Justiça Eleitoral.

De acordo com os dados, referentes ao período da tarde desta quarta-feira (18/09), Campina lidera o ranking com 71 (setenta e uma) denúncias, seguida por João Pessoa (65), Bayeux (31) e Santa Rita (28).

Em se tratando de Estado, a Paraíba segue em 17º lugar com 508 (quinhentas e oito) denúncias. A Justiça Eleitoral já recebeu até o momento da publicação desta matéria um total de 44170 (quarenta e quatro mil, cento e setenta) denúncias de todas as Regiões do Brasil.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira ranking:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 71
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

Incentivo à educação infantil e construção de novas creches é compromisso de Eduardo para Mamanguape

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à Prefeitura de Mamanguape, Eduardo Brito (Solidariedade), utilizou as redes sociais nesta quarta-feira (18/09) para apresentar mais um compromisso de campanha à cidade.

O foco do prefeitável desta vez é o incentivo à educação infantil. O Plano de Governo conta com construção de novas creches com destaque para o Vale do Camaratuba e outros bairros da zona urbana, além de programas de capacitação para educadores e cuidadores infantis, apostando em práticas pedagógicas inovadoras que promovam o desenvolvimento integral das crianças.

“Tô pronto pra firmar um compromisso com a educação infantil e o futuro das nossas crianças. Queremos garantir que os pais possam trabalhar tranquilos, sabendo que seus filhos estão em boas mãos. Mamanguape merece mais oportunidades para crescer e se desenvolver, começando pela base: a educação!”, disse Eduardo.

Veja:

Continue Lendo

Paraíba

Doutora Paula parabeniza TRE por indeferimento da candidatura de Chico Mendes: “Ele tentou burlar a lei”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual, Doutora Paula (PP), durante sessão desta terça-feira (17/09) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) parabenizou o Tribunal Regional da Paraíba (TRE-PB) que indeferiu a candidatura do deputado Chico Mendes a prefeito de Cajazeiras. De acordo com a deputada, Chico tentava burlar a lei para se beneficiar com um terceiro mandato de prefeito.

“O meu bom dia hoje é todo especial para o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. Hoje quero parabenizá-los, juízes, desembargadores, desembargadoras e a presidente, desembargadora Agamenilde Dias, por uma razão justa, correta; o indeferimento da candidatura do deputado Chico Mendes que tentou burlar a lei para conseguir um terceiro mandato. Foi uma decisão tomada por homens e mulheres que conhecem a lei, homens que conhecem o direito, que conhecem a justiça e a jurisprudência”, afirmou.

Para a parlamentar, com a decisão de indeferimento de candidatura, prevaleceu a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o terceiro mandato. “Chico Mendes tentava burlar a lei como de costume, por isso parabenizo o a corte do egrégio TRE-PB formado por conhecedores da lei e digno de respeito e admiração dos paraibanos”, concluiu.

Continue Lendo