Nos acompanhe

Paraíba

Operação simultânea do TCE-PB fiscaliza 20 maternidades públicas em 18 cidades na Paraíba

Publicado

em

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) faz nesta terça-feira (12/11), uma operação de auditoria em 20 hospitais/maternidades públicas, sendo 14 estaduais e 6 municipais. A ação conta com a participação de 40 auditores de controle externo e técnicos de contas públicas, que farão a fiscalização simultânea em 18 municípios, incluindo João Pessoa. Essas instituições são responsáveis por aproximadamente 90% dos nascimentos em maternidades públicas na Paraíba.

O principal objetivo da operação é avaliar como está a prestação dos serviços de saúde nas maternidades públicas do estado. De acordo com Eduardo Ferreira Albuquerque, diretor de Auditoria, a fiscalização abrangerá itens como infraestrutura hospitalar, recursos humanos, biossegurança, manejo de resíduos de serviços de saúde e o atendimento à mulher e ao recém-nascido.

Conforme o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), de setembro de 2024, atualmente há 9.841 profissionais da saúde atuando nas unidades auditadas. Esta Auditoria Coordenada faz parte do Plano Anual de Auditoria de 2024.

Os resultados da auditoria irão proporcionar um diagnóstico sobre a situação dessas unidades, além de ajudar na identificação e prevenção de possíveis falhas. As informações coletadas serão utilizadas nos processos de acompanhamento da gestão.

Da sede do Tribunal de Contas, uma equipe receberá em tempo real todas as informações relacionadas aos itens de fiscalização, que serão encaminhadas pelos auditores. Esse processo inclui fotos e relatos de irregularidades, que  serão  transmitidas em tempo real e consolidados em um painel do Tribunal de Contas. 

Qualquer irregularidade identificada pelos auditores será registrada em documentos elaborados pelo Tribunal, que incluirão um relatório parcial e um relatório consolidado, com dados segmentados por região. Esta documentação será posteriormente encaminhada aos conselheiros relatores dos processos dos municípios cujas maternidades foram auditadas.

A partir do momento que o auditor detectar alguma irregularidade, dentro do hospital/maternidade ele irá preencher um questionário eletrônico, que automaticamente será encaminhado a banco de dados que será acompanhado em tempo real pelos painéis disponibilizados no Espaço Cidadania Digital no TCE-PB. 

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo recebe Bosco Carneiro e prefeito de Alagoa Grande e confirma apoio a projeto politico

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo (PSB) recebeu, na tarde desta quinta-feira (21), o deputado estadual Bosco Carneiro Júnior e o prefeito eleito de Alagoa Grande, Neto Carneiro, ambos do Republicanos. Na audiência em que foram discutidas parcerias administrativas, o deputado Bosco Carneiro confirmou seu apoio ao governador João Azevêdo na Assembleia Legislativa e evidenciou as obras e políticas públicas da gestão estadual em Alagoa Grande.

Em reunião com o deputado Bosco Carneiro e com Neto Carneiro, o chefe do Executivo estadual ressaltou o compromisso de fortalecer os investimentos em Alagoa Grande por meio do trabalho em parceria entre o Governo da Paraíba e o município. “É uma honra receber o deputado João Bosco e o prefeito eleito Neto Carneiro. Gestão pública é feita para transformar a vida das pessoas e temos feito uma gestão municipalista, com ações em todos os municípios e através da ação de Neto na prefeitura e da nossa no governo, vamos promover cada vez mais o desenvolvimento de Alagoa Grande”, frisou.

O deputado estadual Bosco Carneiro Júnior evidenciou a parceria com o governador João Azevêdo na Assembleia Legislativa e agradeceu o trabalho do gestor em Alagoa Grande. “Nessa primeira visita oficial após a eleição de Neto Carneiro, reconhecemos todo o trabalho que o governador vem desenvolvendo em Alagoa Grande desde o início de sua gestão, a exemplo de adutoras, travessia urbana e escola. O governador conta conosco na Assembleia Legislativa, fazendo parte da base do governo junto com o Republicanos para se manter essa parceria de trabalho e realização e, sobretudo, de respeito ao povo de Alagoa Grande e da Paraíba”, disse.

O prefeito eleito de Alagoa Grande, Neto Carneiro, enalteceu a oportunidade de contar com a parceria do gestor estadual. “O governador João Azevêdo é um grande parceiro e já vem trabalhando junto conosco, entregando uma gestão de resultado para cuidar do povo de Alagoa Grande e vamos fazer juntos um trabalho de qualidade pelo nosso município”, sustentou.

Continue Lendo

Paraíba

Bebê cardiopata recebe alta após cirurgia com sucesso em São Paulo e retorna para JP nesta 6ª; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A bebê cardiopata Raylla Gabriela Duarte Silva recebeu alta nesta quinta-feira (21/11) e retorna para casa, em João Pessoa, já nesta sexta-feira (22/11). Na terça-feira (05/11), ela passou com sucesso pela cirurgia que precisava nas dependências do Hcor (Hospital do Coração) instalado em São Paulo.

De acordo com Luciene da Silva, de 31 anos, que é mãe da bebê, Raylla está muito bem.

Ela está bem, Graças a Deus. Estamos voltando para a Paraíba. O voo sai às 19h30 e chegaremos em João Pessoa por vota das 22h“.

Raylla Gabriela, que tem pouco mais de dois meses de idade, esteve internada no leito da UTI Neonatal instalada no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HUWL), em João Pessoa, desde o quinto dia de vida, após ser diagnosticada com uma cardiopatia de alta complexidade, depois foi transferida, na quarta-feira (30/10), para a cidade de São Paulo, por uma equipe do Grupamento de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba para o Hcor para realizar o tratamento necessário.

Leia também: Sucesso: bebê cardiopata paraibana passa por cirurgia em São Paulo e segue em observação

Leia também: Grupamento de Operações Aéreas transporta bebê cardiopata de JP para cirurgia em SP

Leia também: Gabriela: conheça o drama da bebê cardiopata internada em JP que não consegue cirurgia na Paraíba

Leia também: Gabriela: bebê com cardiopatia rara internada em JP é transferida para início de tratamento em SP

O drama da família, que é origem humilde, chegou ao conhecimento da redação do @portaldacapital e, após publicação da matéria, sensibilizou um benfeitor que facilitou o acesso da bebê ao tratamento. Apesar de ser uma figura pública de grande repercussão em todo o Estado da Paraíba, ele prefere se manter no anonimato.

Continue Lendo

Paraíba

PMJP mobiliza equipes para garantir serviços e segurança durante Romaria da Penha, no sábado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura de João Pessoa, por meio de suas diversas Secretarias, está apoiando e realizando uma série de ações e serviços para garantir segurança aos fieis que irão participar da 260ª edição da Romaria de Nossa Senhora da Penha, que será realizada na noite deste sábado (23/11), a partir das 22h, e madrugada de domingo (24/11). O evento faz parte do calendário religioso da Capital e é uma demonstração de fé e devoção, no qual milhares de romeiros percorrem cerca de 14 quilômetros. A estimativa é que mais de 500 mil pessoas participem da Romaria este ano.

A procissão se inicia na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no bairro de Jaguaribe, segue pelas avenidas João Machado, D. Pedro II e Via Expressa Padre Zé (UFPB), passando pela via principal do bairro do Bancários, na rua Santa Bárbara e na avenida Hilton Souto Maior (a partir do Shopping Mangabeira), finalizando no Santuário de Nossa Senhora da Penha, na Zona Sul da cidade.

Todos os anos, a Prefeitura de João Pessoa executa ações antes, durante e após o evento, com serviços realizados pelas equipes das Secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Saúde (SMS), além da Guarda Civil Metropolitana, Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SemobJP).

A Seinfra, por exemplo, está executando serviços no percurso da romaria, como a Operação Tapa-buraco, limpeza, recuperação e reposição de tampas de galerias e manutenção da iluminação pública. Já os agentes da Emlur trabalham antes, durante e após o evento com a coleta de resíduos e serviços de roçagem, capinação e pintura de meio-fio. Na noite e madrugada do evento, os agentes estarão de plantão para garantir a limpeza contínua durante todo o trajeto da Romaria e após a sua realização.

A Secretaria de Desenvolvimento Social também realiza ações de manutenção na escadaria do Santuário de Nossa Senhora da Penha e poda de árvores em todo o percurso da procissão, para possibilitar o fluxo dos trios elétricos e a segurança dos fieis.

De acordo com informações do diretor de Paisagismo, Jair Soares, todo o trabalho nas avenidas João Machado, D. Pedro II, na principal dos bairros do Bancários e na Penha já foram concluídos. Atualmente, as equipes estão trabalhando na Avenida Hilton Souto Maior.

Saúde – As unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Regional de João Pessoa (Samu-JP) e seus profissionais vão atuar em pontos estratégicos no evento religioso, seguindo conforme o avanço dos romeiros.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai disponibilizar também uma equipe multiprofissional (médico, enfermeira e técnicos em enfermagem) na USF da Penha, localizada na Praça Osvaldo Pessoa, s/n, ao lado da Escola Municipal Antônio Santos Coelho Neto. O atendimento vai estar disponível no sábado (23) e no domingo (24), até as 11h30.

Trânsito e transporte – A SemobJP atua com um esquema especial de trânsito, interdições e no mapa do trajeto da Romaria, bem como no esquema de transporte coletivo – circulação, linhas, horários e pontos de concentração.

Guarda Civil – As equipes de policiamento preventivo da Guarda Civil Metropolitana estarão empenhadas com uma ação montada para a Romaria, atuando em todo o percurso, do início ao encerramento do evento. O efetivo estará distribuído, a partir das 13h, em pontos estratégicos na Paróquia Santa Anna e na Igreja de Lourdes. Viaturas acompanharão a Romaria da Igreja de Lourdes até o Santuário de Nossa Senhora da Penha. Já outras se posicionarão estrategicamente nos corredores de acesso a procissão em todo o seu percurso.

“Durante todo o percurso e nas ruas que dão acesso ao caminho percorrido pelos romeiros teremos equipes da Guarda. Nosso trabalho é realizado de forma humanizada. Temos equipes preparadas para ajudar a população, tirar dúvidas e conter qualquer situação inadequada ao evento religioso. Nosso esquema de segurança segue montado na madrugada do sábado para o domingo, finalizando a força-tarefa após o encerramento das comemorações no domingo à noite”, detalhou Dudu Soares, secretário de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb).

Continue Lendo