Nos acompanhe

Paraíba

Vereadores eleitos do União Brasil garantem “voto conjunto” para a presidência da Câmara de Campina

Publicado

em

Os cinco vereadores eleitos para a próxima legislatura na Câmara Municipal de Campina Grande pelo partido União Brasil se reuniram nesta quinta-feira (12/12) para tratar sobre a eleição para a Presidência da Casa de Félix Araújo para o biênio 2025/2027.

De acordo com informações divulgadas pelo blog Pleno Poder, estiveram juntos as vereadoras Ivonete Ludgério, Carol Gomes e Fabiana Gomes, além dos parlamentares Alexandre do Sindicato e Rafafá.

Ao final da reunião ficou decidido que a bancada votará unida no pleito do próximo dia 1º de janeiro e que o nome a ser lançado será escolhido dentro de muito em breve.

Continue Lendo

Paraíba

Ruy exalta tecnologia para capacitação técnica e profissionalizante de 5 mil mulheres nordestinas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O lançamento do programa “Mulheres para a Tecnologia Brasileira”, que vai capacitar 5 mil mulheres nordestinas em situação de vulnerabilidade social, foi celebrado pelo deputado federal Ruy Carneiro. O parlamentar representou a Câmara Federal durante o evento realizado em João Pessoa, que confirmou a parceria firmada entre o Ministério da Educação e a multinacional chinesa Huawei.

Ruy exaltou a inclusão da Paraíba e do Instituto Federal de Educação na ação, que também irá contemplar os estados do Ceará, Maranhão, Piauí e Sergipe. “Transformar a vida de 5 mil mulheres em situação de vulnerabilidade social. Trazer até elas a oportunidade de conhecer a tecnologia e abrir o mercado de trabalho por meio da inclusão digital. Essa é uma grande conquista desse novo programa e fortalece o trabalho que tenho realizado junto ao IFPB para a ampliação da educação profissionalizante em toda a Paraíba”.

A cônsul-geral da China no Recife, Lan Heping, enfatizou as iniciativas do país asiático voltadas para a implementação de políticas de igualdade de gênero e de incentivo ao empreendedorismo feminino. “Nosso foco é aumentar a consciência de autoproteção das mulheres e promover a melhoria de sua posição social. A China está pronta para trabalhar com todos os setores da comunidade brasileira para promover ainda mais a cooperação prática no campo da ciência e tecnologia”, detalhou.

O Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, afirmou que a parceria fortalece a empregabilidade e o empreendedorismo, buscando reparar desigualdades históricas. “A gente inicia essa ação de qualificação com uma grande ponta de lança, que é a maior que a Rede Federal pode ter, justamente porque trabalha com a questão da formação de pessoas para ampliar a questão tecnológica, dentro do ensino, da pesquisa e da extensão”, pontuo.

Já para a reitora do IFPB, Mary Roberta, o programa potencializa o enfrentamento à desigualdade de gênero, ao mesmo tempo em que vai capacitar e inserir mulheres no mercado de tecnológico. “É um direito das mulheres ter espaço em todas as áreas da sociedade. O programa tem o papel de traze-las para o mundo tecnológico, para que elas possam dar sua contribuição à sociedade, os seus cérebros sejam aproveitados e que o lado humano e feminino esteja em todos os lugares”, disse a educadora.

O programa “Mulheres para a Tecnologia Brasileira” contará com investimentos de R$ 5 milhões da Huawei e cada estado deve ser beneficiado inicialmente com mil vagas. As qualificações serão ofertadas em áreas estratégicas e de grande necessidade de mão de obra no mercado digital, a exemplo da inteligência artificial, internet das coisas, nuvem e empreendedorismo digital. A carga horária será de 160 horas por curso. A iniciativa será executada no modelo de bolsa-formação, vinculada à permanência das estudantes no curso escolhido.

Continue Lendo

Paraíba

Tião Gomes afirma que não há articulação para dividir suas bases no Brejo Paraibano

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual Tião Gomes, com nove mandatos e mais de 40 anos de vida pública, afirmou que não há qualquer articulação política em relação às bases eleitorais na região do Brejo Paraibano.

A declaração de Tião ocorreu após o prefeito de Bananeiras, Matheus Bezerra, confirmar que sua esposa, Maria Porto, será candidata a deputada estadual e surgirem informações de que ela herdará as bases do deputado.

“Maria tem todo o direito de ser candidata, é um bom nome. Matheus é prefeito de uma grande cidade que se tornou referência em administração na região. Minhas bases são formadas por prefeitos amigos, e o de Bananeiras é um deles, com todo o meu respeito”, afirmou a parlamentar.

