Nos acompanhe

Paraíba

PB Saúde: prazo de inscrição para Concurso Público encerra na quarta-feira

Publicado

em

A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) prorrogou as inscrições do concurso para o preenchimento de mais de 4 mil vagas, sendo 1.146 para convocação imediata e mais 3 mil vagas para cadastro de reserva. O novo prazo segue até as 23h59 do dia 06 de novembro.  Até o encerramento do primeiro prazo (10 de outubro), haviam sido registradas mais de 35 mil inscrições.

No concurso há oportunidades para mais de 80 cargos em diversas áreas e em todos os níveis de escolaridade. As inscrições são realizadas no site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), através do link: www.idecan.org.br.  O valor varia de R$ 120 para os cargos de nível médio/ técnico à R$ 180 para os de nível superior.

Segundo o diretor presidente da Fundação PB Saúde, Alexandre Bento, o alto número de inscrições reflete a confiança da população no trabalho desenvolvido pelos colaboradores da instituição e o interesse em fazer parte dessa equipe. O dirigente ainda ressaltou a transparência e lisura do concurso, que conta com uma banca organizadora com mais de 20 anos de experiência nas atividades de elaboração de concursos e processos seletivos de órgãos públicos em todas as esferas, além de empresas, fundações e instituições de ensino públicas e privadas.

Sobre as provas: As provas estão previstas para acontecer no dia 15 de dezembro de 2024, no turno da manhã (8h às 12h), para cargos de níveis médio, técnico e básico, e no turno da tarde (15h às 19h), para cargos de nível superior. No ato da inscrição, os candidatos podem escolher entre os municípios de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira e Patos para a realização da prova. Conforme o calendário, o resultado final das provas objetivas deve ser divulgado no dia 24 de janeiro de 2025.

Sobre as vagas: As vagas são para os seguintes cargos: advogado, analista de recursos humanos, analista de sistemas, analista de infraestrutura de tecnologia da informação, assessor de imprensa, arquivista, contador, engenheiro do trabalho, estatístico, técnico em segurança do trabalho, técnico em informática, técnico de manutenção hidráulica, designer gráfico, assistente administrativo, eletricista de manutenção, médico otorrinolaringologista, médico neonatologista, médico pediatra I, médico pediatra II, médico pneumologista, médico psiquiatra, médico radiologista, médico radiologista intervencionista, médico reumatologista, médico urologista, médico oftalmologista, psicólogo, psicopedagogo, terapeuta ocupacional, técnico em radiologia, técnico de imobilização ortopédica, técnico em saúde bucal e técnico em farmácia.

Continue Lendo

Paraíba

Harrison apresenta propostas e sai vitorioso no debate da TV Arapuan

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O debate da TV Arapuan para as eleições da OAB da Paraíba, realizado nesta segunda-feira (4), foi marcado por confrontos e pela exposição da condenação de Paulo Maia por assédio moral em última instância pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). O atual presidente, Harrison Targino, apresentou propostas, expôs problemas da gestão de seu antecessor e saiu vitorioso do debate.

Visivelmente nervoso, Paulo Maia gaguejou, leu respostas prontas e adotou um tom agressivo. A candidata Patrícia Azevêdo destacou que Paulo Maia foi condenado por assédio moral contra uma funcionária com 20 anos de casa. “O senhor foi condenado por assédio moral”, afirmou, acrescentando que ele mentiu ao dizer que não havia sido condenado.

Harrison Targino questionou Paulo Maia sobre a falta de propostas voltadas para a mulher advogada e ele se esquivou da repostas. Também abordou as prerrogativas da classe, relembrando que a presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB Paraíba, Janny Milanês, candidata à vice, liderou a resistência em defesa de advogados em um dos episódios mais graves de violação de prerrogativas na história do estado. Ela desobedeceu ordens do então presidente da Ordem, Paulo Maia, e permaneceu na Central de Polícia defendendo os colegas presos.

O atual presidente também destacou a construção e entrega da nova sede da OAB durante sua gestão. A estrutura conta com um auditório de 420 lugares e uma sala de sessões do Conselho Pleno da OAB. A sede oferece ainda amplo estacionamento e um espaço de descompressão e lazer com uma vista privilegiada para o mar do Cabo Branco. Nesta primeira etapa, foram entregues o auditório e a sala de sessões.

Continue Lendo

Paraíba

Prefeito, secretários e presidente da CMJP visitam obra da nova sede

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Nesta segunda-feira (04/11), o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Dinho Dowsley (PSD), recebeu o prefeito Cícero Lucena (PP) e secretários municipais para uma visita à obra da nova sede do Legislativo Municipal, na Rua das Trincheiras.

Sobre o andamento da construção, o prefeito afirmou: “É muito bom quando você participa de um projeto e vê que está dando certo, que vai entregar aquilo que foi pensado, dentro dos seus objetivos. Primeiro, um espaço digno para o trabalho dos representantes do povo, que nesse caso são os vereadores, para que tenham melhores condições de prestar serviço à população. Segundo, a visão da preservação e o estímulo para que, cada vez mais, tenhamos equipamentos públicos e privados no nosso Centro Histórico, na missão de preservar e dar vida a ele”.

