Nos acompanhe

Paraíba

Correio Braziliense destaca ação da PMJP e INADH para capacitar mulheres em vulnerabilidade social

Publicado

em

A matéria publicada pelo Correio Braziliense, um dos veículos de comunicação de maior prestígio no Brasil, destacou o trabalho realizado pela Prefeitura de João Pessoa, através de sua Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM), que foi responsável por transformar a realidade de 200 mulheres em situação de vulnerabilidade social, no ano de oferecendo capacitação profissional que abriu portas para o mercado de trabalho ou para o empreendedorismo.
“É gratificante contribuir para a transformação dessas mulheres. Algumas agora atuam no comércio local, outras abriram seus próprios negócios ou oferecem serviços a domicílio. Elas não apenas ajudam no sustento de suas famílias, mas também impulsionam a economia local”, declarou Nena Martins, secretária da Mulher de João Pessoa.

Os cursos foram realizados em parceria com o Instituto Nacional do Desenvolvimento Humano (INADH) no Espaço da Mulher Paula Adissi, situado no Paço Municipal. Segundo Nena Martins, o impacto vai além da qualificação profissional. “Observamos uma mudança comportamental significativa. Mulheres que saíram de relacionamentos abusivos passaram a acreditar em seu potencial e a vislumbrar novas perspectivas de vida. Esse processo de empoderamento é resultado do apoio integral da prefeitura”, afirmou.

Capacitações Diversificadas

Durante o ano, a SPPM promoveu uma ampla programação, especialmente em comunidades, ofertando cursos técnicos nas áreas de Estética e Beleza, como maquiagem, design de sobrancelhas, depilação, manicure, pedicure, extensão de cílios, unhas em gel e corte de cabelo. Além disso, foi ofertado o curso de cuidador de idosos. Palestras e oficinas complementaram a programação, garantindo que as mulheres estivessem preparadas para ingressar no mercado de trabalho. “Nossos cursos são certificados e as participantes saem aptas a começar sua trajetória profissional”, enfatizou Nena Martins.

Além de capacitar, a SPPM oferece acolhimento para mulheres em situação de vulnerabilidade. “Nossa equipe multidisciplinar, composta por advogadas, assistentes sociais e psicólogas, está preparada para apoiar quem busca sair de situações de violência doméstica, além de oferecer orientação jurídica e oportunidades de capacitação”, explicou a secretária.

Rede de Proteção

A Prefeitura de João Pessoa conta com uma rede robusta de apoio para mulheres vítimas de violência. Essa estrutura inclui o Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, a Ronda Maria da Penha, o Instituto Cândida Vargas e a Rede Municipal de Atenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Remav), gerida pela SPPM. A Remav integra diversos órgãos municipais, como as Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Saúde (SMS), Habitação Social (Semhab), Educação e Cultura (Sedec), Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) e Desenvolvimento Humano e Cidadania (Sedhuc).

Canais de Denúncia

As mulheres que enfrentam qualquer tipo de violência podem buscar ajuda por meio dos seguintes canais:
• 180 – Central de Atendimento à Mulher

• 197 – Polícia Civil

• 190 – Polícia Militar

• 153 – Ronda Maria da Penha

• 0800-283-3883 – Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra (atendimento 24h)

Essa iniciativa da SPPM, em parceria com o INADH, demonstra que capacitar mulheres é investir no futuro da sociedade, promovendo independência, dignidade e crescimento econômico.

Continue Lendo

Paraíba

Cabedelo: Procon inicia Operação Verão fiscalizando Areia Vermelha, festas, bares e restaurantes

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Cabedelo deu início, neste último fim de semana, à Operação Verão, com a fiscalização de estabelecimentos comerciais pela orla da cidade.

A ação também aconteceu durante o Fest Verão e o Verão Lovina, e buscou garantir o cumprimento das normas vigentes e os direitos dos consumidores locais.

A operação segue durante todo o mês de janeiro, quando o fluxo de turistas aumenta em toda a cidade. O objetivo é fiscalizar bares e restaurantes localizados pela orla, buscando coibir preços abusivos nesse período de grande movimento.

“Caso alguém presencie práticas abusivas ao consumidor, denuncie! Estamos sempre à disposição para garantir o cumprimento das leis”, destacou o secretario geral do Procon de Cabedelo, Diego Martins.

Na última sexta-feira (3), a equipe esteve visitando alguns locais após receber denúncias de práticas abusivas na comercialização de peixes para consumo.

“Na ocasião, foi instalado um procedimento administrativo, visando a apuração e a resolução das irregularidades, com a concessão de prazo legal para a adequação às normas do Código do Consumidor”, explicou Diego.

Além dos estabelecimentos locais, agentes do Procon também estarão presentes na Ilha de Areia Vermelha.

