Nos acompanhe

Paraíba

Passe Livre para os estudantes do ensino médio em JP e CG passa a valer a partir de março deste ano

Publicado

em

O passe livre estudantil aos estudantes do ensino médio nas regiões metropolitanas de João Pessoa e Campina Grande começa a valer a partir de março deste ano. Foi o que revelou o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB) durante entrevista concedida à imprensa nesta segunda-feira (13/01)

A Lei 13.182/2024 é de autoria do secretário de Estado da Educação e deputado estadual licenciado, Wilson Filho (Republicanos), que garante passe livre no transporte intermunicipal aos candidatos inscritos no ENEM na Paraíba.

O anúncio oficial da medida foi feito ainda nesta segunda pelo governador durante o evento Paraíba 25/26, que detalhou os investimentos que serão feitos pelo Governo do Estado nos próximos anos.

O passe livre será destinado aos estudantes do 9º ano e do Ensino Médio, da Região Metropolitana de João Pessoa e da cidade de Campina Grande, regularmente matriculados na Rede Estadual, representando um investimento de aproximadamente R$89,5 milhões. O secretário Wilson Filho falou sobre a motivação para criação do programa e a expectativa para a execução já neste ano na Paraíba.

“A evasão escolar, infelizmente, é uma realidade não só no nosso Estado, mas em todo o país. O impacto financeiro nas famílias ocasionado pelo deslocamento desses estudantes, por vezes mais de um numa mesma residência, é real. Pensamos em um caminho que pudesse facilitar o acesso à educação e, quando apresentamos a ideia ao governador João Azevêdo, ele aprovou quase que imediatamente e nos deu cartão verde para seguir em frente. Após o período de matrículas, iniciaremos em fevereiro o cadastro dos estudantes que se encaixam nos critérios e, é muito importante destacar que a frequência escolar será pré-requisito fundamental para manter o benefício. Importante destacar que isso só será possível graças a decisão do governador de acreditar e investir na educação da Paraíba”, destacou.

Passe livre no ENEM – está em vigor desde maio do ano passado a lei que garante gratuidade no transporte intermunicipal para candidatos inscritos no ENEM, nos dias de realização da prova. Wilson Filho é autor da lei, que beneficiou no último exame milhares de paraibanos que sonham em ingressar no ensino superior. “Na Paraíba, apenas 55 cidades são locais de prova do ENEM, dos 223 municípios, ou seja, conseguimos beneficiar um grande número de candidatos nesse acesso à prova e, consequentemente, ao Ensino Superior. Foi uma matéria muito positiva que pude elaborar na Assembleia Legislativa e que hoje, enquanto secretário de Educação, sei ainda mais a dimensão e o valor dela”, ressaltou Wilson Filho. Secretário Wilson Filho explica como vai funcionar passe livre na Rede Estadual de Ensino a partir de 2025

 

Continue Lendo

Paraíba

TCE-PB vai sediar o Colóquio Internacional sobre Direito dos Museus nesta quinta-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) realiza nesta quinta-feira (16), o Colóquio Franco-Brasileiro de Direito dos Museus e das Coleções de Arte. Este evento internacional comemora os 200 anos de amizade entre Brasil e França. Organizado em parceria com o Ministério Público de Contas da Paraíba (MPC/PB), a Universidade Federal da Paraíba (por meio do Centro de Ciências Jurídicas e do Programa de Pós-Graduação em Direito), o Ramo Brasileiro da International Law Association (ILA Brasil), o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e o TCE-PB, o colóquio terá uma programação intensa. O evento será aberto pelo presidente do TCE-PB, conselheiro Fábio Túlio Filgueiras Nogueira.

A programação será voltada para a reflexão sobre os desafios e soluções no campo do direito relacionado aos museus e coleções de arte. De acordo com a curadoria do Prof. Dr. Marcílio Toscano Franca Filho, professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Procurador-Geral do Ministério Público junto ao TCE-PB, o colóquio contará com a participação de renomados especialistas internacionais e nacionais na área de direito, patrimônio cultural e museus.

