Nos acompanhe

Negócios

Banco do Nordeste investe R$ 44,6 mi em micro e pequenas empresas do setor moveleiro da Paraíba

Publicado

em

Uma das cadeias produtivas que tem transformado o Estado da Paraíba em referência para a região Nordeste e para o país, a movelaria registra aumento progressivo de investimentos, com ampliação de empresas e geração de empregos. Por meio do Banco do Nordeste (BNB), o setor recebeu nos últimos seis anos investimentos de R$ 44,6 milhões, em operações com micro e pequenos empresários.

O BNB vem apoiando a atividade com o Programa de Desenvolvimento Territorial do BNB (Prodeter) e o Projeto da Indústria Moveleira da Zona da Mata Norte, a fim de oferecer suporte à inovação e à capacitação técnica.

O destaque para o aumento dos investimentos com o BNB ocorreu a partir de 2021, quando o Projeto foi implementado. “Foi feito um mapeamento de 541 empresas do setor em atuação na região metropolitana de João Pessoa, das quais 62 são participantes do citado Projeto. Geralmente, o perfil do setor na Paraíba é composto por microempresas ou empresas de pequeno porte, cujos maiores desafios são a elevação de seus níveis de competitividade e a qualificação, pontos trabalhados pelo Prodeter”, destaca o gerente executivo de desenvolvimento territorial do BNB, Izidro Soares.

A movelaria é responsável por gerar cerca de 270 mil empregos diretos e indiretos em todo o Brasil, registrando um aumento de 3,5% nas taxas de ocupação, apenas no primeiro semestre de 2024. O BNB é um dos principais agentes financeiros do setor na região, responsável por 69,7% do market share para financiamentos de longo prazo. O futuro das indústrias moveleiras na Paraíba aponta para um cenário de mais inovação, empregabilidade e acesso a novos mercados. Esse conjunto de ações integra a estratégia do banco destinada à promoção do desenvolvimento sustentável regional e à consolidação da Paraíba como referência nacional no setor.

O Prodeter do BNB busca, ainda, ampliar a oferta de crédito e fortalecer especialmente micro, pequenas e médias empresas. Além do grupo de empresários, participam também entidades como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PB), a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), a Associação dos Fabricantes de Móveis e Artefatos de Madeira da Paraíba (Amap), a Federação das Indústrias da Paraíba (FIEPB), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Polo de Inovação do Instituto federal da Paraíba (IFPB).  No último encontro promovido pelo BNB com o segmento no mês de dezembro, em João Pessoa, empresários e parceiros do segmento discutiram os avanços do setor e ações articuladas com vistas à modernização e profissionalização de empresas locais.

Dados apresentados durante a reunião revelam que o setor moveleiro brasileiro, no primeiro semestre de 2024, registrou um aumento de 5,6% na quantidade de peças produzidas e de 5,3% na receita, em relação ao mesmo período de 2023. Na Paraíba, além do incremento na produção, empresas começam a explorar mercados externos por meio de iniciativas como as desenvolvidas pela ApexBrasil, promovendo competitividade e sustentabilidade.

”O setor moveleiro brasileiro consolida-se como uma potência no mercado global, sendo o maior produtor América Latina e o sexto maior do mundo. No Nordeste, a indústria representa 11,1% da produção nacional, posicionando a região como o terceiro maior polo do país. É um cenário bastante promissor para as empresas em atividade na Paraíba”, ressalta o gerente executivo do BNB.

Continue Lendo

Negócios

STF suspende autorização de funcionamento da empresa PixBet fora da Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a autorização de funcionamento nacional da empresa paraibana de apostas online PixBet que, de acordo com o documento, fica autorizada a atuar apenas em âmbito estadual.

Segundo a Medida Cautelar na Ação Cível Originária 3.696 do Rio de Janeiro, assinada pelo ministro André Mendonça na quinta-feira (02/01), a decisão que alcança a Pixbet é reflexo da determinação que obriga a LOTERJ (Loterias do Estado do Rio de Janeiro), a cessar “no prazo de 05 dias contados da intimação desta decisão, a exploração da atividade de loterias e jogos eletrônicos fora dos limites territoriais do Estado do Rio de Janeiro, inclusive com o retorno da obrigatoriedade do uso de mecanismos eletrônicos de geolocalização“, determina a Cautelar.

A Cautelar ainda obriga “que a LOTERJ e o Estado do Rio de Janeiro se abstenham de praticar novos atos que permitam a prestação de serviços das empresas credenciadas pela LOTERJ fora do território do Estado do Rio de Janeiro“.

O documento ainda explicita que “muito embora a requerente se autodenomine “associação nacional”, pela documentação acostada aos autos, notadamente aquela constante no e-doc. 33, se observa que ela possui apenas 4 (quatro) associados, 3 (três) sediados no Estado de São Paulo e 1 (um) no Estado da Paraíba. Portanto, a postulante tem representatividade limitada, o que é óbice para o acolhimento do seu pedido de intervenção“.

