Nos acompanhe

Paraíba

Cortejo natalino e chegada do Papai Noel prometem encher de encanto o Natal de Cabedelo

Publicado

em

O clima de natal vai invadir a cidade portuária neste fim de semana (21 e 22),  quando acontece a programação do Natal Mágico promovido pela Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).

A Praça Getúlio Vargas vai receber, no sábado e domingo, todo o brilho e magia da data mais aguardada e encantadora do ano. Por lá, o Papai Noel vai chegar com todo o seu Cortejo, apresentações de dança, lapinha, musical e desfile natalino.

Com iluminação deslumbrante, espetáculos emocionantes e uma programação diversificada, o Natal Mágico 2024 reafirma o compromisso da Secretaria de Cultura em promover uma celebração que une tradição, inovação e impacto positivo na vida dos moradores de Cabedelo.

Criado em 2018, o Natal Mágico evoluiu ao longo dos anos, tornando-se uma das principais celebrações natalinas da região, integrando cultura, fé e confraternização. Desde seu início, o projeto se destacou pela decoração temática e pela programação cultural diversificada, sempre com o objetivo de valorizar os símbolos e tradições natalinas, além de fortalecer o desenvolvimento social e econômico local.

Programação – No sábado (21), o Natal Mágico começa com Apresentações da Escola de Dança e o Musical O Mundo Mágico do Natal.

Já no domingo (22), o encanto ficará por conta de apresentações da Escola de Dança, Lapinha Jesus de Nazaré, Musical O Mundo Mágico do Natal e o Desfile Natalino com a turma de Papai Noel, o Mickey e a Minnie.

A programação é gratuita e começa às 19h.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente do TRE-PB é homenageada pelo Regional de Pernambuco

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Na tarde desta quinta-feira (19), a presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, foi homenageada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) com a concessão da Medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca, na classe Comendadora. A honraria é concedida a pessoas e instituições que contribuem para o fortalecimento da cidadania e da democracia no país, e trata-se da mais alta comenda do Tribunal.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades e foi realizada na sede da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), no Recife.

A propositura, aprovada à unanimidade, foi apresentada pelo desembargador federal e membro do TRE-PE, Rogério de Meneses Fialho Moreira.

“É motivo de honra e satisfação ter o nosso nome aprovado por um Conselho de um Tribunal para receber a Medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca, honraria outorgada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. Agradeço ao TRE-PE, na pessoa do desembargador Rogério Fialho, autor da propositura da honraria”, declarou a desembargadora Agamenilde Dias.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal oficial do TRE-PE no YouTube.

Clique AQUI  e assista ao momento em que a presidente do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas recebe a homenagem.

Medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca

Ela é dividida nos graus ouro, prata e bronze e na classe Comendador e é destinada a pessoas e entidades com relevantes serviços ao eleitoral, à Justiça e à sociedade. Os nomes dos agraciados e agraciadas foram aprovados por unanimidade pelos membros do Tribunal, após indicação do Conselho da Medalha.

Na edição de 2024 da medalha, foram 61 agraciados membros do Judiciário Eleitoral, Federal, Estadual e Trabalhista; servidores públicos, militares, professores, advogados e personalidades da sociedade civil.

Continue Lendo

Paraíba

MIDR reconhece situação de emergência em Sousa, Cajazeiras e mais quatro municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em 32 cidades afetadas por desastres. Dentre elas, pelo menos, seis estão na Paraíba, incluindo Cajazeiras e Sousa.

Clique aqui e confira a Portaria nº 4.181 publicada no Diário Oficial da União (DOU).

As outras cidades paraibanas alcançadas pelo reconhecimento de situação de emergência foram: Barra de Santa Rosa, Salgadinho, São José do Sabugi e Serra Branca.

Também foram afetados pela estiagem os municípios Coité do Nóia e Senador Rui Palmeira, em Alagoas; Coronel João Sá, Heliópolis e Muquém do São Francisco, na Bahia; Canindé e Piquet Carneiro, no Ceará;  Tuparetama, em Pernambuco; Limoeiro do Ajuru, no Pará; Formoso do Araguaia, em Tocantins; Cáceres, no Mato Grosso e Tenente Laurentino Cruz, no Rio Grande do Norte.

Também no Rio Grande do Norte, as cidades de Japi e São Miguel receberam o reconhecimento por enfrentarem a seca, que é um período de ausência de chuvas mais prolongado do que a estiagem.

O município de Oriximiná, no Pará, enfrentou tempestades com vendavais.

Já as cidades mineiras de Carlos Chagas, Curral de Dentro, Mendes Pimentel, Ouro Verde de Minas, São José da Safira e Virgolândia, assim como os municípios de Arambaré e Doutor Maurício Cardoso, no Rio Grande do Sul e Uruana, no Goiás receberam o reconhecimento em decorrência das fortes chuvas.

Agora, as Prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo

Paraíba

Audiência Pública para debater o Plano Diretor de CG será realizada pela Câmara nesta sexta

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após ser protocolado na Câmara Municipal pela Prefeitura de Campina, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), no mês de agosto, o Projeto de Lei da Revisão do Plano Diretor de Campina Grande, que atualiza as diretrizes de planejamento urbano do município, será debatido em uma Audiência Pública nesta sexta-feira, 20 de dezembro. O evento, promovido pela Comissão de Assuntos Relevantes da Casa legislativa, acontecerá às 9h30, na sede da OAB-PB, localizada no bairro Catolé.

O secretário de Planejamento, Felix Araújo Neto, que esteve à frente da Revisão como presidente do Comitê Gestor, apresentou os principais pontos do projeto aos vereadores na última quarta-feira (18), destacando a importância da participação popular alcançada no processo. Ele comemorou o andamento das discussões na Câmara e falou sobre a expectativa de que o projeto seja votado ainda em 2024.

“O Plano Diretor é a base para o desenvolvimento ordenado da nossa cidade pelos próximos 10 anos. Estamos felizes com o avanço do debate na Câmara e confiantes de que o diálogo com os vereadores e a sociedade será positivo para a aprovação do Novo Plano Diretor ainda este ano’, ressaltou Felix.

A Audiência Pública desta sexta-feira (20) será aberta a todos que quiserem participar. A expectativa é de que neste encontro participativo seja definida ainda para 2024, a data da votação para a aprovação do Plano Diretor.

Continue Lendo