Nos acompanhe

Paraíba

Programação esportiva e cultural de Cabedelo tem atividades nas praias e atrai turistas e moradores

Publicado

em

Durante todo o mês de janeiro, além de atrair grandes festivais de música  com artistas renomados  e de ser destaque em programas televisivos, Cabedelo também será animada por jogos de diversas modalidades, venda de artesanatos, apresentação de grupos folclóricos e artistas locais.

A Prefeitura Municipal está promovendo o “Verão em Cabedelo”, que acontece na Praia do Dique aos sábados e domingos. O evento contempla o “Sunset Dique Line”, promovido pela Secretaria de Cultura de Cabedelo (Secult) – montado lado da Praça do Sol – e que reúne uma programação diversificada que envolve muita música, artesanato e gastronomia local.

Ainda dentro da programação do “Verão em Cabedelo”, acontecem os “Jogos de Verão 2025”, promovidos pela Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer de Cabedelo (Sejel), com a realização de torneios nas modalidades de Beach Soccer, Duathlon (Natação no Mar e Corrida), Baleado e Futevôlei.

Paralelo às competições, o público infantil também pode desfrutar de um Espaço kids com vários brinquedos infláveis, praça de alimentação, atividades inclusivas, feira de artesanato local e aulas de dança.

A iniciativa é totalmente gratuita e aberta ao público permitindo que moradores e visitantes vivenciem o melhor da cultura e do lazer local em um cenário encantador e uma infraestrutura diferenciada. O “Verão em Cabedelo” volta a acontecer no próximo sábado (18), com a competição de Duathlon dos “Jogos de Verão”, pela manha. Enquanto no “Sunset Dique Line”, as atividades terão início sempre a partir das 14h.

“Este período é perfeito e convidativo para se ‘viver Cabedelo’ e aproveitar todos os atrativos da Capital do Verão Brasileiro. As ações promovidas pela Prefeitura também oferecem uma vasta programação com esporte, cultura e muita diversão. Desde a gestão passada que a nossa cidade vem se preparando para esse turismo crescente e nós pretendemos dar continuidade a tudo isso com investimentos que fomentam o turismo e fortalecem a economia local”, ressaltou o prefeito André Coutinho.

Sunset Dique Line – Durante o primeiro final de semana, o Sunset Dique Line contou as participações do projeto Remexer da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e Diversidade Humana de Cabedelo (SPPMDH) e do grupo de cultura popular Catarina. As tardes foram animadas musicalmente pelos grupos Um de nós, um pocket show com Vitor Black e Amanda Cavalcanti, toda a performance do DJ Eric Furni, o som autoral da banda de reggae Digzin e ainda o agito do grupo Pagode Vai dar Resenha.

Jogos de Verão – A competição que deu início aos Jogos de Verão foi o torneio de Beach Soccer, no qual 4 equipes se enfrentaram disputando troféus e medalhas, numa arena montada especialmente para o evento. Cerca de 50 atletas participaram do torneio pelas equipes Beira Mar, Milan, Monte Castelo e Real Madrid.  E o Monte Castelo se sagrou campeão vencendo o time da Beira Mar pelo placar de 7×4 na grande final.

Espaço inclusivo – Durante os sábados, a Secretaria da Pessoa com Deficiência (SPcD) de Cabedelo, em parceria com a Assessoria e Consultoria para Inclusão Social (AC Social) de João Pessoa, também está promovendo os momentos de praia acessível, com espaço inclusivo, banho de mar, passeios de caiaque, disputas de vôlei sentado, passeios de catamarã e outras atividades. A iniciativa conta com o apoio irrestrito da vice-prefeita do município, Camila Holanda.

“Me sinto à vontade em falar sobre esse tema porque nós fazemos questão da presença dos PCDs nos eventos do ‘Verão em Cabedelo’. A nossa secretaria e a AC Social já desenvolvem projetos interessantes que dão dignidade a estas pessoas e nós  queremos mostrá-las que todos, sem exceção, podem curtir o verão da melhor forma possível. Nós precisamos que, cada vez mais, autistas, cadeirantes, down e todas as pessoas com qualquer deficiência possam se empoderar e ocupar os espaços que qualquer um da nossa sociedade ocupa” ,frisou Camila Holanda.

Velejar – Ainda dentro da programação do Verão em Cabedelo, neste domingo (12), aconteceu a 5ª etapa do projeto Velejar, promovido pela Secretaria de Pesca e Aquicultura de Cabedelo.  A disputa envolve embarcações artesanais e seus circuitos são realizados nas praias cabedelenses e também no Rio Paraíba. Neste fim de semana, a corrida aconteceu nas praias Formosa e Areia Dourada.

O Velejar promove, durante o ano inteiro, atividades esportivas integradas à comunidade de pescadores locais, com disputas envolvendo premiação em dinheiro ou apetrechos de pesca para os participantes em todas as etapas.

