O concerto de encerramento da temporada 2024 da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba terá um repertório que inclui poema sinfônico com influência de jazz, trilha sonora, quinteto de metais, ballet e solo de flauta. Será nesta quinta-feira, 12 de dezembro, às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, com entrada gratuita.
Esta apresentação, que celebra o sucesso da temporada da OSJPB, com regência do maestro Luiz Carlos Durier, terá a participação do Coro Sinfônico da Paraíba e da flautista Sabrina dos Santos como solista.
Os jovens músicos iniciam o concerto executando a música “Champagne Galop”, do compositor dinamarquês Hans Christian Lumbye (arranjo de Martin Haub), seguida por “A Flauta de Pan, Op. 15 para Flauta e Orquestra”, do francês Jules Mouquet (orquestração de Alfred Quensel), com a solista Sabrina dos Santos.
A música que comemora o fim de ano vem logo depois. É “Boas Festas para Quinteto de Metais”, do pernambucano Maestro Duda, que será executada pelos instrumentistas Emanuel Gonçalves e José Macena (trompete), Douglas Feliciano (trompa), Matheus Henrique (trombone) e Victor Almeida (tuba).
Na sequência, o público vai conferir três belas peças: “Ballet Quebra Nozes”, do russo Tchaikovsky; “Harry Potter – Suíte Sinfônica”, do compositor de trilhas sonoras, o americano John Williams (arranjo de Jerry Brubaker), e “Um Americano em Paris – Para Orquestra”, poema sinfônico para orquestra com influência do jazz do também americano George Gershwin.
“A Jovem encerra mais uma temporada colhendo frutos de muito aprendizado. Muitos compositores, em sua maioria desconhecidos, conviveram conosco nos ensinando estéticas diversificadas”, disse o maestro Luiz Carlos Durier.
“Para este concerto, a emoção está em alta”, continuou. “Tchaikovsky nos emociona com o pas de deux do ballet Quebra Nozes, cuja melodia arrebatadora é, apenas, uma escala de Sol maior, numa obra típica para o Natal”, explicou o maestro.
“A Flauta de Pan, de Jules Mouquet, que será tocada pela solista Sabrina dos Santos, retrata o mito de Pan e sua relação com os pastores, os pássaros e as ninfas. A obra impressionista teve inspiração em poemas dos clássicos gregos Alcée, Anyté e Platão”.
Durier destacou a participação especial do Quinteto de Metais da Jovem, com a música referente ao Natal do Maestro Duda. “Teremos também duas obras leves e de muita alegria, que darão ao programa leveza, humor e celebração: o Champagne Galop, de H. C. Lumbye, que exalta a vida com estouros de champanhes, e a Suíte Harry Potter, com os temas do primeiro filme, que guardamos com alegria na memória”, observou.
“O concerto encerra com o Americano em Paris, de George Gershwin, peça que retrata um americano deslumbrado pela Cidade Luz. A obra é bastante inovadora, aproxima a vitalidade e o valor de entretenimento do musical da Broadway, para a forma de concerto com o jazz e o blues, tipicamente americanos. De fato, foi um grande desafio e ousadia nossa. Valeu muito desfrutar com a genialidade de Gershwin”, finalizou o maestro.
A flautista Sabrina dos Santos disse estar muito feliz com a oportunidade de estar novamente solando com a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e com o maestro Durier. “A gente fez uma temporada muito bonita, muito inspiradora, e é um prazer para mim solar nesse último concerto, que também está com um repertório muito bonito e que vale muito a pena de ser assistido”, afirmou.
“A peça que eu vou tocar junto com a orquestra, que se chama La Flûte de Pan, é uma peça francesa para flauta e piano originalmente, mas que a gente vai fazer uma transcrição para flauta e orquestra. Ela traz ambiências muito bonitas. É uma peça baseada na mitologia de pan. Eu espero todos lá”, convidou.
O regente
O maestro Luiz Carlos Durier, paraibano de João Pessoa, é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba há 26 anos e foi regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba durante nove anos.
Concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e desde que chegou à Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), em 1991, lidera atividades de educação musical, ensinando Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência.
Na sua trajetória, Durier conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente, e ainda do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Regeu ainda apresentações de artistas populares com a Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Jovem, a exemplo de Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Zélia Duncan, Zé Ramalho, Cátia de França, Nathalia Bellar e Chico César.
No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito do Rotary Internacional, pelo brilhante desempenho profissional frente a OSPB.
A solista
Sabrina dos Santos (flautista) – Iniciou seus estudos musicais aos 9 anos, sob a orientação de seu pai, Adilson Silva. Posteriormente, frequentou o curso técnico da Escola de Música de Brasília e da Universidade de Brasília. É licenciada e bacharel em Flauta Transversal pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Atualmente atua como flautista na Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e como professora no Conservatório Pernambucano de Música. Como solista, já se apresentou com a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, o Projeto Música das Antigas (PE), a Orquestra Jovem de Pernambuco, a Orquestra Sinfônica de Limeira (SP) e a Orquestra Acadêmica do Conservatório Pernambucano de Música.
Recebeu prêmios de destaque, incluindo o terceiro lugar (2022) e o primeiro lugar (2023) no Concurso de Jovens Talentos – Troféu Mansueto Barbosa, além do reconhecimento como Jovem Solista da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba.
Entrada – Não é cobrado ingresso para os concertos da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. Os idosos, cadeirantes e demais pessoas com dificuldade de locomoção têm entrada acessível na lateral da Sala de Concertos, ao lado do palco da Praça do Povo. O programa deste concerto estará disponível na bio da página da OSPB no Instagram: @orquestra.ospb.
No próximo dia 19 de dezembro, a Orquestra Sinfônica da Paraíba vai apresentar o Concerto de Natal. Será também às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, com entrada gratuita.
Serviço
Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba
9º Concerto Oficial da Temporada 2024
Regência: Maestro Luiz Carlos Durier
Solista: Sabrina dos Santos (flauta)
Dia: 12 de dezembro (quinta-feira)
Hora: 20h30
Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural
Ingresso: Gratuito