Clique aqui e confira a íntegra da Liminar.

Continue Lendo

Negócios

Unimed JP tem novo recorde e obtém maior nota de sua história em índice da ANS que avalia qualidade

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Unimed João Pessoa conseguiu a maior nota de sua história no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), que é utilizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para monitorar a qualidade e desempenho dos planos de saúde e odontológicos de todo o país.

No IDSS 2024, ano-base 2023, a nota geral da Unimed JP foi 0,8427 em uma pontuação que varia de 0,00 a 1,00. Com esse resultado, ficou acima da média nacional de 0,7805 e subiu para a faixa de excelência, a mais alta da avaliação na qual se encontra um seleto grupo de planos de saúde do Brasil.

O IDSS é apontado pela ANS como o principal critério a considerar quando alguém decide contratar um plano de saúde.

Avaliação independente

A nota geral do IDSS, que é realizado de forma independente pela ANS, é a média da pontuação alcançada pelas operadoras em quatro dimensões: Qualidade em Atenção à Saúde, Garantia de Acesso, Sustentabilidade no Mercado e Gestão de Processos e Regulação.

Em duas dimensões relevantes, a Unimed JP conseguiu a pontuação máxima de 1,00: Sustentabilidade no Mercado, que avalia o equilíbrio econômico-financeiro, a satisfação do beneficiário e o compromisso com os prestadores; e Gestão de Processos e Regulação, que considera o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais junto à ANS.

Compromisso com os clientes

Para o presidente Gualter Lisboa Ramalho, a nota no IDSS é resultado do esforço que a gestão da Unimed João Pessoa vem fazendo para otimizar o desempenho econômico-financeiro e a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes. “A nota do IDSS é um atestado da ANS de que estamos no caminho certo. Atingir a faixa de excelência e se igualar às melhores operadoras do Brasil, foi um fato impactante e pioneiro”, declarou.

O presidente destacou que, no IDSS 2023, a Unimed JP já havia atingido um resultado recorde de 0,7212. “Neste ano, batemos um novo recorde, superando o anterior, o que expressa uma tendência e reforça nossa vocação por excelência. O desafio, agora, é alcançar a nota máxima nas quatro dimensões, o que demonstra o nosso respeito aos clientes Unimed e sociedade em geral”, declarou.

Maior operadora de planos de saúde, a Unimed João Pessoa conta, atualmente, com uma carteira que se aproxima dos 175 mil clientes. O resultado completo do IDSS está disponível no portal do plano de saúde (unimedjp.com.br/institucional/idss).

Continue Lendo

Negócios

Eco Construtora anuncia programação esportiva gratuita para janeiro em João Pessoa: o ‘Verão Eco’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Aulas gratuitas e exclusivas de futevôlei, beach tennis e vôlei vão acontecer durantes os sábados de janeiro na Maná Esportes

Os sábados de janeiro serão movimentados em João Pessoa com o ‘Verão Eco’, uma iniciativa da Eco Construtora em parceria com a Maná Esportes. Nos dias 4, 11 e 18 de janeiro, a partir das 6h, a Avenida Manoel Morais, 738 (no bairro de Manaíra), será o cenário perfeito para partidas e aulas de futevôlei, beach tennis e vôlei.

O evento é gratuito e exclusivo para clientes, funcionários, convidados da construtora e corretores, promovendo esporte, diversão e bem-estar. Segundo Kawê Barreto, gestor de marketing da Eco Construtora, o ‘Verão Eco’ é pensado para fortalecer a marca como uma empresa comprometida com a saúde e a qualidade de vida da população.

“Queremos reforçar nosso compromisso de ser uma construtora que vai além de empreendimentos de qualidade. O verão é movimento, é energia, e este evento foi planejado para aproximar clientes, funcionários e parceiros, fortalecendo os laços que tornam a Eco tão especial”, destaca Barreto.

A programação do ‘Verão Eco’ abre com uma aula de futevôlei comandada pelos professores Rafael Lopes e Gabriel Dorea, reconhecidos pela experiência e dinâmica em esportes de areia. “Acreditamos que promover eventos como esse também é nossa responsabilidade. Eles incentivam a saúde, o bem-estar e criam momentos de interação entre as pessoas e a cidade. Esse é mais um exemplo de como a Eco está conectada à qualidade de vida e à vivência urbana”, completa Kawê.

As inscrições já estão abertas e são limitadas. Cada encontro contará com estrutura especializada e profissionais capacitados para garantir que participantes de todos os níveis aproveitem a experiência. Além disso, o evento busca resgatar a energia do verão ao ar livre, promovendo uma rotina ativa e saudável para o público envolvido.

Continue Lendo