Turismo em Cabedelo – O fluxo de turistas na cidade de Cabedelo tem sido crescente nos últimos anos e a expectativa, tanto do poder público como também da população e dos turistas, é de que cidade esteja cada vez mais preparada, equipada e receptiva para todos. Por isso, a atual gestão também pretende dar continuidade às  ações e investimentos que garantiram melhorias na acessibilidade, mobilidade urbana, capacitação do comércio e infraestrutura da cidade nos últimos anos.

“A cidade vem mesmo se preparando ao longo destes anos e nós estamos vivenciando um momento ímpar na história do nosso município. Basta observar  toda movimentação nas nossas praias e agora também neste espaço maravilhoso que é o Dique de Cabedelo. Nossa cidade é de fato a Capital do Verão Brasileiro e a estimativa que fazemos é que cerca de 1 milhão de pessoas circulem por nossa Cabedelo, desde o mês de dezembro até o final do carnaval. E isso é uma coisa extraordinária”, destacou Haenell Farias, secretário de Turismo de Cabedelo.

Encantados com Cabedelo, os turistas confirmam com entusiasmo o quão a cidade tem chamado atenção. A técnica de enfermagem Aline Kelly da cidade do Crato, no Ceará, veio veranear na cidade com toda sua família.

“Aqui encontramos o cenário perfeito para as nossas férias e para uma viagem em família. Cabedelo tem atrações para todos os gostos e pra todas as idades. Quem quer tranquilidade e uma praia tranquila tem, quem quer festival de música e badalação tem; quem quer ver grupos culturais tem também. Uma cidadezinha pequena que não fica devendo nada às grandes do mundo. É maravilhoso veranear aqui”, afirmou a cearense.

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba recebe 100% das vacinas solicitadas e aplica 2,9 milhões de doses em 2024

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Saúde enviou 100% da demanda de imunizantes apresentada pelos estados no último mês. Todas as vacinas do calendário básico estão com estoques abastecidos. A proteção da população é uma das pautas prioritárias do governo federal, que em 2023 lançou o Movimento Nacional pela Vacinação enquanto estratégia de retomada das coberturas vacinais, que apresentavam queda desde 2016. Desde então, a tendência é de crescimento. Em 2024, até novembro, o Brasil registrou aumento na cobertura de 15 das 16 vacinas do calendário infantil. Dessas, 12 ultrapassaram o percentual de 2023.

Segundo o novo painel de distribuição, entre 2023 e 2024, foram enviadas mais de 604 milhões de doses a todos os estados. Desse total, 13,3 milhões foram enviadas para a Paraíba. Somente no ano passado, 2,9 milhões de doses foram aplicadas na população do estado. O painel é interativo e possui dados detalhados sobre o número de doses de todos os tipos de vacinas distribuídas pelo governo federal. Lançada em dezembro de 2024, a plataforma fortalece a gestão tripartite do Sistema Único de Saúde (SUS) e reafirma o compromisso com a transparência.

A nova ferramenta marca mais um passo na consolidação de políticas públicas voltadas para a imunização no Brasil, um dos maiores desafios logísticos do mundo, devido às dimensões continentais do país. Anualmente, são distribuídas cerca de 300 milhões de doses de vacinas para todos os 5.570 municípios brasileiros por meio do PNI. Esse é um processo logístico que exige planejamento detalhado, gestão eficiente e transparente para superar desafios impostos pela extensão territorial e diversidade do Brasil.

“O processo de logística é complexo. Trabalhamos em parceria com os estados, que fazem a distribuição aos municípios. Apesar dos desafios, conseguimos enviar todas as grades de vacinas do calendário básico no mês de dezembro. Temos estoques garantidos, como é o caso das vacinas de meningite e coqueluche, com reservas para atender a demanda dos próximos seis meses”, explica o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti.

Em 2023, o Ministério da Saúde retirou o sigilo dos estoques e dos descartes de vacinas e outros insumos. Mais de 12,3 milhões de doses de vacinas que seriam perdidas foram utilizadas e, com isso, foi evitado um desperdício de quase R$ 252 milhões.

Em 2024, a pasta anunciou mais de R$ 7 bilhões dentro do Plano de Vacina para 2025, sem contar eventuais novas incorporações. O orçamento permite a compra de pelo menos 260 milhões de doses, garantindo o abastecimento em todo o território nacional.

Demandas da população estão asseguradas

No caso das vacinas varicela e tetraviral (que também possui o componente varicela), houve escassez de matéria-prima mundialmente. O chefe do DPNI reforça que eventuais problemas pontuais serão resolvidos com os novos fornecedores. “Garantimos abastecimento inclusive da varicela, que enfrentava pendências, superando um problema por conta de fornecedores. Hoje, contamos com três fornecedores para essa vacina, assegurando a normalização ao longo do primeiro semestre de 2025”, detalha Eder Gatti.

Mesmo diante da dificuldade de fornecimento, o Ministério da Saúde garantiu estoque estratégico da vacina varicela para atendimento de situações de bloqueio surto e todos os pedidos foram atendidos pela pasta, totalizando mais de 1,7 milhão de doses em 2024.

O diretor também reitera que o Ministério da Saúde reforçou os estoques de imunizantes Covid-19 para 2025. De outubro a dezembro de 2024, foram distribuídas 3,7 milhões de doses aos estados, das quais há registro de 503 mil efetivamente aplicadas.

