Nos acompanhe

Notícias

R$ 1,5 bi: Sudene aprova incentivos fiscais para empresas em 10 Estados; 4 estão na Paraíba

Publicado

em

A Diretoria Colegiada da Sudene aprovou 46 pleitos de incentivos fiscais em reunião na quarta-feira (04/12). As empresas informaram um investimento de R$ 1,5 bilhão em dez estados da área de atuação da Autarquia e 16,6 mil empregos diretos e indiretos. Desse total, 1.787 são novos postos de trabalho.

De acordo com o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, a política de incentivos fiscais é estratégica para a atração e permanência de empresas na Região, especialmente pelos desafios de competitividade ainda existentes em relação a outras do País. “Esse é um instrumento importante para reduzirmos as desigualdade, gerando oportunidades e renda para a população”, afirmou.

Foram aprovadas hoje 42 solicitações de redução de 75% do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e seis de reinvestimento de 30% do IRPJ. As empresas beneficiadas estão localizadas em Alagoas (3), Bahia (12), Ceará (5), Espírito Santo (4), Maranhão (2), Minas Gerais (3), Paraíba (4), Pernambuco (7), Rio Grande do Norte (4) e Sergipe (2).  “São empreendimentos de diversos setores, da indústria de transformação à infraestrutura”, explicou o diretor substituto de Gestão de Fundos e Incentivos Fiscais, Wandemberg Almeida.

O coordenador-geral de Incentivos Fiscais da Sudene, Silvio Amaral, acrescentou que, neste ano, já foram aprovados 366 pleitos e ainda há análises em andamento pela equipe técnica. “Até o fim do ano, deveremos apresentar novas demandas de empreendimentos da nossa Região para avaliação da Diretoria”, disse.

Na reunião da Diretoria Colegiada, também foram aprovadas a programação do FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste) e a nota técnica com a alteração nas diretrizes e prioridades do fundo para 2025. Os diretores da Sudene também aprovaram a nota técnica com as diretrizes e prioridades de aplicação dos recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) para o ano que vem. Essas matéria serão submetidas ao Conselho Deliberativo da Sudene no próximo dia 11.

Continue Lendo

Paraíba

Associação dos Magistrados se manifesta sobre operação do Gaeco que tem juiz e advogados como alvos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) divulgou uma ‘Nota Oficial’ se manifestando sobre a operação especial do Gaeco que teve juiz e advogados como alvos.

Na Nota, a AMPB reforçou a importância da ampla defesa e que já acompanha de perto as investigações em curso para esclarecer os fatos e eventuais responsabilidades.

Nota Pública

A Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), entidade representativa dos magistrados do Estado da Paraíba, vem a público manifestar-se acerca dos fatos recentemente noticiados na mídia local, sobre uma operação deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público da Paraíba (MPPB), que investiga indícios de manipulação ilícita de decisões judiciais envolvendo o sistema financeiro.

A AMPB reforça a importância da observância aos princípios do contraditório e da ampla defesa, que são basilares de um Estado Democrático de Direito e garantias imprescindíveis a todos os cidadãos, independentemente de sua condição.

Bem como, reafirma o compromisso com a transparência e o respeito às instituições democráticas, e informa que acompanha de perto as investigações em curso e confia que as mesmas serão conduzidas com o rigor e a seriedade necessários para esclarecer os fatos e apurar eventuais responsabilidades.

João Pessoa, 11 de dezembro de 2024.

Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB)

Continue Lendo

Paraíba

Médicos protestam e paralisam atividades em Bayeux após meses de salários atrasados

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os médicos que atendem nas policlínicas e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) instaladas no Município de Bayeux, paralisaram as atividades, nesta quarta-feira (11/12), em protesto ao atraso, de meses, no pagamento dos seus respectivos salários.

De acordo com informações oficiais, os salários estão atrasados desde o mês de setembro e ainda não há uma perspectiva de pagamento.

O presidente do Sindicato da categoria, Tarcísio Campos, lamentou a situação e disse que a paralisação foi um recurso adotado pela categoria após votação realizada durante reunião na manhã desta quarta-feira (11/12).

Ainda segundo Tarcísio, a categoria cansou de ouvir promessas não cumpridas pela Prefeitura.

O sindicalista afirma que os atendimentos de urgência e emergência estão garantidos à população.

A Prefeitura de Bayeux ainda não se manifestou sobre o caso e o comentário feito por Tarcísio Campos foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (11/12).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba sanciona Lei que cria Roteiro Gastronômico para impulsionar turismo e a culinária

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo sancionou, nesta quarta-feira (11), a Lei Nº 13.491, que estabelece o Roteiro Gastronômico do Estado da Paraíba. A medida visa promover, valorizar e divulgar a rica cultura gastronômica da região, incentivando o turismo, a economia local e a preservação das tradições culinárias paraibanas. A sanção foi publicada no Diário Oficial do Estado.

A Lei, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, destaca a culinária típica da Paraíba, incluindo restaurantes, bares, feiras, mercados, fazendas e outros estabelecimentos que se destacam pela autenticidade e qualidade de seus produtos. O Roteiro Gastronômico tem como objetivo também fomentar o uso de ingredientes locais e sustentáveis, criando uma rede de turismo gastronômico integrada e sustentável.

De acordo com a nova lei, a inclusão de municípios e estabelecimentos no Roteiro será feita com base em critérios como a qualidade e autenticidade dos pratos, o uso de ingredientes regionais e a infraestrutura disponível para receber turistas. A medida também levará em consideração o interesse dos municípios e das empresas em participar das atividades relacionadas ao Roteiro Gastronômico.

A Lei Nº 13.491 prevê também ações de capacitação para os profissionais do setor gastronômico, com o objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos aos turistas. Além disso, o Governo do Estado vai buscar parcerias com instituições de ensino e entidades do setor privado para incentivar a inovação e a sustentabilidade nas práticas gastronômicas.

Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), destacou que a medida abre novas e promissoras perspectivas para o turismo no estado. “A Paraíba é um verdadeiro celeiro de sabores, com uma gastronomia variada e repleta de tradições que vão do Litoral ao interior. A aprovação desta lei representa uma oportunidade única de divulgar e fortalecer nossa culinária de forma estratégica, permitindo que as pessoas conheçam as delícias que fazem parte do nosso patrimônio cultural”, afirmou.

Rosália Lucas, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, também destacou a relevância da nova lei para o fortalecimento da identidade cultural e econômica do estado. “A gastronomia paraibana é um dos pilares da nossa cultura e da nossa economia. Esta é uma oportunidade de não só preservar as receitas tradicionais, mas também gerar emprego e renda, apoiando nossos produtores locais e chefs da região”, explicou.

Continue Lendo