Nos acompanhe

Paraíba

Presidente do TCE-PB reúne imprensa em “Café Com Dados” e apresenta novas ferramentas de transparência

Publicado

em

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Antônio Nominando Diniz Filho, reuniu profissionais da imprensa paraibana nesta terça-feira (17/12), em um café da manhã, oportunidade em que agradeceu o apoio recebido durante o seu mandato e apresentou as inovações das novas ferramentas de transparência do TCE, no que se refere a dados abertos sobre as gestões públicas. Ao lado do vice-presidente, conselheiro Fábio Nogueira, eleito para assumir a presidência em janeiro, Nominando mostrou os avanços tecnológicos da Corte de Contas e as facilidades de acesso às informações no novo portal do TCE.

No encontro, sob a coordenação da Assessoria de Comunicação (Ascom), denominada “Café com Dados”, 4ª edição, o presidente sentou com os jornalistas e conversou sobre as atribuições do Tribunal de Contas, reiterando sempre o desejo de manter a parceria institucional com a sociedade, por meio da imprensa, mostrar o trabalho do TCE no controle das contas públicas, ressaltando a importância da transparência no manuseio dos recursos públicos. Na ocasião, o presidente abriu o site institucional do TCE e mostrou várias ferramentas de acesso a dados e informações sobre a destinação dos recursos da sociedade no Estado e nos municípios.

Destacou o acompanhamento das sessões ordinárias em tempo real, por meio do Portal do TCE, reforçando a novidade do acesso aos vídeos de todos os julgamentos nas datas e tempos cronometrados, conforme previstos nas pautas de julgamento, assim como, as disponibilidades das respectivas atas. “Esse é um avanço inédito em todo o Brasil”, frisou o presidente, que ainda detalhou os serviços abertos à sociedade.

No Observatório de Dados, por exemplo, estão detalhados referentes ao Sagres Cidadão, Turmalina, GeoPB, Preços de Referência, Preço da Hora, Painéis de Acompanhamento, Certidões, Banco de Legislação, Mural de Licitações e Mural de Concursos e Jurisprudência.  Em outro item, o Observatório Processual, que detalha imputações de débitos e multas a serem encaminhadas para cobrança executiva aos órgãos competentes. A novidade agora será o convênio com a Procuradoria do Estado para inserção dos responsáveis em cartórios de protestos.

No Observatório Sagres, o acesso é aberto também para as receitas com as respectivas fontes, e para as despesas do Estado e dos municípios, onde podem ser acessados todos os pagamentos realizados pelos jurisdicionados. Trata também da destinação das famosas emendas parlamentares, contratações de pessoal, contratos de terceirizados, frota de veículos, entre outras informações de interesse público.

O conselheiro Fábio Nogueira, presidente eleito e que tomará posse no cargo no dia 10 de janeiro de 2025, durante o encontro, falou de sua disposição em manter essa proximidade institucional com a imprensa, que é um canal importante de diálogo com a sociedade. “Reafirmo nosso compromisso com a transparência e o apoio da imprensa é fundamental”, disse ele. Reiterou que as demandas são crescentes na gestão pública, daí a necessidade do aparelhamento técnico dos órgãos de controle.

Continue Lendo

Paraíba

Secretário da Segurança defende uso de câmeras corporais pelos guardas municipais de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O secretário da Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa, Dudu Soares, durante entrevista ao @portaldacapital, nesta terça-feira (17/12), defendeu o uso de câmeras corporais pelos guardas municipais que atuam na Capital paraibana.

Segundo o gestor, trata-se de uma discussão que é tendência e que terá que discutida.

Ainda de acordo com Soares, o profissional do setor precisa enxergar o recurso como defesa do próprio agente e da população.

É uma discussão nacional […] é uma tendência também. Tem que ser discutida […]. O Governo do Estado saiu na frente“, frisou Dudu Soares.

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

Leo Bezerra confirma que haverá mudança no secretariado municipal para a próxima gestão de Cícero

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vice-prefeito Leo Bezerra (PSB), reeleito em João Pessoa, confirmou que haverá uma reunião para definir quais nomes comporão o novo secretariado da próxima gestão do Executivo Municipal pessoense.

Segundo Leo, nenhum nome está definido ainda, mas alguns ajustes serão feitos.

Não sei se grande reforma, mas vai fazer algumas reformas, alguns ajustes“, afirmou o vice-prefeito.

O comentário do gestor foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (17/12).

Confira o áudio:

 

Possibilidades

O presidente estadual do AGIR 36, Flávio Moreira, após ato de diplomação do vereador eleito do partido, Luís da Padaria, e dos suplentes, na segunda-feira (16/12), reforçou que busca ocupar espaços na gestão municipal em que a legenda “possa dar execução os projetos que fazem nosso partido”.

Consta entre os diplomados a suplente Alyne Moreira, 5ª mulher mais votada nas eleições deste ano em João Pessoa.

Mesmo sem querer apontar secretarias específicas, por entender que a decisão cabe ao prefeito Cícero Lucena (PP), Moreira destacou a trajetória da esposa Alyne no que tange o tocante à administração pública.

“Alyne é reconhecidamente uma técnica de mão cheia e capaz de ocupar qualquer espaço para servir ao povo de nossa cidade, visto que é vocacionada a ajudar quem mais precisa, assim como Cícero. Alyne tem como maior inspiração Lauremilia, uma abnegada mulher a serviço de nosso povo e certamente pode estar em qualquer lugar que o prefeito entender necessário”, destacou.

Já o vereador reeleito Tarcísio Jardim (PP), por diversas ocasiões, manifestou interesse em comandar a Segurança Municipal de João Pessoa.

É uma pasta muito técnica que tem que ter uma pessoa técnica“, frisou o parlamentar.

Em se confirmando a ascensão de Jardim para o comando da Secretaria Municipal, o suplente Mô Lima, assumiria a vaga de Tarcísio na Câmara Municipal de João Pessoa (PMJP).

Continue Lendo

Paraíba

Repartições estaduais têm ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os dias 24 e 31 de dezembro, datas que antecedem as comemorações de Natal e Ano Novo, serão ponto facultativo no Estado da Paraíba. A portaria do Governo do Estado nº 835 assinada pelo secretário da Administração, Tibério Limeira, foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (17).

Conforme a portaria, o ponto facultativo é aplicado a todos os servidores da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo, devendo ser preservado o funcionamento dos serviços essenciais.

Continue Lendo