Nos acompanhe

Paraíba

TCE-PB dá prazo e DER tem 30 dias para comprovar com documentos despesas da ordem de R$ 192,8 mil

Publicado

em

A 1ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba concedeu o prazo de 30 dias para que o dirigente do Departamento de Estradas de Rodagem, Carlos Pereira de Carvalho E Silva, encaminhe a seu exame documentação relacionada a despesas da ordem de R$ 192,8 mil, sob pena de imposição do débito de corresponde valor. A decisão deu-se conforme voto do conselheiro Antonio Gomes Vieira Filho, quando do julgamento, na quinta-feira (07/11), do Processo nº 00612/24 decorrente de Inspeção Especial de Obras do DER atinente ao exercício de 2021.

O órgão fracionário do TCE aprovou as contas da Câmara Municipal do Congo (exercício de 2023), do Instituto de Seguridade Social de Patos (2020), do Instituto Cachoeirense de Previdência Municipal (2015) e do Instituto de Previdência dos Servidores de Poço de José de Moura (2016), nestes três últimos casos com ressalvas. Documentos faltosos à prestação de contas e pagamentos indevidos acarretaram, porém, a desaprovação das contas de 2022 do Instituto de Previdência e Assistência Social de Bayeux (2022), conforme voto do relator Fábio Nogueira. Cabe recurso.

A 1ª Câmara do TCE ainda entendeu pela irregularidade, em seus aspectos formais, da Dispensa de Licitação nº 31/2021, contrato e aditivos disso decorrentes, procedidos pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano objetivando a contratação de empresa especializada na confecção e administração de cartão magnético para beneficiários do Programa Pró-Alimento. Também decidiu pela remessa dos autos processuais ao Ministério Público Comum e ao Gaeco. O relator Renato Sérgio Santiago Melo teve o voto, proferido neste sentido, acompanhado pela unanimidade dos seus pares.

A Secretaria de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos tem prazo de dez dias para apresentação de documentos relacionados à implantação de sistemas de abastecimento d’água em pontos diversos do Estado, objeto de denúncia (Processo nº 01400/24). Em grau de recurso, foram aprovadas, com ressalvas, as contas de 2021 do Instituto de Previdência e Assistência do Município de Bayeux.

SÚMULA – Os processos julgados pela 1ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba somam 2.541, se contados de 1º de janeiro deste ano até o último dia 31. Foram, neste período, 69 contas de Câmaras de Vereadores, 28 de Secretarias Municipais, 90 de entes da administração indireta dos municípios, 10 inspeções em obras públicas, 60 inspeções especiais, 248 licitações e contratos, 167 denúncias e representações, 1.626 atos de pessoal, três concursos públicos, 120 recursos, 109 verificações de cumprimento de decisão e outros 11 processos de natureza diversa.

Compõem a 1ª Câmara do TCE os conselheiros Fernando Catão (presidente), Fábio Nogueira, Antonio Gomes Vieira Filho e Renato Sérgio Santiago Melo (substituto). O Ministério Público de Contas está aí representado pelo subprocurador geral Luciano Andrade Farias. A TV TCE-PB, Canal no YouTube, exibe os julgamentos presenciais e remotos.

Continue Lendo

Paraíba

Harrison vai implantar Clube da Advocacia, ampliar modalidades esportivas e criar projeto de corrida de rua

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, candidato à reeleição, apresentou suas propostas para a área de esporte e lazer. Entre as iniciativas estão a construção do Clube da Advocacia, a ampliação das modalidades esportivas e a criação de um projeto com consultoria para incentivar e orientar advogados e advogadas a prática da corrida de rua. As iniciativas são também voltadas para a promoção da saúde mental dos advogados e advogadas.

A implantação do Clube da Advocacia é uma das prioridades de Harrison. Com a viabilização de um terreno e a construção desse novo espaço, os advogados paraibanos terão acesso a um local dedicado à convivência e ao lazer, reforçando o vínculo com a Ordem e oferecendo mais oportunidades para a prática esportiva. Para ele, esse ambiente será fundamental para fortalecer o senso de pertencimento e a qualidade de vida da advocacia paraibana.

Harrison planeja reativar e expandir o leque de modalidades esportivas disponíveis. A inclusão de atividades como vôlei de praia, beach tênis, futevôlei, tênis, xadrez, judô e jiu-jitsu proporcionarão mais opções aos profissionais, promovendo saúde física e mental. Também serão organizadas competições internas e campeonatos interinstitucionais, incentivando a interação entre advogados e outras categorias profissionais.

Outro destaque é o projeto “Corrida de Rua dos Advogados”, que consiste em treinos contínuos supervisionados por técnicos especializados em corrida. Essa iniciativa oferece aos advogados e advogadas a oportunidade de manter a prática regular de atividade física, promovendo saúde e bem-estar ao longo do ano. Além disso, a OAB-PB planeja realizar a “Corrida dos Advogados da Paraíba”, um evento aberto ao público que incentiva a confraternização entre advogados e a sociedade, celebrando o compromisso da Ordem com o lazer e a inclusão.

Harrison Targino enfatizou que as iniciativas de esporte e lazer vão além da promoção da saúde física, pois também reforçam os laços de união e solidariedade entre os advogados paraibanos. As ações implementadas por Harrison, como Clube da Advocacia, serão coordenadas pelo advogado Rodrigo Farias, por meio da Caixa de Assistência.