O presidente Dinho Dowsley (PSD) ressaltou: “É importante que os secretários e o prefeito vejam o andamento da obra da nova sede da Câmara bem avançado, porque é a estrutura futura que vai receber os novos parlamentares e que está ajudando a manter no Centro Histórico da cidade o Poder Legislativo. É importante a nossa cidade ter uma melhor estrutura para receber a população. Estamos trabalhando para, em breve, entregar esse prédio”.

O vice-prefeito Leo Bezerra (PSB) salientou a necessidade da nova estrutura: “Quem sentia o dia a dia da Câmara Municipal sabe que ela já está pequena para a nossa população. Essa iniciativa merece aplausos à Câmara, que decidiu permanecer no Centro e preservar a nossa história. É uma satisfação grande estar hoje na condição de vice-prefeito, ter sido vereador, e saber que hoje João Pessoa está sendo bem cuidada”.

O secretário municipal de infraestrutura, Rubens Falcão, destacou sobre a construção: “Uma obra linda, uma obra limpa, unindo o histórico com o moderno. A Seinfra (Secretaria Municipal de Infraestrutura) participou dos projetos complementares e estamos aqui auxiliando na parte da engenharia. Essa obra vai servir para revitalizar o nosso Centro Histórico, juntamente com a Defensoria Pública, que vai funcionar aqui ao lado. Então, o Centro está começando a voltar à vida e, com órgãos públicos funcionando, logo mais os serviços vão retornar aqui. Já estamos discutindo com o presidente Dinho sobre um estacionamento, porque serão diversos órgãos no entorno”.

No dia 1º de fevereiro, foi aprovada a autorização de convênio do Executivo com o Legislativo para repasse de recursos destinados à construção. A solenidade de assinatura da ordem de serviço da obra de construção da nova sede aconteceu no dia 21 de dezembro de 2023.

A atual sede do Legislativo Municipal foi pensada na década de 1970, quando havia 12 vereadores. Considerando o estado atual e prevendo a expansão futura demandada pelo crescimento da cidade, que está prestes a atingir um milhão de habitantes, o projeto contempla a construção de um prédio com 32 gabinetes.

Continue Lendo

Paraíba

CCJ acata cota para mulheres em empresas de vigilância e transporte de valores contratadas pela PMJP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Na reunião desta segunda-feira (04/11), a Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), foi favorável à reserva de 20% das vagas em empresas de seguranças e transporte de valores contratadas por órgãos da Gestão Municipal para mulheres. O colegiado aprovou cinco Projetos de Lei Ordinária (PLO) e um Projeto de Decreto Legislativo (PDL). Outros quatro PLOs foram rejeitados.

O PLO 2236/2024, de autoria de Mô Lima (PP), acatado, estabelece que as empresas prestadoras de serviços nas áreas de segurança e vigilância, bem como, de transportes de valores, contratadas por órgãos e entidades integrantes da Administração Pública Direta e Indireta dos Poderes Executivo e Legislativo de João Pessoa, deverão exigir um percentual mínimo de 20% de trabalhadores do sexo feminino para contratação de segurança, vigilantes e transporte de valores. De acordo com o documento, essa exigência incidirá sobre as novas contratações e renovações de contratos, devendo constar expressamente nos editais de licitação para a contratação de empresas prestadoras de serviços de vigilância e segurança, qualquer que seja a modalidade adotada.

Outros três PLOs, de autoria dos vereadores, receberam parecer favorável: o 2280/2024, de Guga (PP), que reconhece João Pessoa como a Capital da Causa Animal, sendo celebrado esse reconhecimento na semana do dia 04 de Outubro (Dia Mundial dos Animais); e os PLOs 2260/2024 e 2273/2024, que denominam artérias públicas da cidade de João Pessoa com o nome Rua Joseizo Laurentino de Souza e Rua Engenheiro Everaldo Sarmento, respectivamente.

Também recebeu parecer favorável um projeto de autoria do Executivo Municipal (PLO 2279/2024), que dispõe sobre alterações na Lei nº 15.246, de 29 de julho de 2024 – Lei de Diretrizes Orçamentária para o exercício financeiro de 2025 –, visando aprimorar o planejamento e execução orçamentária, dando maior celeridade a estes processos. O projeto autoriza o chefe do Poder Executivo a, mediante decreto, transpor, remanejar ou transferir recursos de uma categoria de programação para outra ou de um órgão para outro, até o limite permitido na Lei Orçamentária Anual.

Também fica estabelecido que a Lei Orçamentária Anual estabelecerá os limites para a abertura de créditos adicionais suplementares, assim como os limites para, transpor, remanejar ou transferir recursos de uma categoria de programação para outra ou de um órgão para outro. O documento ainda estabelece que as programações orçamentárias relativas a emendas parlamentares impositivas, nos termos § 10, do art. 165, e § 11, do art. 166, da Constituição Federal, poderão ser alteradas ao longo do exercício financeiro, observando-se o artigo 127-A da Lei Orgânica do Município, por meio de Decreto do Poder Executivo, mediante solicitação por ofício do parlamentar autor da emenda à Secretaria de Gestão Governamental.

Ainda recebeu parecer favorável o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 289/2024, de Mikika Leitão (Republicanos), concedendo a Medalha Cidade de João Pessoa à educadora Doralice Honório Dantas pelos relevantes serviços prestados à educação e ao desenvolvimento social da Capital paraibana.

Continue Lendo