Para esclarecer dúvidas e realizar denúncias, o consumidor pode acionar o órgão através do seu canal de atendimento 151, que funciona em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Imeq-PB promove Operação Especial Aulas Seguras 2024 nesta semana

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (Imeq-PB) iniciou, nesta segunda-feira (6), a Operação Especial Aulas Seguras em todo o estado. A ação segue até esta sexta-feira (10), com o objetivo de intensificar a fiscalização na venda de materiais escolares, principalmente no período de volta às aulas. Todos os produtos precisam conter o selo do Inmetro.

De acordo com o superintendente do Imeq-PB, Arthur Galdino, a certificação do Inmetro garante que o material escolar passou por testes e foi avaliado para evitar possíveis acidentes como, por exemplo, conter bordas cortantes, pontas perigosas, além da presença de substâncias tóxicas prejudiciais à saúde e segurança do consumidor. “Por isso é importante que tanto consumidor quanto o fornecedor observar as condições dos produtos, porque o lojista que estiver comercializando produtos irregulares será notificado e poderá receber multas que variam de R$ 100,00 a R$ 1,5 milhão, dependendo da infração.

A Operação – A Operação Especial Aulas Seguras do Imeq-PB está sendo realizada por 15 equipes de fiscalização que estão visitando papelarias, livrarias, atacadões e magazines dos principais centros comerciais do estado e orientando os consumidores para realizarem compras seguras, principalmente, dos 25 artigos escolares regulamentados pelo Inmetro: apontador, borracha e ponteira de borracha, caneta esferográfica/roller/gel, caneta hidrográfica (hidrocor), giz de cera, lápis (preto ou grafite), lápis de cor, lapiseira, marcador de texto, cola (líquida ou sólida), corretor adesivo, corretor em tinta, compasso, curva francesa, esquadro, normógrafo, régua, transferidor, estojo, massa de modelar, massa plástica, merendeira/lancheira com ou sem seus acessórios, pasta com aba elástica, tesoura de ponta redonda e tinta (guache, nanquim, pintura a dedo plástica, aquarela).

Além disso, os consumidores que identificarem a venda de qualquer produto com irregularidade no comércio paraibano, pode registrar uma denúncia para a Ouvidoria do Imeq-PB, por meio do contato: 0800 281 7411 ou e-mail: ouvidoria.imeq@imeq.pb.gov.br , que os fiscais do órgão irão até o estabelecimento para averiguar a ocorrência e, se necessário, tomar as medidas cabíveis. “Lembrando que, além de conferir a existência do selo do Inmetro, o consumidor deve sempre adquirir itens em locais que tenham procedência e guardar a nota fiscal para comprovar a compra”, finalizou o superintendente Arthur Galdino.

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba Digital: Governo lança novo portal de serviços ao cidadão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Administração (Sead) e Secretaria Executiva de Modernização e Transformação Digital (Semdt), lançou nesta segunda-feira (06/01) o Paraíba Digital, o novo portal de serviços ao cidadão. Criado para modernizar e simplificar a relação entre o governo e a população, o Portal se torna um acesso centralizado para os serviços digitais oferecidos pelo Estado.

Com uma interface intuitiva e funcional, o Paraíba Digital é gerenciado pela Secretaria Executiva de Modernização e Transformação Digital e foi desenvolvido pela Companhia de Processos de Dados da Paraíba (Codata), com o objetivo de atender às necessidades dos cidadãos de forma ágil e eficiente, reunindo em um só lugar diversos serviços públicos. O Paraíba Digital coloca o cidadão no centro da inovação, trazendo praticidade ao dia a dia. O endereço é o paraiba.pb.gov.br/servicos

Na plataforma, o cidadão poderá encontrar as Cartas de Serviços dos órgãos, que explicam de forma clara e objetiva os serviços disponibilizados e o que o cidadão precisa fazer para acessar o serviço. Também é possível ver as informações sobre cada um desses serviços e para aqueles que são digitais, é possível acessar diretamente pelo Portal.

Além das Cartas de Serviços, o Portal Paraíba Digital terá em breve uma área do cidadão onde, por meio de login, o cidadão terá acesso a uma área personalizada onde estarão integradas suas informações de cadastro, serviços solicitados e outros dados próprios provenientes de diversos órgãos.

O Portal Paraíba Digital reflete o compromisso do Governo com a transformação digital, promovendo maior transparência, acessibilidade e inclusão. Seja para acessar documentos, realizar agendamentos ou acompanhar processos.

O lançamento do novo Portal de Serviços mostra que a Paraíba continua avançando na Transformação Digital com o objetivo de aumentar a eficiência administrativa e promover a transparência.

Continue Lendo