Nos acompanhe

Notícias

Audiência Pública: MPF discute ordenação do Turismo Ecológico nas regiões do Bessa e Seixas nesta 5ª

Publicado

em

O Ministério Público Federal (MPF) convocou uma Audiência Pública com o objetivo de discutir e implementar medidas para a ordenação do turismo ecológico nos recifes costeiros do Bessa e do Seixas, em João Pessoa (PB). A audiência ocorrerá no dia 21 de novembro de 2024, das 14h às 17h, no auditório da Procuradoria da República na Paraíba, localizado na Av. Epitácio Pessoa, 1800, João Pessoa.

A audiência será aberta a todas as pessoas, além de representantes de órgãos públicos, entidades privadas e membros da sociedade civil interessados na preservação do meio ambiente e no uso sustentável desses recifes. Os participantes terão direito a se manifestar oralmente ou por escrito, sendo necessário encaminhar pedidos de manifestação oral até o dia 15 de novembro de 2024, pelo e-mail .

A iniciativa faz parte de procedimento administrativo instaurado pelo MPF (PA-PPB n.º 1.24.000.000446/2024-22), que visa fomentar a discussão sobre a implantação de diretrizes e normas para o turismo ecológico na região, garantindo a preservação ambiental e o uso responsável dos recifes costeiros, que são patrimônio ambiental e cultural da cidade.

O procurador da República Renan Paes Felix ressalta que a preservação desses ecossistemas é um compromisso que deve ser assumido coletivamente, integrando o poder público, a comunidade científica, os empresários e a sociedade civil em um diálogo aberto e construtivo. “Somente por meio de um debate aprofundado e participativo, poderemos definir medidas eficazes e sustentáveis que garantam o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental, assegurando que esses recursos naturais sejam aproveitados de forma consciente, tanto pela geração atual quanto pelas futuras”, afirmou o procurador.

A Zona Costeira, reconhecida como patrimônio nacional, possui regulamentação específica para garantir seu uso sustentável e preservação, conforme estabelecido na Lei Orgânica do Município de João Pessoa. A preocupação com o uso sustentável dos recifes de corais surgiu a partir do aumento dos passeios turísticos nas piscinas naturais da Praia do Seixas, com situações de pisoteio de corais e excesso de embarcações na região. Há necessidade de estudos técnicos para realizar a análise de capacidade de carga e visitação turística adequada ao ambiente marinho, a fim de evitar danos ambientais.

Confira a íntegra do edital de convocação da audiência.

Continue Lendo

Negócios

‘Barítono’: Lulu Santo apresenta show neste mês em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Lulu Santos volta a João Pessoa, no dia 29 de novembro, com a turnê “Barítono”, depois de estrear em grande estilo nos Estados Unidos e rodar diferentes regiões do Brasil ao longo de 2023. Com repertório de sucessos, o cantor apresenta seus hits em shows que celebram os 70 anos de vida e 50 de carreira. A apresentação acontece no Teatro Pedra do Reino, a partir das 20h (Abertura dos portões).

Ele já conquistou uma legião de fãs em todo o mundo e traz em ‘Barítono’ uma homenagem à revelação tardia do cantor sobre sua tessitura vocal grave. “Admiti tardiamente várias coisas importantes sobre mim, entre elas o fato de ser um barítono, cantor de tessitura vocal grave. Desde que ‘assumi’ essa condição, como costuma acontecer com essas coisas, facilitou enormemente minha vida e arte”, explica.

“Sou Barítono com paixão, gosto dos graves, gosto de como minha voz soa nesta região. É com essa intenção e propósito que chegamos a este espetáculo no qual oferecemos, como de hábito, nosso melhor. Não vejo a hora de lhes apresentá-lo”, diz o cantor em uma carta aberta aos fãs no início da turnê.

Na estrada há pouco mais de um ano, nos próximos meses a Turnê Barítono será apresentado em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, São Luís do Maranhão, Espírito Santo, Ceará, Piauí e Pará.

Os ingressos para a apresentação em João Pessoa, no Teatro Pedra do Reino, estão disponíveis on-line através da Bilheteria Digital e também presencial na loja Mioche Mag Shopping.

Continue Lendo

Negócios

Com espetáculo ‘Notícias Populares’, Os Melhores do Mundo retornam a João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O grupo de humor mais querido do Brasil, “Os Melhores do Mundo” traz para o palco do Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa, o espetáculo “Notícias Populares” no dia 30 de novembro, prometendo muita diversão e risadas garantidas. Os ingressos estão disponíveis no site Ingresso Digital.

“Notícias Populares” é uma sátira afiada sobre a busca desenfreada pela audiência na mídia. O espetáculo se desenrola com uma âncora de telejornal anunciando uma série de notícias, enquanto cinco talentosos atores dão vida a histórias dramáticas, figuras marcantes e temas que vão do entretenimento à política. Com um elenco que combina humor e crítica social, o grupo promete uma noite repleta de gargalhadas e reflexões.

Serviço

Data: 30 de novembro, às 20h
Local: Teatro Pedra do Reino
Ingressos: de R$ 40.00 a R$ 140.00
Abertura das Portas: 19:00
Início do Evento: 20:00

Continue Lendo

Paraíba

“Colocarei meu nome à disposição”, revela João sobre candidatura ao Senado em 2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O cenário político paraibano já se movimenta com vistas às eleições de 2026 e possíveis disputas aos cargos majoritários vão se desenhando. O governador do Estado, João Azevêdo (PSB), reafirmou nesta quinta-feira (21/11), durante entrevista ao @portaldacapital, que seu nome será colocado à disposição para disputa do Senado Federal.

A candidatura, defendida praticamente por unanimidade entre o grupo, tem sido especulada há alguns meses e passou a ser legitimada com o fim da campanha eleitoral deste ano.

João enfatizou que apesar da pretensão, a escolha deverá ocorrer após deliberação com os partidos da base e pela militância. “Colocarei meu nome à disposição. Quem vai decidir isso será primeiramente, as discussões internas, os grupos partidos a qual nós pertencemos e depois o povo, que quem decide é o povo”, declarou.

Ouça:

Continue Lendo