Nos acompanhe

Paraíba

Valorização do Esporte: Lei cria Dia do Handebol na Paraíba

Publicado

em

A Paraíba passa a contar com o Dia Estadual do Handebol, a ser comemorado no dia 11 de julho. A Lei 13.515/24, de autoria do deputado Tovar Correia Lima (PSDB), publicada no Diário Oficial do Estado na última quinta-feira (19), visa valorizar e fomentar a prática esportiva, destacando sua importância para a saúde, o desenvolvimento pessoal e social dos cidadãos paraibanos.

“Essa é uma lei importante, pois o handebol é uma modalidade esportiva com uma história rica e diversos benefícios para a saúde, além de contribuir para o desenvolvimento físico e social dos praticantes. Instituir o Dia Estadual do Handebol na Paraíba, em 11 de julho, data da fundação da Federação Paraibana de Handebol, é uma iniciativa que busca reconhecer a importância deste esporte e promover sua prática e difusão em todo o estado”, destacou Tovar.

De acordo com o deputado, a história do handebol remonta ao final do século XIX, na Europa, e, desde então, tem se difundido pelo mundo, tornando-se uma das modalidades esportivas mais praticadas e apreciadas. No Brasil, o handebol conquistou grande popularidade e vem se destacando em competições nacionais e internacionais, representando uma fonte de orgulho e identidade para os praticantes e admiradores.

Além do aspecto histórico, o handebol oferece uma série de benefícios para a saúde e o bem-estar dos praticantes. Entre eles, destacam-se o desenvolvimento físico, a inclusão social, a integração e o estímulo ao espírito competitivo.

Continue Lendo

Paraíba

Prefeito Cícero Lucena autoriza construção de passarela na comunidade Jardim Guaíba, em Oitizeiro

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os moradores da comunidade Jardim Guaíba, no bairro de Oitizeiro, vão ganhar um equipamento que vai facilitar o deslocamento na região. Trata-se de uma passarela de estrutura mista em concreto armado e metal, que teve a construção autorizada pelo prefeito Cícero Lucena e pelo vice-prefeito Leo Bezerra, na manhã desta quinta-feira (26). O investimento será de pouco mais de R$ 300 mil.

“Ouvindo a reivindicação das lideranças dessas comunidades, bem como a sempre cobrança do vereador Chico do Sindicato, a gente está trazendo uma obra de acessibilidade e de interligação. Isso vai proporcionar uma melhor oportunidade de atendimento, de deslocamento. Por exemplo, essa comunidade utiliza a Feira de Oitizeiro, então, agora vai ter melhores condições de usar esse serviço com segurança. Isso nos deixa felizes, até porque mesmo em um lugar que não é visível para muitas pessoas, a Prefeitura se faz presente, melhorando a vida das pessoas. Esse é o nosso compromisso renovado a cada dia e pedindo a Deus que continue nos alimentando essa alegria em fazer o bem a quem precisa”, destacou o prefeito Cícero Lucena.

A passarela de estrutura mista em concreto armado e estrutura metálica terá extensão de 14 metros (m) por 2 m de largura. Entre as intervenções, será feita uma fundação em estaca de concreto, pintura e um calçada que liga a passarela a via em piso intertravado. A estrutura metálica pesa 4,73 kg.

“Essa é uma obra de inclusão. Hoje, temos aqui uma passarela muito precária, em madeira. Vamos fazer semelhante ao que fizemos no São José, que construímos uma passarela e uma ponte. Vamos implantar uma passarela com todos os cuidados como guarda-corpo, passagem para pedestres e bicicletas. Essa obra vai trazer qualidade de vida para os moradores e integração entre os bairros”, explicou o secretário-executivo de Infraestrutura, Luciano Pereira.

O porteiro Eduardo Silva, que reside na comunidade do Jardim Guaíba, celebrou a ordem de serviço para a construção da passarela. Ele lembrou as dificuldades que os moradores da região enfrentam. “As administrações anteriores estiveram ausentes daqui da comunidade, mas graças a Deus, o prefeito Cícero Lucena autorizou a construção dessa obra, que será muito importante. Hoje nós temos que fazer um percurso longo para chegar à Feira de Oitizeiro. Com essa passarela vai facilitar muito a nossa vida”, contou.

Estiveram presentes na solenidade o deputado estadual João Gonçalves, os vereadores Zezinho Botafogo, Chico do Sindicato e Guga Pet, o vereador eleito Guga Moovjampa, além de vários secretários e auxiliares da gestão.