O Ministério da Saúde concluiu recentemente um pregão para a aquisição de 69 milhões de doses que poderão ser utilizadas em até dois anos. As doses serão entregues de forma gradual, conforme a necessidade, por meio de uma ata de registro de preços, garantindo maior flexibilidade nas entregas e evitando compras excessivas e desperdício de vacinas.

A pasta tem trabalhado para otimizar o processo de aquisição e distribuição, com ações voltadas para garantir o abastecimento de imunizantes essenciais em todo o território nacional. O Ministério da Saúde reforça seu compromisso em manter o diálogo com os estados e em buscar soluções que minimizem eventuais dificuldades, assegurando o atendimento das demandas da população.

Continue Lendo

Paraíba

Entenda como um programa emergencial criado na pandemia se tornou sucesso na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma das graves sequelas deixada pela pandemia foram os milhares de paraibanos que perderam sua segurança alimentar. Sem poder garantir o básico do dia a dia, o desespero se alastrou mais rapidamente que o Covid-19.

No meio da tragédia, uma iniciativa do governador João Azevêdo foi crucial para combater a fome. Em junho de 2021 o governo da Paraíba assinou contratos com restaurantes, que no meio do caos estavam ainda fragilizados pela insegurança econômica, para fornecer à população refeições diárias. Cada prato sairia a R$1, tendo o restante do seu valor custeado pelo estado. Assim nascia o Tá na Mesa, que deveria durar três meses. Tibério Limeira, que na época era secretário de Desenvolvimento Humano do estado, disse que o governador reuniu sua equipe de secretários e disse: “A fome tá voltando com muita força, a gente precisa fazer algo grandioso, juntar o dinheiro do estado, tirar até de outras áreas, para a gente levar comida para mais municípios”.

Em setembro de 2021 o Tá na Mesa se firmou e virou um projeto permanente, chegando a entregar mais de R$6 milhões de refeições por ano. De lá para cá, mais municípios entraram no programa, colocando comida na mesa de quem mais precisava e injetando recursos nos pequenos produtores e nos pequenos empreendedores, evitando que muitos restaurantes fechassem as portas.

Nesta segunda (13) mais um marco nessa iniciativa, o governador João Azevêdo anunciou a universalização do programa Tá na Mesa, que agora atenderá os 223 municípios da Paraíba. O programa será implantado em 66 novas cidades e expandido para mais quatro bairros de João Pessoa e quatro de Campina Grande, com investimentos de R$82 milhões.

Para o secretário de Administração, Tibério Limeira, que liderava a Secretaria de Desenvolvimento Humano quando o programa foi criado, a universalização do Tá na Mesa é um avanço significativo. “Não é só comida, é a dignidade de cada paraibano garantida”, destacou.

Continue Lendo

Paraíba

Procon-JP notifica postos de combustíveis para justificarem aumento de preço da gasolina

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa está fiscalizando os postos de combustíveis da Capital para apurar se há irregularidade nos valores praticados nas bombas desde o final de semana, seguindo denúncias de consumidores por aumento extemporâneo no preço da gasolina. Na tarde desta segunda-feira (13), o Procon-JP notificou nove postos que aumentaram o preço em 40 centavos, 10% a mais que o preço apurado pela pesquisa realizada na semana passada.

Além das explicações que devem ser dadas em até 48h ao Procon-JP, as notificações solicitam as últimas notas fiscais de compra e venda dos combustíveis para analisar se está havendo abusividade. O secretário Rougger Guerra explica que o Procon-JP vai analisar toda documentação emitida pelos postos e verificar se há irregularidades e de que grau.

Rougger Guerra pontua que o consumidor é parte fundamental na fiscalização ao denunciar os locais onde porventura desconfiem de algum tipo de irregularidade. “O consumidor pode entrar em contato com o Procon-JP através do telefone 3213-4702, do WhatsApp 98865-0179 ou ainda pelo site procon.joaopessoa.pb.gov.br”, destacou.

Pesquisa – Quanto à reclamação de aumento indevido no preço da gasolina, o titular do Procon-JP informa que a análise da documentação vai considerar os preços da última pesquisa que mostra o preço do litro da gasolina comum oscilando entre R$ 5,73 e R$ 6,09. O levantamento foi realizado em 109 postos que estavam em atividade no último dia 9 de janeiro.

Penalidades – Os estabelecimentos que forem pegos praticando irregularidades estão sujeitos às penalidades previstas na legislação, a exemplo da aplicação de multas e, dependendo da gravidade, ter as atividades suspensas temporariamente.

Atendimentos do Procon-JP:
Sede: Avenida Pedro I, 473, Tambiá
Recepção: (83) 3213-4702
Procon-JP na sua mão: (83) 98665-0179
WhatsApp do transporte público: (83) 98873-9976
Instagram: @procon_jp
Site: procon.joaopessoa.pb.gov.br
Procon-JP Digital: totens instalados nos shoppings Mangabeira, Manaíra, Tambiá e Parahyba Mall

Continue Lendo