Nos acompanhe

Paraíba

PMJP se reúne com Associação para disciplinamento e parceria com ambulantes que trabalham na orla

Publicado

em

A Prefeitura de João Pessoa, por meio de diferentes órgãos e Secretarias Municipais, participou de uma reunião com a Associação dos Ambulantes e Trabalhadores em Geral da Paraíba (Ameg), para tratar sobre a atuação da categoria no turismo local. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (8), no auditório da PBTur, em Tambaú.

Na oportunidade, a gestão municipal reforçou o interesse em trabalhar coletivamente com os trabalhadores ambulantes, a fim de que eles possam oferecer serviços qualificados, respeitando normas e boas práticas.

O secretário do Procon-JP, Rougger Guerra, ressaltou que João Pessoa é um dos principais destinos turísticos do Brasil também pelo custo de vida. Por isso, o papel do órgão é fiscalizar a razoabilidade dos preços praticados no mercado.

“O Procon não vai ditar quanto os ambulantes cobram pelo aluguel do guarda-sol. Mas se o preço do mercado custa, em média, R$ 30, o vendedor não pode, do dia para a noite, passar a cobrar R$ 120 só porque a demanda cresceu. O Código de Defesa do Consumidor proíbe essa prática. E viemos nesta reunião justamente para trazer essa conscientização”, explicou.

Os ambulantes também foram orientados sobre a proibição de elevar o preço dos cardápios dos restaurantes em que eles trabalham como parceiros (sendo permitida a cobrança dos 10% pelo serviço); a proibição de cobrar consumação mínima para alugar guarda-sol; e a proibição em restringir áreas em que os banhistas podem montar seus próprios guarda-sóis.

“Orientamos também que, se possível, eles fixem os preços de forma visível nos locais onde trabalham, evitando aquela velha história de ‘preço para turista e preço para morador’. Queremos que todas as pessoas, sejam turistas ou moradores, possam usufruir das belezas naturais da nossa cidade e tenham um serviço de respeito, justo e honesto”, acrescentou Rougger Guerra.

O secretário executivo da Secretaria do Meio Ambiente, Djalma Castro, destacou que o disciplinamento na área da Orla é fundamental neste momento. “Queremos somar com esses trabalhadores, oferecendo capacitação no que for relevante para a categoria. Iremos lançar em breve uma campanha sobre o descarte adequado do lixo nas praias e queremos o apoio da Ameg nesse sentido”, revela.

A presidente da Associação dos Ambulantes e Trabalhadores em Geral da Paraíba, Márcia Medeiros de Andrade, ressaltou que o objetivo da reunião foi discutir o ordenamento dos ambulantes na faixa da Orla de João Pessoa. “Somos trabalhadores honestos e queremos que a categoria esteja unida, atuando de forma coerente, oferecendo o melhor serviço para nossos clientes”, comentou.

“Não vamos permitir que meia dúzia de pessoas, que não fazem parte da associação e estão cobrando preços abusivos, manchem a atuação de uma categoria inteira. Nós vamos trabalhar em conjunto com os órgãos fiscalizadores sim, porque queremos que essa alta temporada se projete por muitos anos”, finalizou.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

“Está londe de amarrar nossa chuteira”, diz Moreira sobre infeliz fala de prefeito de Natal sobre João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente estadual o Agir 36 e da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), Flávio Moreira, rebateu duramente as críticas feitas pelo prefeito de Natal (RN), Paulinho Freire que, de forma infeliz disse em alto e bom som que na sua gestão pretendia transformar João Pessoa em um “curral da Capital do Rio Grande do Norte”.