Confira imagens:

 

Continue Lendo

Paraíba

Servidores estaduais começam a receber salários de dezembro nesta quinta-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os servidores estaduais começam a receber os salários de dezembro nesta quinta-feira (26/12), com aposentados, reformados e pensionistas sendo contemplados. Nesta sexta (27/12), será a vez dos servidores da ativa, incluindo administração direta e indireta.

Em um período de menos de 30 dias, foram injetados na economia paraibana R$ 2,4 bilhões, com o pagamento da folha de novembro, segunda parcela do 13° salário, o abono natalino para cerca de 670 mil famílias e a folha de dezembro, que representa a última etapa do calendário de pagamentos de fim de ano anunciado em novembro pelo governador João Azevêdo.

“É dessa forma que seguimos gerando emprego e renda, fortalecendo o setor varejista com a circulação de recursos, fazendo a indústria também produzir mais. Essa capacidade financeira é resultado do equilíbrio da nossa gestão fiscal, reconhecida pelo Tesouro Nacional com Capag A pelo quarto ano consecutivo e eu fico muito feliz por ter uma equipe de governo comprometida com a eficácia das políticas públicas, fazendo uma gestão correta, justa e que tem transformado vidas”, destacou na ocasião.

Calendário

26/12 – pagamento dos salários de dezembro dos servidores aposentados, pensionistas e reformados

27/12 – pagamento dos salários de dezembro dos servidores da ativa das administrações direta e indireta

Continue Lendo

Paraíba

Camila Toscano ganha projeção internacional e recebe prêmio pela luta em defesa das mulheres

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual paraibana Camila Toscano (PSDB) chega ao final de 2024 sendo reconhecida internacionalmente pelo combate à violência contra as mulheres. Ela foi eleita presidente da Comissão da Mulher da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e presidente da Rede de Mulheres Parlamentares das Américas, participando de eventos para debater a elaboração de políticas públicas em defesa da mulher no Canadá e no Japão.

Este ano, Camila voltou a ser indicada para integrar a Unale como secretária, representando a Paraíba. Também lançou, juntamente com a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o movimento ‘Rompa o Ciclo de Violência’, que desenvolve uma série de ações interligadas, com um propósito único: proteger e incentivar mulheres a romperem o ciclo da violência. Idealizada por ela, a iniciativa foi a vencedora do Prêmio Assembleia Cidadã, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

Na Assembleia Legislativa, a deputada é autora de 11 leis importantes aprovadas este ano, como a Lei 13.414/24, que integra o movimento ‘Rompa o Ciclo da Violência’ no Calendário Oficial de Eventos do Estado da Paraíba; a Lei 13.471/24, que institui o Programa ‘Não Se Cale’, um protocolo de conduta para espaços públicos e privados de lazer em situações de agressão sexual; além da Lei 13.187/24, que cria a ‘Semana de Incentivo à Participação da Mulher no Processo Eleitoral’.

Também é de autoria de Camila a Lei 13.080/24, que cria a ‘Política Amamentação Sem Dor’ nas maternidades, casas de parto e hospitais públicos e privados da Paraíba; a Lei 13.244/24, que cria a Política de Acolhimento e Capacitação para pais ou responsáveis de pessoas diagnosticadas com TEA; a Lei 13.174/24, que cria a Campanha Estadual de Apoio à Mulher Mastectomizada; e a Lei 13.479/24, que visa promover a transição para fontes de energia limpa e renovável na Paraíba.

Ressocialização – Por meio de uma solicitação feita pela deputada Camila Toscano ao presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), 10 tablets foram doados à Penitenciária Feminina Júlia Maranhão, para garantir que as reeducandas tenham acesso à educação por meio de aulas de cursos à distância. A iniciativa fortalece as mulheres e as afasta do ciclo da violência.

Saúde – Camila ainda é autora das seguintes leis: Lei 13.088/24, que institui a Campanha de Conscientização sobre a Neuralgia do Trigêmeo no Estado da Paraíba; a Lei 13.118/24, que cria a Campanha Estadual de Navegação de Pacientes para Pessoas com Neoplasia Maligna de Mama; a Lei 13.200/24, que obriga o registro do Índice Apgar no prontuário e cartão da criança; e a Lei 13.391/24, que cria a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Albinismo.

Atuação na ALPB – Camila integra quatro das 12 Comissões Permanentes da Assembleia Legislativa da Paraíba, além do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Entre as Comissões, Camila, que é advogada, integra a de Constituição, Justiça e Redação, a mais importante da Casa pelo seu papel na aprovação de leis, funcionando como um controle preventivo de constitucionalidade das proposituras que tramitam pela Casa. A parlamentar ainda é titular da Comissão dos Direitos da Mulher, da Comissão de Incentivo às Relações Internacionais de Negócios, e da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente.

Continue Lendo