Programação do Evento – A programação será dividida em duas sessões, ambas realizadas no dia 16 de janeiro de 2025. A abertura do evento ocorrerá às 8h30,  com a presença do Embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, e a conferência magna da Profa. Dra. Marie Cornu, do Institut des Sciences Sociales du Politique (CNRS/Université Paris Nanterre/ENS Paris-Saclay). Ela abordará as principais questões que envolvem os museus e o direito no contexto contemporâneo. A sessão também contará com os comentários e debates das professoras Dra. Alessandra Correia Lima Macedo Franca (UFPB) e Dra. Giuliana Dias Vieira (UEPB/ESMA).

Após o almoço, às 13h30, o evento retoma com a segunda sessão, dedicada ao tema das coleções de arte e os desafios jurídicos envolvidos. A conferência magna será proferida pela Profa. Dra. Clémentine Bories, da Université Toulouse Capitole, seguida de debates com os professores Dr. José Ernesto Pimentel Filho (UFPB) e Dra. Clarita Maia (IDP e Senado Federal). A programação será finalizada com uma solenidade de encerramento às 17h, encerrando com debates acadêmicos.

Para o procurador-geral do Ministério Público, Marcílio Toscano Franca, o Colóquio visa promover uma reflexão profunda sobre o papel do direito na proteção do patrimônio cultural, considerando os desafios impostos pela globalização, o comércio de arte e os direitos das coleções. Também será um espaço para discutir soluções jurídicas inovadoras que possam fortalecer a preservação do patrimônio cultural e assegurar a sua acessibilidade ao público.

Além das conferências e debates, o evento contará com a sessão de lançamento de livros sobre direito dos museus e coleções de arte, contribuindo para o avanço do conhecimento e da produção acadêmica nesta área.

Inscrição – Interessados em participar do evento podem realizar inscrições no link

O evento será transmitido ao vivo: https://www.youtube.com/channel/UCWvNiZAzsk_b5sdIjlYzRHA

Continue Lendo

Paraíba

2026: João reafirma disputa ao Senado como “plano A” e aposta confiança em Lucas para chefia estadual

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), reafirmou nesta segunda-feira (13/01) que os planos para 2026 é disputar uma vaga no Senado Federal e classificou a pretensão como “plano A”.

Durante entrevista concedida ao programa Frente a Frente, da TV Arapuan, João avaliou que nesse cenário o candidato do grupo ao Governo do Estado nas próximas eleições será o atual vice-governador, Lucas Ribeiro (PP), e que essa mobilização não causaria rachadura na base.

“Não tenho dúvidas da unidade da base. Disputar o Senado é o plano A, essa é a avaliação, e se isso acontecer quem assume é o vice-governador Lucas, que tem minha total confiança, e uma vez assumindo provavelmente será o candidato. Não acredito em tensionamento nesse sentido”, disse.

Continue Lendo

Paraíba

Requerimento do deputado Eduardo Brito é atendido e Mamanguape contará com Vila Olímpica

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Durante anúncio feito nesta segunda-feira (13/01) em João Pessoa pelo governador João Azevêdo (PSB) do programa ‘Paraíba-2025-2026’, que injetará quase R$ 12 bilhões de reais em ações e obras ao Estado, um requerimento antigo da população de Mamanguape foi atendido.

Apresentado pelo deputado estadual Eduardo Brito (Solidariedade) na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) em março de 2023, o pedido para construção de um Centro Esportivo (Vila Olímpica) na cidade foi incluso como parte das obras atendidas pelo programa do governo estadual.

O equipamento deverá ser construído no antigo Centro Educacional de Menores e Jovens Infratores de Pindobal, conforme consta no requerimento 1325/2023 apresentado pelo parlamentar.

Continue Lendo