Com o objetivo de discutir temas relacionados à equidade, inclusão, diversidade e transformação social, esportistas e representantes do poder público e de movimentos sociais participarão em 16 de novembro do 1º Fórum CT, workshop promovido pela Rede CT – Capacitação e Transformação – rede de desenvolvimento de empreendedores sociais esportivos para uso de leis de incentivo. O evento, cujas inscrições já estão abertas pelo link, será realizado na sede da Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (ASPLAN – PB), de forma presencial, entre 8h30 e 18h30.
Para Gigi Favacho, gerente da Rede CT, “trata-se de uma iniciativa bastante importante para conscientizar a sociedade sobre o papel do esporte na promoção de inclusão social, diversidade e equidade. Segundo ela, “o encontro reunirá quem faz do esporte e das ações sociais uma trajetória de vida. Trouxemos pessoas que estão em contato diariamente com esse mundo, colocando a mão na massa para criar oportunidades e transformar a realidade social das pessoas”.
A cearense Edênia Garcia, pentacampeã mundial de Natação Paralímpica, também participará do evento como palestrante. Nordestina e LGBT, ela é a mulher brasileira com mais participações em Jogos Paralímpicos, presente em seis edições. Cursou gestão Estratégica do Esporte pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e atua na luta anticapacitista, feminista e por acessibilidade. Além de atleta, atua como palestrante e é presidente do Conselho Fiscal do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Entre suas principais atuações estão ações de promoção da diversidade e inclusão social.
“Devemos garantir que crianças e adolescentes do Nordeste tenham acesso ao paradesporto e possam sentir o poder transformador do esporte. É preciso uma estrutura física acessível, profissionais qualificados e incentivo constante para tornar essa prática acessível a todos. E não falo só de alto rendimento, falo do direito ao esporte como promoção de saúde e bem estar”, pontua Edênia.
Outro convidado confirmado é o paraibano Kaio Márcio, atual secretário de esportes de João Pessoa (PB) e nadador brasileiro, especialista no nado borboleta. Foi recordista mundial nas provas de 50m e 200m borboleta em piscina curta, campeão mundial dos 100m borboleta em piscina curta e nos 200m borboleta em piscina longa, além de finalista olímpico em Pequim 2008 e quarto lugar no Mundial de 2009.
O psicólogo e mestre em Saúde Coletiva Renato Paes, fundador do Instituto Fazer Acontecer (IFA) e atual Diretor Executivo da Organização, também estará presente. A entidade da qual é responsável atende 4.500 adolescentes na Bahia, Sergipe, Paraíba e Pernambuco. Ele criou também a Rede Fazer Acontecer, ente derivado da proposta de programa Esporte é Brincadeira do IFA e que já atendeu mais de 15 mil pessoas também no estado da Bahia.
Além disso, Paes é responsável pela construção de parcerias e captação de recursos do IFA, tendo entre os parceiros / patrocinadores organizações internacionais públicas como UNICEF, GIZ, Ministério das relações exteriores da Alemanha e Fundação Interamericana. Participam também fundações internacionais privadas como FIFA Foundation, UEFA Foundation, Premier League,The Global Fund for Children e Empower. Entre as organizações privadas que apoiam o IFA atualmente estão a B3, o Banco Itaú, o Nubank e o Google.
Centro Solidário Praça do Cristo será representado por pai e filha de 12 anos de idade
Sobreviventes da tragédia climática de 2022 em Pernambuco, o psicólogo de 47 anos Reginaldo Falcão e sua filha Ana Beatriz Falcão falarão sobre práticas solidárias e assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ana, que tem 12 anos de idade e está no 7º ano do ensino fundamental II, é campeã pernambucana de taekwondo nos jogos escolares, campeã brasileira na série bronze do Campeonato Brasileiro de Jogos Escolares, capoeirista e jiu-jiteira. Além disso, é ativista social mirim no Centro Solidário Praça do Cristo, que ofereceu apoio à comunidade na época da tragédia das chuvas em 2022 e, atualmente, é coordenado pelo pai. “Eu não acho apenas, eu tenho certeza que sem a Praça do Cristo e sem os esportes, eu estaria apenas existindo, mas graças a eles eu estou vivendo”, comenta Ana.
A Rede CT ainda realizará outros encontros com temas como “Esporte e Sustentabilidade (COP 30), “Ações Sociais e Alto Rendimento”, “Paradesporto e Acessibilidade”, entre outros, nas cidades de Manaus (23/11) e Brasília (5/12). Para mais informações sobre as inscrições e a programação completa, acesse: www.capacitacaoetransformacao.org.
Sobre a Rede CT
A Rede CT – Capacitação e Transformação, é um projeto que, com apoio do Instituto Futebol de Rua, Nexo Investimento Social e Rede Igapó, e patrocínio do Itaú, capacita empreendedores sociais esportivos para uso da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Com a expectativa de capacitar 300 OSCs e mentorear outras 120, a Rede CT visa capacitar representantes dessas organizações para auxiliar em programas de apoio à prática esportiva como agente de transformação social nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, com foco em cidades no interior dos estados e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.