Já é Natal em Cabedelo e o fim de semana na cidade teve uma programação repleta de brilho e encanto.
O Natal Mágico, promovido pela Prefeitura Municipal,, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), conseguiu atrair um grande público para a Praça Getúlio Vargas no Centro da cidade.
Nas noites de sábado (21) e domingo (22), o Papai Noel, acompanhado de toda sua turma, apareceu em grande estilo num evento cultural que contou com várias apresentações de dança, teatro e até desfile natalino.
Acompanhado da família, o prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo, fez questão de comparecer ao evento e destacar o papel importante que a cultura teve em sua gestão.
“A atual gestão sempre teve o cuidado e o carinho de promover os eventos que abraçaram o povo de Cabedelo. Hoje nós temos orgulho de perceber quanta coisa foi resgatada, quanto artista talentoso surgiu em cada meio cultural. Temos que parabenizar a pasta da Cultura pelo excelente papel desempenhado! E quero aproveitar para desejar a todos os munícipes, e também aos nossos visitantes, um Natal repleto de amor e paz, que seja um tempo de reflexão e confraternização para todos”, comentou..
A Praça Getúlio Vargas novamente se destacou pela iluminação encantadora que vem atraindo centenas de pessoas todos os dias, pelos diversos cenários instagramáveis e, principalmente durante o Natal Mágico, com espetáculos emocionantes e uma programação bem diversificada. O evento só reafirmou o compromisso que a Secretaria de Cultura tem em promover uma celebração que une tradição, inovação e impacto relevante na vida dos moradores de Cabedelo e de seus visitantes.
Criado em 2018, o Natal Mágico evoluiu ao longo dos anos, tornando-se uma das principais celebrações natalinas da região, integrando cultura, fé e confraternização. Desde seu início, o projeto se destacou pela decoração temática e pela programação cultural diversificada, sempre com o objetivo de valorizar os símbolos e tradições natalinas, ‘linkados’ aos elementos locais, fortalecendo o desenvolvimento social e econômico do município.
“O Natal Mágico é um momento de festejar, de reunir as famílias cabedelenses na praça e também da gente celebrar o resultado de uma gestão municipal tão exitosa. Por todas as realizações da Secult, pelo fortalecimento da identidade local, pela potencialização da cultura como um elemento de desenvolvimento da cidade e ainda de preparar a cidade para um novo ciclo que irá se iniciar. Em linhas gerais, a cultura é essencial pra o nosso bem-estar, pra fazer as pessoas se sentirem bem e fazer com que elas sintam o prazer de pertencer a uma determinada localidade. Dessa forma, sinto que cumprimos nosso papel e hoje percebemos esse sentimento presente nos cabedelenses, com relação ao pertencimento. Isso tudo colaborou pra uma linda trajetória nesses últimos 6 anos”, destacou o secretário Igobergh Bernardo.
Atrações do Evento – As duas noites do Natal Mágico contaram com diversas apresentações da Escola de Dança Municipal e do Ballet Jovem de Cabedelo. Sob o comando dos professores Rita Spinelli, Sanielle Cipriano, Rafa Louis, Carolina Farias e Denilsa Martins, os alunos apresentaram uma sequência de coreografias que emocionaram e prepararam o público para o espetáculo teatral.
Na sequência foi apresentado o musical “O Mundo Mágico do Natal”, uma criação do grupo Cria Artes em Movimento, que reconta a história do espírito natalino, celebrando os bons sentimentos e a essência da data tão especial. Os personagens Alegria (Victor Black), Carambola (Heráclito Cardoso), Carinhoso (Rafa Louis), Encantada (Amanda Bezerra) e Munganga (Igobergh Bernardo) caíram no gosto da criançada e prenderam a atenção do público até a tão anunciada chegada do Papai Noel.
Após o espetáculo teatral, o Papai Noel acompanhado da Mamãe Noel seguia em um animado cortejo em direção à sua casa encantada, que foi montada na Praça Getúlio Vargas, onde o bom velhinho podia receber centenas de crianças para fotos e distribuição de brindes.
No domingo (22), ele contou com a participação especial de personagens da Disney e ainda dos dançarinos do Happy Bus que empolgaram ainda mais a noite da criançada.
O ator que viveu o papel de Papai Noel pelo terceiro ano consecutivo comentou novamente sobre a experiência marcante.
“Estamos fechando mais um ciclo, mais um ano e o Natal Mágico vem encerrar com chave de ouro e com muito brilho. E esse brilho tinha que vir realmente do olhar da criançada… Acho que o Natal tem essa representatividade da família, da união, do perdão, e também da concretização! Me sinto grato pela oportunidade e por ver que os artistas do município são prestigiados e estão fomentando e movimentando a cultura Podemos dizer que a cultura, através da arte, da dança, da música percorreu todos os bairros de Cabedelo”, destacou o ator e funcionário da Secult, Paulinho Lima.
A noite de encerramento também contou com uma breve apresentação cultural do grupo folclórico tradicional Lapinha Jesus de Nazaré do bairro Monte Castelo. O grupo rememora uma manifestação popular que também é característica do ciclo natalino.
Ainda durante o domingo, enquanto acontecia o evento, as crianças tiveram direito à passeios gratuitos no “Happy Bus”, que saiu da Praça Getúlio e circulou as principais ruas do Centro da cidade com seus personagens dançarinos que contagiaram a todos durante no percurso.
Para encerrar a programação do Natal Mágico em Cabedelo, o ônibus também circula nesta segunda (23), a partir das 18h30, com vagas limitadas e controladas por fichas, que serão entregues pelos funcionários da Secult no local.