Nos acompanhe

Paraíba

Chió cobra celeridade para início das obras da Adutora do Brejo

Publicado

em

Buscando garantir a Segurança Hídrica da população do Brejo paraibano, o deputado Chió (Rede) cobrou, nesta terça-feira (5), celeridade dos governos para que as obras da Adutora do Brejo sejam iniciadas.

“Não dá para investir em desenvolvimento sem garantir o básico como é a Segurança Hídrica do povo paraibano. A Adutora do Brejo, uma obra tão importante, é um meio para garantir essa segurança e uma melhor qualidade de vida. Peço ao Governo Federal, ao governador João Azevêdo e ao secretário Deusdete Queiroga uma maior celeridade na execução dessa obra, abrindo a licitação e iniciando, o quanto antes, as obras”, solicitou o deputado.

A Adutora do Brejo vai beneficiar a população de Esperança, Remígio, Arara, Areial e Montadas e tem previsto um investimento de R$ 103 milhões. A obra está inclusa no Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do Governo Federal e é uma bandeira do parlamentar desde o primeiro mandato.

Nesta semana, o Governo da Paraíba se reúne com membros do Banco Mundial para fortalecer o projeto de segurança hídrica no estado. As ações entre os entes incluem as obras da Adutora Transparaíba, no Ramal Cariri, e do Sistema de Saneamento da Região Metropolitana de João Pessoa. Mesmo fora das ações entre Estado e Banco, o parlamentar pede para que os membros possam discutir, também, uma força-tarefa para incluir o Brejo na rota da Segurança Hídrica com ações urgentes.

Continue Lendo

Paraíba

Audiência: Governo da PB apresentará projeto do Sistema Adutor Transparaíba – Ramal Cariri nesta 6ª

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Infraestrutura e dos Recursos Hídricos e da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), promove, nesta sexta-feira (22/11), às 9h, uma audiência pública para debater com a população a obra do Sistema Adutor Transparaíba – Ramal Cariri. O evento acontece no plenário da Câmara Municipal de Monteiro, localizada na Av. Olímpio Gomes, nº 22, 2º Andar, Centro, Monteiro/PB.

O Ramal Cariri do Sistema Adutor Transparaíba já começou a ser implantado e faz parte do Projeto de Segurança Hídrica do Estado da Paraíba (PSH-PB). A iniciativa vai beneficiar cerca de 150 mil habitantes de 18 municípios paraibanos. A audiência pública tem o objetivo de proporcionar um espaço para que os cidadãos possam se informar sobre a implantação do projeto, assim como as atividades socioambientais a serem desenvolvidas em torno do empreendimento.

Continue Lendo

Paraíba

Equilíbrio fiscal: Paraíba conquista pelo quarto ano seguido nota “A” do Tesouro Nacional

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba conquistou, pelo quarto ano consecutivo, a ‘nota A’ pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) – maior avaliação da gestão fiscal – que analisa a capacidade de endividamento, a poupança corrente e a liquidez do estado. A nota corrobora a análise feita pela Standard & Poor’s Financial Services (S&P Global Rating), umas das maiores agências de classificação de risco do mundo, que no início deste ano, elevou o rating do estado para AAA(br) – o mais elevado no âmbito nacional.

O governador João Azevêdo celebrou o resultado e destacou a importância da avaliação para atração de novos empreendimentos e execução de obras com recursos próprios do estado. “Esse resultado positivo se reflete diretamente na nossa capacidade de investimentos, que resulta na execução de obras, seja na infraestrutura, saúde, educação, segurança pública, agricultura; no pagamento em dia dos servidores e fornecedores; na contínua melhoria dos serviços públicos; na ampliação e implementação de novas políticas públicas que melhoram a cada dia a vida das pessoas que aqui vivem”, frisou.

O gestor reforçou o compromisso da gestão de seguir trabalhando para manter a Paraíba em ritmo acelerado de desenvolvimento, com o compartilhamento das riquezas geradas pelo estado. “É mais emprego, é mais renda, são mais empresas chegando porque sabem que a Paraíba é um estado seguro para se investir, que garante segurança jurídica para quem quer empreender”, acrescentou.

O comunicado da Secretaria do Tesouro Nacional ao Governo da Paraíba foi expedido na última terça-feira (19) e atesta a capacidade de investimento do estado, sinalizando ainda um ambiente seguro e de baixo risco aos investimentos privados.

RATING DA STN – A portaria nº 306 da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Fazenda apresenta uma forma de verificar a capacidade de pagamento de um Estado, aferindo a possibilidade de estes captarem operação externa de crédito, associando ao respectivo ente federativo uma classificação de sua situação fiscal, ou seja, associando um rating ao governo estadual em análise. A partir dessa portaria, pode-se aferir oficialmente – do ponto de vista do governo federal – a situação fiscal de um determinado Estado. A avaliação da STN vai de “A” – nota mais alta – a “D”. Apenas os estados com notas “A” e “B” podem obter aval da União para operações de crédito.

Continue Lendo

Paraíba

ALPB discute desenvolvimento sustentável e combate às mudanças climáticas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Durante esta semana, o Brasil foi palco para a 19ª edição da cúpula do G20, que é o grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Africana e União Europeia.

O encontro teve como uma das agendas prioritárias a ‘transição energética e desenvolvimento sustentável nas suas vertentes social, econômica e ambiental’, tema que foi reforçado também durante sessão na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) na última terça-feira (19/11).

A deputada estadual, Doutora Paula (PP), demonstrou preocupação com os efeitos do aquecimento global e reforçou a importância de serem adotadas medidas de combate às mudanças climáticas.

“Nós precisamos cada vez mais e somos responsáveis pela eliminação de gases de efeito estufa, contribuindo cada vez mais para o aquecimento global e descarbonizar, mas precisamos seguir o pacto de Paris até 2030. Acho difícil, porque ainda não mudou nada. Cada vez mais essa questão climática, desenvolvimento com sustentabilidade eu não estou conseguindo ainda acreditar”, frisou.

Confira:

Continue Lendo