A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) vai contar com investimentos na ordem de R$ 375,7 milhões. O dado foi apresentado pelo secretário de Infraestrutura Rubens Falcão durante Audiência Pública de debate da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025, na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na quinta-feira (05/12).
Rubens Falcão afirmou que a gestão dará continuidade ao programa de pavimentação de ruas, com padronização de calçadas. “Já são mais de 1.500 pavimentações projetadas para este ano. Só vão faltar 850 ruas na nossa cidade, que estamos planejando executar no próximo mandato”, destacou Rubens, salientando empréstimo de R$ 100 milhões totalmente voltado para o programa.
Sobre as escolas, o secretário destacou que 104 já estão em construção e reformas. “Amanhã entregaremos mais uma, a 41ª, a escola João Gadelha. São 190 equipamentos na área de educação. Esperamos que até o final do próximo mandato a gente possa reformar todas as unidades de educação de nossa cidade”, ressaltou.
O secretário destacou ainda que dará continuidade ao programa de drenagem. “Temos um grande programa de drenagem. A prefeitura está usando alta tecnologia na solução da drenagem. Estamos usando robôs para detectar os problemas de drenagem na cidade e já estamos colhendo os frutos: a cada inverno temos menos alagamentos”, afirmou.
Rubens Falcão ainda citou o programa de reformas de mercados públicos, com as obras dos mercados Central, do Rangel e do Castelo Branco; o programa de construção de cozinhas comunitárias, que, segundo ele, já tem 11 em andamento; e o programa de substituição da iluminação regular pela de Led, que já está concluído em mais de 30 bairros, de acordo com o gestor.
“Serão muitas ações coordenadas pelo secretário de planejamento Ayrton Falcão e de articulação Diego Tavares. Estaremos aqui à disposição para esclarecer as dúvidas com relação ao que se pretende fazer com o orçamento de 2025, para que a gente possa, cada vez mais, estar junto da Câmara e atender principalmente aqueles que mais precisam”, concluiu Rubens Falcão.
Parque da Cidade
Sobre o andamento das obras do Parque da Cidade, no Aeroclube, Rubens Falcão explicou que a Prefeitura consultou o órgão ambiental estadual, que orientou a elaboração de um Relatório Ambiental Simplificado (Ras), um documento técnico de análise da viabilidade ambiental de atividades ou empreendimentos. “Fizemos e o encaminhamos à justiça, e ela acatou o produto que foi feito. Para nossa surpresa, uma outra instância está querendo a realização de mais estudos, e vamos adotar as providências para atender, como sempre fizemos”, esclareceu.
Questionamentos
Sobre a ocupação desordenada da praia, Rubens Falcão respondeu ao vereador Renato Martins (Avante) que é um desafio que a gestão está enfrentando com o apoio do Ministério Público. “A gente vem tratando junto ao Ministério Público. Participei de algumas reuniões e a prefeitura está enfrentando, tem todo um projeto de reurbanização feito pela Seplan, e o trabalho da Setur de convencimento junto aos comerciantes para o reordenamento”, explicou.
Ao vereador Carlão (PL), o secretário respondeu que o problema da mobilidade urbana só vai ser resolvido com grandes obras, como a ponte das Três Ruas, já construída; a ponte do Cuiá, já autorizada; e o sistema viário do Altiplano, em planejamento.
Sobre a padronização das calçadas de ruas já pavimentadas, o secretário respondeu a Marmuthe Cavalcanti (Republicanos) que a prefeitura não tem um projeto específico para isso, mas que pretende avançar na questão inicialmente interligando as calçadas que já são padronizadas.
“O Valentina, hoje, é um grande espaço de vivência e convivência. Estamos concluindo o primeiro parque linear, já está projetado o terceiro, e falta um espaço muito grande no meio, que dá demais para a gente ampliar, como o senhor falou”, afirmou Rubens Falcão respondendo a Marmuthe Cavalcanti sobre um Parque Linear do Valentina. O secretário acrescentou que vários parques estão projetados, como o do Geisel, da Hilton Souto e da Argemiro de Figueiredo.