Nos acompanhe

Paraíba

TCE-PB firma parceria com a Procuradoria Geral do Estado para executar cobrança de débitos e multas

Publicado

em

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba firmou parceria com a Procuradoria Geral do Estado para tornar mais eficiente a cobrança de débitos e multas aplicadas pelo TCE. O termo de cooperação técnica foi assinado nesta quarta-feira (18) pelo presidente da Corte, conselheiro Antônio Nominando Diniz Filho, com a presença do procurador geral, Fábio Brito Ferreira, e tem como finalidade o compartilhamento de informações relacionadas às medidas executivas decorrentes do não cumprimento de decisões do Tribunal de Contas. O Tribunal de Contas da Paraíba é pioneiro em implementar a ação com essa finalidade.

O documento, que consta também com a assinatura do vice-presidente Fábio Nogueira, novo presidente eleito, destaca que, as partes se comprometem a manter a integração de seus respectivos sistemas eletrônicos, permitindo assim, acesso às informações básicas dos processos referentes às decisões originárias dos débitos e das multas aplicadas, bem como à qualificação dos responsáveis e aos demonstrativos das sanções que podem ensejar as medidas executivas cabíveis.

Nos termos firmados, competirá à Procuradoria informar ao TCE, via sistema eletrônico, as ações realizadas, o número do processo judicial nos casos de Ação Executória ou do protocolo de inscrição na Dívida Ativa do Estado. As decisões do Tribunal de Contas decorrem do cumprimento, conforme previsão do artigo 71, § 3º, da Constituição Federal, artigo 62, em seu parágrafo único, da Lei Orgânica do TCE, Lei Complementar Estadual nº 192, e dos artigos 306 e 307 do Regimento Interno da Corte e da Resolução Normativa RN-TC nº 07/24.

O conselheiro Nominando Diniz enfatizou a importância dessa parceria com a Procuradoria Geral, lembrando que essa é uma preocupação antiga do Tribunal de Contas, em relação ao cumprimento das sanções relativas ao descumprimento de suas decisões. O procurador Fábio Brito disse que o ingresso do TCE na plataforma de integração das informações com a PGE é um avanço na tecnologia e vai facilitar a adoção das medidas cabíveis de forma tempestiva para a instauração dos procedimentos.

Composição – O Tribunal de Contas realizou sua 2477ª sessão ordinária remota e presencial, sob a presidência do conselheiro Nominando Diniz Filho. Na composição do quórum estiveram presentes os conselheiros Arnóbio Alves Viana, Fernando Rodrigues Catão, Fábio Túlio Nogueira, André Carlo Torres Pontes e Antônio Gomes Vieira Filho. Também os conselheiros substitutos Marcus Vinícius Carvalho Farias e Renato Sérgio Santiago Melo. O Ministério Público de Contas esteve representado pelo subprocurador Luciano Andrade Farias.

Continue Lendo

Paraíba

Advogado Rodrigo Clemente de Brito Pereira é o mais votado na lista tríplice de juristas para vaga de Juiz Membro Efetivo do TRE-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os desembargadores do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), reunidos em Sessão Administrativa do Pleno, realizada na quarta-feira (18/12), elegeram a lista tríplice dos juristas para provimento da vaga de juiz membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

Dos 32 candidatos que participaram da disputa, o mais votado, com 18 dos 22 votos (81,81%), foi o advogado Rodrigo Clemente de Brito Pereira, que tem perfil técnico, com destacado histórico acadêmico e profissional, e que conta, em seu currículo, com a aprovação em uma das primeiras colocações no Concurso Público para analista do TRE/PB, conforme informações da Plataforma Lattes (link: http://lattes.cnpq.br/6228272893734201).

Compuseram ainda a lista tríplice os advogados Luís Fernando Benevides Ceriani, com 16 votos, e Miguel de Farias Cascudo, em terceiro escrutínio, com 12 votos.

A lista tríplice deverá ser encaminhada ao presidente da República, a quem compete, constitucionalmente, a nomeação do novo membro titular do TRE/PB.

Continue Lendo

Paraíba

Juíza nega pedido de Marcelo Queiroga para cassar mandato de Cícero Lucena

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A juíza Silvana Pires Brasil, da 70ª Zona Eleitoral de João Pessoa, julgou improcedente uma ação movida pelo então candidato à prefeito Marcelo Queiroga (PL) contra o prefeito reeleito e diplomado Cícero Lucena (PP).