Tião Gomes destacou que está em diálogo com atuais deputados e prefeitos para definir estratégias de campanha visando as próximas eleições. “No momento certo, tudo será definido”, pontuou o parlamentar.

Continue Lendo

Paraíba

Prefeitura recebe equipe da Estratégia Alimenta Cidades e reforça ações na segurança alimentar

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura de João Pessoa vem desenvolvendo um importante trabalho de segurança alimentar junto às diversas famílias em vulnerabilidade social, com programas como o Pão e Leite, cozinhas comunitárias e restaurantes populares. E essa assistência ganhou um grande reforço a partir desta quinta-feira (12), com a Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades – Alimenta Cidades. A iniciativa é do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sesan/MDS) e presta apoio institucional e técnico as prefeituras para a estruturação, implementação, monitoramento e avaliação de ações.

O prefeito em exercício, Leo Bezerra, participou do encontro, onde as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea-JP) discutiram estratégias com os representantes do MSD. A reunião foi no auditório do Centro de Treinamento de Professores (Cecapro), no bairro Expedicionários.

O gestor destacou os equipamentos de segurança alimentar da Capital e a importância dessa aproximação com o Governo Federal em benefício das pessoas em vulnerabilidade social. João Pessoa é referência na estratégia de segurança alimentar, contando com seis cozinhas comunitárias em funcionamento e mais quatro em construção, dois restaurantes populares, um Banco de Alimentos e o programa Pão e Leite, todos voltados para pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Temos seis cozinhas comunitárias, estamos construindo mais quatro, implantamos novamente o Pão e Leite. Nós pegamos João Pessoa sucateada e o que fizemos foi reformar esses equipamentos, equipá-los e humanizar o serviço. Essa é a nossa principal função, humanizar. Não é botar apenas uma concha de feijão ou um prato de comida a uma pessoa, é mostrar que ali a gente tem um amor da gestão, porque a gente está acabando com a fome da população” reforçou.

A coordenadora geral do Alimenta Cidades, Gisele Bortolini, ressaltou o exemplo que João Pessoa é para a região no tema de segurança alimentar. “Desde quando fizemos o primeiro encontro, observamos que João Pessoa se destaca muito em relação ao Programa de Aquisição de Alimentos, na forma de organizar e operacionalizar o programa, e hoje a cidade está ajudando outras que estão recebendo esse recurso do PAA pela primeira vez e precisam desse apoio”, falou.

Gisele Bortolini ainda falou sobre a redução no número de pessoas em insegurança alimentar e nutricional grave no país. Atualmente, são 8 milhões de brasileiros, só que 7 milhões estão nas cidades. “Então, precisamos olhar para os grandes centros urbanos e pensar políticas públicas que façam com que o caminho das pessoas dentro da cidade se encontre com o caminho do alimento. A proposta é que juntos, o Governo Federal, o Estado e o município, possamos avançar no olhar para a segurança alimentar e nutricional nos grandes centros urbanos. É um trabalho que começou nesse ano e que vai se estender ao longo de 2025 e 2026”, reforçou.

Oficina – Durante o encontro, foram realizadas oficinas. Estavam presentes a secretária de Desenvolvimento Social de João Pessoa (Sedes), Norma Gouveia, e o presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea-JP), Sérgio Lucena.

Thais Barreto, diretora do Instituto Comida do Amanhã, apontou a importância de o município realizar as oficinas e o quanto esse momento é de aprendizado, mas também de conhecer como funciona a política de segurança alimentar e nutricional da Capital.

“O Comida do Amanhã está fazendo agendas individualizadas com cada uma das 60 cidades prioritárias e pra gente é muito especial estar aqui em João Pessoa. Acreditamos que essa oficina de hoje vai ajudar a apontar os caminhos pra cidade poder fazer e implementar ações a partir do ano que vem, pra gente pensar de que forma avançar ainda mais nessa pauta na cidade. A partir dessas oficinas vamos discutir o diagnóstico, vamos pensar forças e fragilidades do município e também elencar temas e ações prioritárias. Vamos sistematizar um documento que vai ser entregue para a cidade fazer o início da construção do que a gente chama de rota de implementação, que é onde o município realmente vai elencar as ações que serão colocadas em prática”, completou.

Visitas – Nesta sexta-feira (13), acontece a visita aos equipamentos de segurança alimentar da cidade.

Continue Lendo