Trinta jovens e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) estão sendo encaminhados para inserção no Programa Jovem Aprendiz. Eles fazem parte do projeto-piloto de Formação e Orientação para o Mundo do Trabalho, cujas aulas foram iniciadas no dia 7 passado e serão concluídas nesta quinta-feira (23).
Os jovens são do serviço social desenvolvido nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). O projeto é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), via Programa Acessuas Trabalho, com o Centro Integrado Empresa Escola (CIEE).
Kaline Guerra, coordenadora do Programa Acessuas Trabalho, destaca a importância do projeto no desenvolvimento destes jovens. “O projeto objetiva ampliar as possibilidades de inserção no mundo do trabalho, através da sensibilização, identificação e preparação dos jovens adolescentes para o desenvolvimento de habilidades pessoais, orientando-os para esse novo projeto de vida”, enfatiza.
Para ela, é de fundamental importância que os jovens dominem conhecimentos sobre cuidados com sua imagem pessoal e seu papel de liderança, colocando-os em pratica no dia-a-dia pessoal e profissional. “Com aquisição de princípios de confiabilidade, juízo critico e de valor, utilizando a ética como valor primordial”, define Kaline.
“Esperamos proporcionar aos adolescentes e jovens, formação e autoconhecimento com relação a seus limites, identificando, preparando e acompanhando sua trajetória nas oportunidades de trabalho,” acrescenta.
Metodologia – Os jovens foram subdivididos em duas turmas, uma pela manhã, com dezesseis alunos, e uma à tarde, com quatorze. As aulas estão sendo ministradas durante oito encontros no mês de novembro, na sede do CIEE, localizada na Avenida Monteiro Lobato.
São abordados temas diversos. Os participantes têm a oportunidade de reconhecerem potencialidades e o desenvolvimento de habilidades pessoais, com promoção de espaços de reflexão, sensibilização e discussão, ampliando os olhares para temáticas afetas ao mundo do trabalho.
Os conteúdos programáticos contribuem para a valorização individual, para compreensão da importância do trabalho decente, com direito à reflexão sobre o seu projeto de vida, entre outras discussões importantes para o seu desenvolvimento integral. Tão logo concluam as aulas, os integrantes são cadastrados no Programa Aprendiz do CIEE e ser encaminhado para o processo seletivo.