Nos acompanhe

Paraíba

JP terá operação especial de trânsito e reforço na frota de ônibus para o Réveillon

Publicado

em

Com o objetivo de garantir a segurança viária e o deslocamento do público durante o Réveillon na Capital, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) preparou para os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro uma operação especial de trânsito e transporte.

De acordo com o superintendente da Mobilidade Urbana de João Pessoa, Expedito Leite Filho, serão disponibilizados 65 agentes de mobilidade para orientar tanto condutores de veículos quanto usuários do transporte público sobre as mudanças do tráfego e indicar as rotas alternativas por conta das modificações de circulação do trânsito pela Orla, entre os bairros do Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa.

“Recomendamos que o público que for passar a virada do ano na praia, se programe com antecedência, evitando assim conflitos no trânsito e atrasos. E, se possível, preferir andar de transporte coletivo ou táxis para um deslocamento seguro e tranquilo”, destacou Expedito Leite Filho.

Na terça-feira (31), a partir das 5h, as ruas Índio Arabutan, Adolfo Loureiro França e Desembargador José Augusto Trindade servirão como saída de emergência para carros oficiais. Por esse motivo, será proibido o estacionamento nessas ruas no quarteirão entre a orla e a Avenida Antônio Lira. A partir da Avenida Cairu até o final do bairro Cabo Branco, o trânsito ficará livre para a circulação e estacionamento de veículos particulares.

Até meia-noite, as pessoas que vêm dos bairros da Zona Sul utilizando a Avenida João Cirilo da Silva, no Altiplano, no sentido Busto de Tamandaré, deverão priorizar o acesso pela ladeira da barreira até a Rua Edvaldo Bezerra Cavalcanti Pinho (rua da barreira) para chegar ao local do evento. O acesso de quem vem dos demais bairros deve ser feito pelos corredores Beira Rio, Rui Carneiro e Epitácio Pessoa.

Após a meia-noite, os agentes de mobilidade vão priorizar o sentido praia/bairros garantindo a fluidez na volta para casa de quem foi prestigiar o Réveillon na Orla.

Carga e descarga – A Semob-JP recomenda aos comerciantes que programem o recebimento de produtos para abastecimento dos seus estabelecimentos nesta terça (31), preferencialmente no turno da manhã e, à tarde, até no máximo 16h, contribuindo assim para a fluidez do trânsito nessa área.

Ônibus – A partir das 18h da terça-feira (31), as linhas 116, 507, 510, 1500, 5100, 5600 e 5605 serão reforçadas o quadro operacional. Além das 1.715 viagens previstas, viagens extras podem ser realizadas também para suprir a demanda de passageiros.

As linhas 1500 e 5100 ampliarão os itinerários e seguirão até as imediações do Busto de Tamandaré. A partir das 2h da quarta-feira (1º), 13 ônibus serão colocados à disposição e seguirão viagem conforme orientação dos agentes de mobilidade que farão o monitoramento do fluxo de usuários.

No dia 1º de janeiro, por ser feriado, a operação do transporte público será a semelhante de um dia de domingo, quando 50 linhas estarão em circulação.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Oposição articula movimento para derrubar veto de Lula ao PL que equipara diabetes tipo 1 a deficiência

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal, Cabo Gilberto (PL), movimentou as redes sociais nesta quarta-feira (14/01) em busca de apoio parlamentar para derrubar o veto integral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei que equipara, para efeitos legais, o diabetes mellitus tipo 1 a uma deficiência.

O Projeto de Lei 2.687/2022 havia sido aprovada pelo Plenário do Senado em dezembro de 2024. O texto previa que valeriam para os portadores de diabetes tipo 1 as mesmas regras já previstas para as pessoas com deficiência, conforme estabelecido pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Na justificativa do veto, Lula afirmou que decidiu pelo veto integral após ouvir o Ministério da Fazenda, o Ministério do Planejamento e Orçamento, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o Ministério da Saúde e a Advocacia-Geral da União (AGU).

Para o parlamentar paraibano, o veto priva pessoas portadoras da diabetes tipo 1 a diversos benefícios e elencou o quórum necessário para derrubada do veto no Congresso.

“Iremos trabalhar duro para derrubar mais esse veto, precisamos de 257 deputados e 41 senadores, ou seja, maioria absoluta nas duas casas do Congresso Nacional. Cobre seus parlamentares a derrubada do veto, conseguiremos derrubar mais esse veto”, explicou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Auditoria indica pagamentos indevidos de R$ 10 milhões a servidores da UFPB, UFCG e IFPB na pandemia

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Controladoria Geral da União (CGU) realizou uma auditoria que aponta para indícios de pagamentos indevidos a servidores das universidades de ensino da Paraíba à época da pandemia da covid-19. De acordo com a vistoria, pagamentos feitos na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Instituto Federal da Paraíba (IFPB), somam juntos mais de R$ 10,7 milhões.

Os valores pagos foram distribuídos em auxílio transporte e adicionais noturno, de insalubridade e periculosidade sem justificativa.

No entanto, devido ao isolamento por conta da proliferação do vírus, a maioria dos servidores trabalhava de forma remota e instruções normativas impediam o pagamento desses adicionais – exceto para os profissionais que estavam trabalhando diretamente no enfrentamento da pandemia-, como médicos e enfermeiros, por exemplo.

A CGU recomendou às instituições que os valores pagos indevidamente sejam ressarcidos aos erários públicos. “Observar que o prazo prescricional se extingue no decorrer do ano de 2025, especificamente a partir de março, para os valores pagos em 2020, e que a falta de providências tempestivas para a reparação do dano ao erário, poderá acarretar responsabilização a quem der causa”, aponta o documento.

Continue Lendo

Paraíba

Forró Verão: Joelma se apresenta no próximo sábado no Busto de Tamandaré

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Seguindo a programação do Forró Verão 2025, que leva shows de grandes artistas nacionais e locais às areias de João Pessoa com palco montado no Busto de Tamandaré, a cantora Joelma se apresentará no próximo sábado (18/01) como principal atração do evento.

Além dela, também ocorrerão shows da banda Mastruz Com Leite, Samya Maia e James Souza.

Confira a programação completa:

  • 25 de janeiro: Cavaleiros do Forró, Walkyria Santos, Banda Encantus e Kelly Silva
  • 31 de janeiro: André Loyola, Danieze Santiago, Cheiro de Amor e Desejo de Menina

Em vídeo publicado nas redes sociais, Joelma fez um convite especial aos pessoenses e turistas para acompanharem o show. “Tô muito feliz gente, vou passar o verão com vocês!”.

Confira:

Continue Lendo