Na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), conforme lembra esta matéria publicada pelo blog Conversa Política, a coligação de Queiroga acusa a chapa vitoriosa de abuso de poder político e econômico e pede a declaração de inelegibilidade de Cícero e o vice Leo Bezerra (PSB) por 8 anos, bem como a cassação do registro ou diploma deles.

O pedido tem por base as investigações do Polícia Federal no âmbito das Operações Território Livre e Mandare, que investiga um suposto aliciamento violento de eleitores através da contratação de pessoas ligadas a lideranças do tráfico de drogas nos bairros São José e Alto do Mateus em troca de apoio político e eleitoral.

Decisão
Ao analisar o caso, a juíza afirmou que o trabalho da PF “acende o alerta para conexões potencialmente perigosas através da penetração ainda que sutil do crime organizado na esfera do poder público”, mas que não haveria provas suficientes para condenar a chapa vitoriosa por abuso de poder político e econômico.

“As condutas atribuídas aos investigados, em especial quanto às contratações temporárias, embora, repita-se, questionáveis a partir dos princípios constitucionais norteadores da administração pública, não configuram conduta vedada, abuso de poder político, nem captação ilícita de sufrágio, porquanto praticadas fora do período eleitoral e sem ameaça à liberdade do voto ou comprometimento da legitimidade do pleito”, destaca a magistrada.

A juíza deu prazo de três dias para interposição de recurso e abriu vista ao Ministério Público Eleitoral (MPE) avaliar possível improbidade administrativa nas contratações reportadas na ação.

Continue Lendo

Paraíba

Caravana de Natal da Coca-Cola inclui passagem pelo Parque das Três Ruas, no Bancários

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Caravana Iluminada da Coca-Cola desfila pelas ruas de João Pessoa nesta quinta-feira (19/12). E pela primeira vez, o percurso vai incluir o Parque da Três Ruas, construído pela Prefeitura de João Pessoa no bairro do Bancários. A segurança viária dos espectadores e a mobilidade no entorno do trajeto por onde vai passar a Caravana serão realizados pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP).

Como nos anos anteriores, a concentração do evento ocorrerá no Parque Solon de Lucena, a partir das 17h30. De lá, os caminhões iluminados passarão pelas principais avenidas e ruas da cidade até a conclusão do passeio no bairro de Mangabeira.

O planejamento do órgão de mobilidade da Capital contará com a participação de equipes em motocicletas, realizando a escolta dos quatro caminhões que compõem a caravana, garantindo, assim, o deslocamento mais ágil e seguro.

“A Semob-JP dará apoio total na realização desta ação que já se tornou um tradicional evento em nossa Capital, sendo aguardado com grande expectativa pela população. Nossos batedores estarão acompanhando desde a concentração na Lagoa até a dispersão em Mangabeira. Com certeza será um momento de muito trabalho, mas também especial para todos”, ressaltou Expedito Leite Filho, superintendente de mobilidade de João Pessoa.

Percurso – A concentração da Caravana da Coca-Cola terá início às 17h30 no Parque Solon de Lucena, no Centro, e o deslocamento dos caminhões está previsto para iniciar às 18h.

O percurso incluirá as seguintes ruas e avenidas: Av. Presidente Getúlio Vargas (Lagoa), Av. Corálio Soares de Oliveira, Av. Dom Pedro I, Praça da Independência, Av. Pres. Epitácio Pessoa, Av. Senador Ruy Carneiro, Av. Professora Maria Sales, Av. Nego, Av. Antônio Lira, Av. Cairu, Rua Paulino Pinto, Av. Ministro José Américo de Almeida, subida do Altiplano, Rua João Cirilo da Silva, Rua Médico Industrial João Crisóstomo Ribeiro Coutinho, Rua Eugênio Carneiro Monteiro, Rua Tenente Francisco de Assis Moreira, Rua Luiz Gonzaga de Andrade, Rua Waldemar de Mesquita Accioly, Ponte das Três Ruas, retorna pela Rua Bancário Waldemar de Mesquita Accioly, Rua Rosa Lima dos Santos, Rua Empresário João Rodrigues Alves, Rua Bancário Sérgio Guerra, Rua Walfredo Macedo Brandão (principal dos Bancários) e Avenida Josefa Taveira (Centro Cultural).

Confira imagem:

Continue Lendo