Nos acompanhe

Paraíba

‘Trem Verão’: CBTU a amplia horário dos VLTs aos sábados e sistema ganha mais oito viagens em JP

Publicado

em

Atendendo as solicitações dos usuários e com base em pesquisa interna Origem-Destino/Grau de Satisfação e Trens no Fim de Semana, realizada no mês de outubro deste ano, a CBTU João Pessoa está ampliando, a partir deste sábado, 21, o número de viagens dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), que passarão a trafegar até às 18h18, no Projeto Trem VERÃO. Segundo o superintendente da CBTU no Estado, Paulo Barreto, essa grade estendida aos sábados ficará em fase experimental até o fim do verão. Com essa decisão, os usuários passam a contar com mais oito viagens aos sábados à tarde.

De acordo com a área de Operacional, a expectativa é que essas novas viagens aos sábados registrem um crescimento de até 5% na quantidade de passageiros transportados. “Também esperamos oferecer uma excelente opção de transporte aos paraibanos e turistas que podem intensificar suas visitas aos pontos através da viagem de trem”, diz Barreto.

A Companhia realizou através da Coordenadoria de Comunicação e Marketing a coleta de campo com informações sobre o usuário, na Pesquisa CBTU 2024. Ao todo, foram entrevistados 152 pessoas, o que corresponde a 5% dos passageiros diários durante o período de 17 a 31 de outubro de 2024 em todo o sistema da Grande João Pessoa. A Pesquisa, na sua totalidade, será divulgada na próxima semana.

Continue Lendo

Paraíba

Líder do Governo, deputado Chico Mendes endossa nome de Tião Gomes para vaga no TCE-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Chico Mendes (PSB), confirmou apoio à possível candidatura do deputado Tião Gomes (PSB) para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). A vaga surge com a aposentadoria de Arthur Cunha Lima.

Em entrevista à rádio Arapuan nesta sexta-feira (20), Chico Mendes destacou a experiência de Tião Gomes, que já acumula dez mandatos como deputado estadual, e enfatizou a importância de um processo justo e criterioso na escolha do próximo conselheiro.

“A Assembleia tem bastante autoridade, e todos os conselheiros que estão no tribunal, indicados por esta Casa, têm dado conta do recado e atuado exemplarmente. Essa é uma prerrogativa nossa, da Assembleia. O presidente Adriano Galdino é o coordenador desse processo, e eu não posso imaginar que alguém seja condenado sem sequer ser avaliado”, afirmou Chico Mendes.

O líder governista destacou ainda os serviços prestados por Tião Gomes à Paraíba ao longo de sua trajetória política.

“Com uma história de dez mandatos, Tião tem um legado de serviços prestados à Paraíba e aos paraibanos. Ele será avaliado com todo cuidado, respeitando os critérios da lei e do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba”, disse o líder.

Segundo Chico Mendes, a base aliada na ALPB observará com atenção a candidatura de Tião Gomes, caso ela se concretize. “Se ele é candidato, está apresentando seu nome. O nome dele será, obviamente, observado com carinho, principalmente pela base. Tião será tratado com um julgamento justo”, concluiu.

Continue Lendo

Paraíba

Tribunal de Contas da Paraíba concede aposentadoria compulsória a conselheiro Arthur Cunha Lima

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, Antônio Nominando Diniz Filho, anunciou nesta sexta-feira (20), a concessão de aposentadoria compulsória ao conselheiro Arthur Paredes Cunha Lima. A decisão foi formalizada por meio da Portaria n° 266,  que será publicada no Diário Eletrônico do TCE-PB no dia 23/12. O conselheiro ingressou no TCE-PB em 04 de maio de 2010.

Arthur Cunha Lima está afastado do TCE-PB desde 2019, após ter sido um dos alvos da Operação Calvário. A aposentadoria compulsória é uma “punição” que estava agendada para ser anunciada no dia 19 de dezembro de 2024.

Leia também: Alvo da Calvário, Arthur Cunha Lima será “punido” com aposentadoria compulsória em dezembro

A Operação Calvário foi desencadeada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) para investigar um suposto esquema de corrupção que teria sido realizado em conivência com o ex-governador Ricardo Coutinho para o desvio de verbas oriundas dos cofres públicos dos setores da Educação e Saúde do Estado cujo valor, segundo investigações, teria superado os R$ 130 milhões.

O afastamento de Arthur se deu a partir da delação de Daniel Gomes da Silva, operador da Cruz Vermelha (CVB) e Instituto de Psicologia Clínica Educacional e Profissional (Ipcep), que teria apontado o conselheiro como um dos destinatários de propinas para fazer vista grossa às irregularidades que chegassem ao seu conhecimento enquanto conselheiro para que, assim, as contas da então gestora do Hospital de Emergência e Trauma instalado em João Pessoa fossem aprovadas pela Corte de Contas paraibana.

Leia também: Alvo da Calvário, conselheiro Arthur Cunha Lima deve sofrer aposentadoria compulsória do TCE-PB

A aposentadoria de Arthur Cunha Lima foi fundamentada no inciso II do §1° do Art. 40 da Constituição Federal e no Art. 34-A da Constituição Estadual, conforme a alteração promovida pela Emenda Constitucional Estadual n° 47/2020. O processo que culminou nesta decisão foi o TC n° 07630/24. A medida visa assegurar o cumprimento das normas constitucionais e a continuidade das funções do Tribunal de Contas, que desempenha um papel na fiscalização e controle da aplicação dos recursos públicos no Estado.

Perfil – O conselheiro Arthur Paredes Cunha Lima é advogado, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 1982. Ele iniciou a vida pública como vice-presidente do Centro Estudantil de Campina Grande onde, logo em seguida, foi escrevente do cartório de Notas, Registros e Escrituras Ivandro Cunha Lima, de 1968 a 1970.

No governo do Estado, foi secretário de Administração (1991 a 1994; e de 1995 a 1996); secretário chefe da Casa Civil (1994-1995); secretário de Cidadania e Justiça (1996-1997); secretário chefe do Escritório de Representação do Governo do Estado, em Campina Grande (2005-2006) e secretário da Administração de João Pessoa (1997 a 1998).

Antes de assumir o cargo de conselheiro do TCE-PB, foi eleito deputado estadual da Paraíba por três legislaturas consecutivas, nas eleições dos anos de 1998,2002 e 2006. Foi presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba durante o biênio 2007/2009, sendo reeleito para o biênio 2009/2011. Ele ocupou o cargo de governador interino em fevereiro de 2009. Em 2010 renunciou a Presidência da Casa de Epitácio Pessoa para assumir o cargo de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), tendo assumido a presidência do TCE-PB durante o biênio 2015/2017.

Continue Lendo

Paraíba

Novo viaduto de Água Fria é “batizado” com nome do ex-prefeito Luciano Agra; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB) trouxe na edição desta sexta-feira (20/12), a publicação da Lei nº 13,534, de 19 de dezembro de 2024, de autoria do Poder Executivo, denominando de “José Luciano Agra de Oliveira (prefeito Luciano Agra) o viaduto que está sendo construído sobre a BR-230, nas imediações da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa) e dos Correios, na cidade de João Pessoa“.

Luciano Agra foi prefeito da Capital paraibana de 31 de março de 2010 até 1 de janeiro de 2013, pelo PSB. Ele faleceu na noite da quarta-feira, 10 de dezembro de 2024, no Hospital Memorial São Francisco em João Pessoa, após sofrer um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVCH).

Confira a imagem:

Continue Lendo