Secretaria de Mobilidade Urbana de Cabedelo, por meio da Coordenação de Educação para o Trânsito, realizou, nesta terça-feira (18), evento em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito.
A data constitui um momento de reflexão sobre a complexidade do trânsito e a importância da adoção de práticas que visem a prevenção de acidentes e, consequentemente, a preservação da vida.
A cerimônia aconteceu em Intemares e a programação contou com vários momentos solenes em homenagem, como depoimentos pessoais de parentes ou vítimas do trânsito, toque de silêncio e louvor.
O evento também foi marcado pela entrega de tablets e camisas aos alunos da rede municipal vencedores de concurso da Semana Nacional de Trânsito, votos de aplauso concedido pela Assembleia Legislativa às escolas da rede municipal, assim como apresentação artística da Banda da Polícia Militar e de escola, plantio de árvores e abraço à praça.
“Eventos que marcam a passagens de datas como essa servem para alertar para a verdadeira guerra cotidiana que travamos nas ruas de todo o país. Em nossa cidade, que é atravessada por uma BR, esse alerta se faz ainda mais necessário, vindo a complementar todo a trabalho dos órgãos de segurança viária que unem a vigilância permanente com as campanhas de conscientização e educação com condutores e demais atores que compõem o trânsito. Também, como capítulo especial, destacamos o investimento que é feito em educação dos futuros condutores nas escolas. Esse dia marca, portanto, a celebração em honra aos que perderam a vida no trânsito e deixa como saldo a mensagem de que precisamos todos estar alertas para a preservação da vida”, declarou o secretário de mobilidade urbana, Inácio Bento de Moraes.
Dentre os objetivos da homenagem destacam-se o alerta à população sobre os números da violência no trânsito, atentando, sobretudo, para os custos emocionais de familiares, assim como o impacto econômico e social para o país, bem como as medidas de prevenção. Envolve também a convocação da sociedade para a ação de exigir das autoridades, em todas as esferas de poder, o enfrentamento ao desafio de reduzir a violência a níveis aceitáveis.
“O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito de 2024 representa a oportunidade para lembrarmos das vítimas dessa tragédia sobre rodas, absolutamente previsível e evitável que, por isso mesmo, não pode ser classificada como acidente. Ao mesmo tempo ajudar as vítimas que sobreviveram, seus familiares e amigos, a promover ações de mobilização cívica, educativa e de conscientização em memória de seus entes perdidos, como um alerta à sociedade e efetiva cobrança das autoridades. Precisamos lembrar das vítimas e aprender com as tragédias para evitar que elas se repitam, até em respeito a elas e seus familiares”, explicou a coordenadora de educação para o trânsito, Abimadabe Vieira.
Durante o evento foi encaminhada às autoridades municipais uma reivindicação para cessão de espaço público (via pública, praça ou jardim) destinado a reverenciar a memória das munícipes vítimas de trânsito na cidade, por meio da construção de um monumento. De acordo com Abimadabe Vieira, esta é uma recomendação da OMS e cujo projeto arquitetônico, já em mãos da organização Trânsitoamigo, tem a iniciativa de construir um em cada cidade dos estados brasileiros.
“Cada vida que se vai representa uma narrativa interrompida, um sonho que se desfaz. É fundamental termos em mente que por trás de cada estatística, há um ser humano — uma pessoa que era amada e esperada por sua família e amigos. Este dia serve como um lembrete da importância de todos nós cuidarmos da segurança e da educação no trânsito. Não se trata apenas de cumprir normas, mas de valorizar a vida, respeitar os outros e, principalmente, compreender que cada decisão que tomamos no trânsito pode causar um impacto significativo e irreversível”, concluiu a coordenadora Abimadabe.
Presença- Estiveram presentes ao evento representações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER), Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), BPTran, Polícia Militar (PMPB), Capitania dos Portos, IFPB/CABEDELO, Faculdade de Ciências Médicas, Diretoria de Capelania – UNIPAS, HONDA JP, OAB, Escola da Polícia Militar, Guarda Metropolitana de Cabedelo, Polícia Rodoviária Federal, UNINASSAU, Colégio QI, Defesa Civil, SEDUC, Colégio Intensivo, Corpo de Bombeiros Cabedelo, Semam/Cabedelo.