“Desejamos que a OAB-PB se torne um espaço que priorize o bem-estar de seus membros e que ofereça oportunidades para que cada advogado se sinta parte de uma comunidade ativa, inclusiva e saudável. Juntos vamos transformar essa visão em realidade e promover a integração de todos os nossos colegas paraibanos”, concluiu Harrison Targino.

Continue Lendo

Paraíba

Turismo: Zeca Camargo divulga cultura e histórias do Cariri paraibano na mídia nacional

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O renomado jornalista Zeca Camargo compartilhou suas impressões sobre a experiência de explorar o interior da Paraíba em sua coluna na Folha de São Paulo. Autor do livro A Fantástica Volta ao Mundo, Camargo participou da Expedição Cariri, ao lado do estilista Ronaldo Fraga, em uma jornada imersiva pela rica cultura e história da região do Cariri Paraibano.

No texto intitulado “Era uma vez em Roliúdi”, Zeca Camargo detalha sua visita a locais emblemáticos da região, como Cabaceiras, famosa por sua paisagem desértica e por ser o cenário do icônico filme O Auto da Compadecida. “O cenário era bastante conhecido, estampado na memória. Não que eu já tivesse visitado, mas a intimidade com aquela paisagem era tão grande que parecia que eu já havia vivido ali”, escreve Zeca, ressaltando a profunda conexão que sentiu com o local.

A expedição levou Zeca a conhecer não apenas os cenários cinematográficos, como Cabaceiras, mas também outros pontos históricos e culturais da Paraíba. Entre os locais visitados estão a Pedra do Ingá, com seus misteriosos desenhos rupestres, o Lajedo do Marinho, em Boqueirão, e o Memorial Zabé da Loca, em Monteiro. Acompanhado pelos habitantes locais, Zeca teve a oportunidade de conversar com artesãos e músicos que mantêm viva a tradição popular da região.

Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), destaca que o relato de Zeca é um convite para que mais pessoas se aventurem pelas trilhas culturais da Paraíba, um estado que, além de sua capital João Pessoa, tem se destacado como destino de turismo imersivo e autêntico. “Em um país com tantas belezas naturais e culturais, o Cariri Paraibano se firma cada vez mais como um lugar único para aqueles que buscam experiências que vão além do turismo tradicional”, afirma.

“Com sua vasta experiência no jornalismo de viagens, Zeca Camargo mais uma vez evidenciou como o Brasil é repleto de destinos que merecem ser conhecidos e celebrados. A Paraíba, com suas paisagens deslumbrantes e uma cultura rica, é, sem dúvida, uma das joias do nosso país”, comenta a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Festival ‘Música Preta’ acontece nesta sexta-feira, no Centro Histórico de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Centro Histórico de João Pessoa recebe nesta sexta-feira (08/11), o Festival ‘Música Preta Salva!’. A quarta edição do evento homenageia dois ícones da música local: Cátia de França e Chico César.

Serão quatro apresentações (Wil Cor e Eletrocores, Vieira, Day Roque e Acarajow) apresentando trabalhos próprios e versões exclusivas para clássicos da dupla homenageada.

As honras da casa ficam com a banda residente do evento, Wil Cor e Eletrocores (Dodô Trindade-baixo, Erick Henrique-  bateria e Samir Cesaretti- guitarra, Tarcício Pereira- trompete), que idealizou e  organiza o FMPS!

No repertório dos anfitriões, além das músicas próprias e versões furiosas, em especial, o recente lançamento “Valei-me Nossa Senhora Cátia de França e Meu Guerreiro Chico César”, vinil com uma faixa em celebração a Chico e outra a Cátia.

SEQUÊNCIA DA FESTA

A abertura desta quarta noite de MÚSICA PRETA SALVA ficará por conta das batidas da “picape” da DJ Acarajow, com sua mescla de referências pop e regional, uma moderna salada sonora.

Na sequência sobe ao palco do Caravela Cultural, Day Roque, clarinetista e cantora local, que retorna a Paraíba, após uma temporada na “Meca” do Blues, o estado americano do Mississipi. Day estará acompanhada de Bianca Dias na guitarra, Dudu Campos no baixo e Rodrigo Melo na bateria.

Após Wil Cor e Eletrocores, será de Vieira a grande responsabilidade, ancestral missão de fechar a quarta edição do “Música Preta Salva”. Vieira traz sua carga indie para uma mistura com o afro jazz referência de Vitor Rama na bateria, a guitarra blueseira de Ivo Limeira e o baixo cheio de groove de Nando Júnior.

GUARDE SEU LUGAR

Os ingressos estão a venda na página do evento @musicapretasalva a partir de módicos 10 reais.

Ou, como brada Chico César, “Negam que aqui tem preto, negão”, mas como complementa Macau: “a verdade é que você tem sangue crioulo”.

Aos herdeiros desta cultura Black uma oferta especial de convidados da festa: Lista Negra gratuita com segundo lote aberto para pretos, pardos e indígenas.

 

 SERVIÇO

Festival Música Preta Salva – Especial Cátia e Chico

Dia 08 de novembro de 2024 – 21 horas.

Local: Caravela Cultural – Av. Gen. Osório, 63 – Centro, João Pessoa.

21h – DJ Acarajow

22h – Day Roque convida Bianca Dias + Dudu Campos e Rodrigo Melo

23h – Wil Cor e Eletrocores com o show “Valei-me nossa senhora Cátia de França e meu guerreiro Chico César”

00h – Vieira convida Victor Rama + Ivo Limeira e Nando Jr.

Continue Lendo