O governador João Azevedo (Cidadania) ainda não se manifestou publicamente, mas de acordo com notícias da mídia nacional e entrevistas de governadores de outros estados nordestinos, os respiradores adquiridos pelo Governo do Estado, por meio do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), podem não chegar à Paraíba.
Segundo reportagem da Folha de São Paulo, os estados do Nordeste já tiveram canceladas duas tentativas de compra de respiradores necessários para o atendimento de pacientes em estado grave infectados pelo novo coronavírus.
Leia também:
Empresa chinesa volta a cancelar venda de respiradores para o Nordeste
Coronavírus: Fornecedor chinês cancela compra de 600 respiradores feita pelo Consórcio Nordeste
Respiradores artificiais para o Nordeste são barrados e Consórcio busca alternativas
Consórcio do Nordeste perde outra compra de respiradores
Na última quarta-feira (13), o deputado estadual Raniery Paulino (MDB) questionou o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, onde estariam os respiradores adquiridos da China no valor de R$ 189 mil/cada e anunciados pelo Governo do Estado. Constrangido, Geraldo Medeiros silenciou e não prestou as informações ao parlamentar.
Neste sábado (16), através das redes sociais, Raniery destacou as entrevistas dos governadores de outros estados que compõem o Consórcio Nordeste, onde admitem que os respiradores não chegarão ao Brasil. “Aqui há um incômodo silêncio. Os decretos de isolamento estão indexados à falta de estrutura em nossa rede hospitalar”, twittou o deputado. “Espero respostas”, completou.
Leia também:
R$ 198 mil: Deputado questiona onde estão os respiradores comprados pelo ; Secretário silencia
Através de nota oficial divulgada à imprensa no dia 30 de abril, o Governo do Estado admitiu que “a Paraíba, junto com os outros estados do Nordeste, se uniram para fazer uma compra única, pelo Consórcio, o que possibilita maiores garantias legais. Estes respiradores serão entregues neste fim de semana (dias 02 e 03 de maio) , e nos permitirão abrir a segunda onda programada, quando passaremos a ter 191 leitos de UTI exclusivos para Covid-19″ dizia a nota.
Ainda segundo nota oficial do governo divulgada no início do mês, “em quinze dias, (15 de maio) chegarão mais 75 unidades de respiradores, também adquiridos junto com os outros estados do Nordeste”.
Leia também:
Saúde do Estado explica compra dos respiradores e qualidade do produto adquirido
Fica a pergunta: Governador, onde estão os respiradores adquiridos pela Paraíba através do Consorcio Nordeste?
Com a palavra, o governador do Estado da Paraíba, João Azevedo, e o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros.