Nos acompanhe

Paraíba

Prefeito entrega USF Verde Vida requalificada e autoriza obras em outras três unidades

Publicado

em

No Bairro das Indústrias, o prefeito Cícero Lucena entregou, nesta segunda-feira (18), a Unidade de Saúde da Família (USF) Verde e Vida – o 72º equipamento de saúde requalificado pela Prefeitura de João Pessoa na atual gestão, com estrutura nova, ambientes climatizados, acessibilidade e tecnologia nos serviços. Na ocasião, o gestor também autorizou a reforma da USF Ipiranga, Cruz das Armas, José Américo e ainda detalhou que a partir de janeiro 36 unidades passarão a fazer a coleta de exames laboratoriais, de sangue e urina.

Esses exames, segundo o prefeito, serão feitos em sete unidades por cada Distrito, para que fique mais próximo da população. O serviço contará com atendimento de profissional em moto para entregar e receber o recipiente, com os usuários podendo ter acesso ao resultado no celular e as informações enviadas, também, para o prontuário eletrônico da Unidade de Saúde da Família que a pessoa estiver cadastrada. O gestor também comemorou mais uma USF disponibilizada à população em um novo padrão de qualidade e disse que essa semana também vai entregar mais uma e autorizar obras em outras três, com o objetivo de requalificar toda rede de saúde básica.

“Depois da eleição, nós já demos mais de 100 ordens de serviço de novas ruas, já entregamos três unidades de saúde, estamos disponibilizando essa reestruturada, vamos entregar mais uma nova e demos outras três ordens hoje. O povo de João Pessoa passa a ter a saúde que necessita e que merece, esse é o nosso esforço que está a passos largos e, graças a Deus, essa vontade de cuidar da cidade tem nos dado cada vez mais força, mais energia para que a gente possa cumprir o compromisso de fazer João Pessoa mais justa, mais humana e mais solidária”, afirmou o prefeito, que também esteve acompanhado do vice Leo Bezerra.

Avanço – Esse conjunto de medidas, segundo Cícero, faze parte de um novo momento da saúde da Capital, que avança na direção de ter todas as suas USFs requalificadas. Outras sete, de um total de 10 novas, já estão prontas para serem inauguradas, o que vai acabar com zonas descobertas. Já o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, informou que a gestão municipal passou de pouco mais de R$ 1 milhão por ano em investimento em requalificação e melhorias nas USFs para R$ 17 milhões. “O prefeito teve a coragem de investir fortemente em reforma, porque existia uma tendência de deixar reformas de forma preterida, ou seja, não dar valorização à reforma e construir coisas novas”, afirmou.

USF Verde Vida – De acordo com a diretora de Atenção à Saúde, Juliana Montenegro, a unidade conta com quatro equipes de saúde da família, com médico, dentista, enfermagem, técnicos, agentes de saúde, que terão melhores condições de trabalho para atender cerca de 16 mil pessoas, que serão recebidas em ambientes mais confortáveis. O usuário vai ter mais comodidade e acessibilidade para sentir-se melhor acolhido. Porque o acolhimento é o primeiro passo que buscamos para todas essas unidades recém-reformadas. Isso vai impactar diretamente na saúde do indivíduo”, afirmou.

Serviço humanizado – A dona de casa Ana Rosa dos Santos elogiou as novas instalações da USF Verde Vida, classificando o atendimento como “respeitoso com o cidadão”. Ela também agradeceu o olhar para a qualidade dos serviços. “A gente chega e é bem atendida. Os profissionais se preocupam com nosso conforto, têm qualidade no atendimento. Ou seja, não foi só o prédio que melhorou, que está realmente maravilhoso. O atendimento está realmente humanizado”, declarou a usuária.

Continue Lendo

Paraíba

TCE-PB recebe Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública pelo terceiro ano consecutivo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O portal institucional do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) conquistou pelo terceiro ano seguido o Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), destacando sua dedicação em zelar pelos recursos públicos com eficácia e transparência. O resultado foi anunciado durante o IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (IX ENTC), que aconteceu de 11 até 14 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR).

Na cerimônia, a auditora de Controle Externo Zaira Chagas Guerra Pontes, chefe do Departamento de Auditoria de Gestão Estadual do TCE-PB, representou o presidente da Corte paraibana, conselheiro Antonio Nominando Diniz Filho e recebeu o certificado em reconhecimento ao trabalho realizado. Este ano, 32 Tribunais de Contas brasileiros participaram do ciclo, com uma média de transparência de 92,12%. A pesquisa avaliou a transparência de 7.370 Unidades Gestoras (UGs), das quais 1.831 foram certificadas.

O processo de certificação envolveu a colaboração de 6.315 servidores das UGs, em sua maioria controladores internos, além de 466 auditores de controle externo do Sistema Tribunais de Contas. A pesquisa é uma iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com os Tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado do Mato Grosso (TCE-MT).

Além dos resultados do PNTP, durante o ENTC, também foram apresentados os dados do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas do Brasil (MMD-TC), um instrumento que avalia o desempenho dos tribunais, identifica pontos fortes e oportunidades de melhoria nas rotinas administrativas e de fiscalização, e dá visibilidade às boas práticas desenvolvidas pelos órgãos de controle.

Os resultados da pesquisa e do MMD-TC estão disponíveis no Radar da Transparência, reforçando o compromisso do TCE-PB com a transparência e a eficiência na gestão pública.

O resultado está disponível no Radar da Transparência.

PNTP – O Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) é coordenado pela Atricon, em parceria com os 33 Tribunais de Contas do país. O objetivo do programa é padronizar, orientar, estimular, induzir e fiscalizar a transparência da Administração Pública em todos os Poderes e órgãos públicos do Brasil.

Continue Lendo

Paraíba

“Em função do resultado do pleito ele saiu fortalecido”, diz Hervázio sobre nome de Cícero para 2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), durante entrevista nesta terça-feira (19/11), afirmou que o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), poderá disputar numa chapa majoritária o comando do Governo do Estado da Paraíba, nas Eleições 2026.

Hervázio aponta Cícero como nome estratégico e de destaque com vistas ao próximo pleito estadual.

Em função do resultado do pleito ele saiu fortalecido“, assegura o parlamentar.

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

Projeto de Lei que institui a política de atenção à saúde materna é aprovado pela ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Foi aprovado por unanimidade no plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) o Projeto de Lei (PL 1979/24) que institui as diretrizes para a Política de Atenção à Saúde Mental Materna no âmbito da Paraiba.

De autoria do deputado estadual Luciano Cartaxo (PT), o PL segue para a sanção do governador João Azevêdo e prevê uma série de ações para cuidados com a saúde mental das mulheres.

“Muito feliz em aprovarmos por unanimidade este importante projeto. Sabemos o quanto as mulheres sofrem pressões todos os dias. São várias as formas de violências ainda presentes na sociedade. Esperamos com este projeto fortalecer as políticas de saúde mental das paraibanas e criar uma sociedade mais justa e melhor para todas as mulheres”, disse Cartaxo.

O Projeto de Lei prevê a atenção humanizada, cientificamente fundamentada e em tempo oportuno para prevenção dos quadros de sofrimento psíquico relativo à maternidade, além de recuperação e acompanhamento das situações já instaladas; a sensibilização da comunidade para compreensão da importância da rede de apoio à mulher que se torna mãe para que esse ciclo da vida não seja vivido de forma isolada e com sobrecarga.

O projeto também estimula a conscientização da população sobre os direitos das mães e das famílias no que diz respeito aos períodos gestacional e puerperal; e o cuidado respeitoso a todas as mães, de modo a que mantenham sua dignidade, confidencialidade e privacidade, com apoio contínuo, livre de danos e de maus-tratos.

Continue Lendo