Flávio Moreira, em defesa da cidade de João Pessoa, disse que a Capital paraibana, bem como os pessoenses, “jamais estarão em um curral, em face da qualidade do nosso povo” e, segundo, pela própria vantagem territorial da cidade que com 211,5 km é naturalmente maior que a de Natal que possui 170,3 km.o pronunciamento do prefeito da Capital do Rio Grande do Norte

“Aqui é João Pessoa! Certamente é o sonho de qualquer um ter um “curral” desses. Não vou responder a esse senhor que está prefeito de Natal, linda cidade, mas que, com todo respeito, está longe de amarrar a chuteira da nossa!”, frisou Moreira.

 

Continue Lendo

Paraíba

Deputado Eduardo Carneiro toma posse como vice-presidente da Unale, durante solenidade em Brasília

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado Eduardo Carneiro (Solidariedade) tomou posse, nesta quarta-feira (8), como vice-presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos do Brasil (Unale), durante solenidade realizada em Brasília. Na oportunidade, toda a diretoria executiva da entidade, que terá a deputada Tia Ju, do Rio de Janeiro, como presidente, foi empossada.

Eduardo Carneiro celebrou mais um desafio em sua trajetória parlamentar e lembrou que a Unale possui um papel relevante nos grandes debates nacionais. “Muito feliz em representar a Paraíba no segundo cargo mais importante de uma entidade como a Unale, que possui 1059 deputados de todo o país. Vamos levar nossa contribuição, colocando a Paraíba e o Nordeste nas discussões dos grandes temas visando uma melhor qualidade de vida para a população”, afirmou.

Eduardo Carneiro destacou também que esse é mais um espaço que está sendo ocupado em nível nacional por um paraibano, e garantiu que vai dar o máximo para retribuir a confiança nele depositada.

Além do paraibano, a cerimônia de posse também contou com a presença de deputados de 13 unidades federativas, são eles: Tia Ju (RJ), Sérgio Aguiar (CE), Gabriel Picanço (RR), Vilmar Zanchin (RS), Zé Laviola (MG), Stuart Castro (CE), João Luiz (AM), Adjuto Afonso (AM), Georgeo Passos (SE), Célia Jordão (RJ), Antônia Sales (AC), Wellington do Curso (MA) e Armando Neto (RR), Coronel Adailton (GO), Jory Oeiras (AP), o deputado federal, Gabriel Motta (RR) e a desembargadora do TRF da 1ª Região, Daniele Maranhão. Em formato online, marcaram presença os deputados Diogo Moraes (PE), Alencar da Silveira (MG), Nayara Rocha (MG), Bruno Peixoto (GO) e Silvana Covatti (RS).

Continue Lendo

Paraíba

Fábio Carneiro rebate prefeito de Natal e diz que declaração sobre João Pessoa é “dor de cotovelo” e desinformação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador de João Pessoa, Fábio Carneiro (Solidariedade), rebateu o prefeito de Natal (RN), Paulinho Freire, que se referiu de forma pejorativa a João Pessoa, ao insinuar que a cidade voltaria a ser o curral da capital norte riograndense.
Fábio Carneiro lamentou as declarações e disse que a postura é fruto de desinformação e ‘dor de cotovelo’ do gestor natalense, que está incomodado com o sucesso alcançado por João Pessoa, sobretudo no segmento do turismo.
“Hoje a cidade de João Pessoa é um dos destinos mais procurados do Brasil e do mundo, segundo o levantamento feito por plataformas de turismo, e isso certamente tem incomodado o prefeito de Natal, que perdeu uma grande oportunidade de ficar calado”, disse.
Fábio Carneiro também ressaltou que a cidade vive o seu melhor momento administrativo, com obras e ações que a projetam para alcançar a marca de 1 milhão de habitantes.
“João Pessoa tem se desenvolvido economicamente e os números estão aí para provar. Temos um dos melhores PIB do Brasil, inclusive com orçamento maior do que o de Natal, estamos na contagem regressiva para a chegada do Polo Turístico Cabo Branco, que está atraindo investimentos das grandes redes hoteleiras do mundo, o que gera emprego e renda para o nosso estado”, destacou.

Continue Lendo