Nos acompanhe

Paraíba

Cabedelo promove dia de “Praia Acessível” para Semana de Inclusão Social da Pessoa com Deficiência

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por intermédio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SPcD), iniciou, no domingo (03), as atividades da  Semana de Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, em alusão ao dia 8 de novembro – dia Municipal da Inclusão Social da Pessoa com Deficiência (Lei n° 1.628/2013).

A primeira atividade foi a realização de mais uma edição do projeto “Praia Acessível”, que aconteceu na Praia de Miramar. Para a realização da ação, a SPcD contou com parceria da ONG Assessoria e Consultoria pela Inclusão Social (AC Social) – fundadora do projeto Acesso Cidadão na Paraíba – e do Centro Universitário Maurício de Nassau.

“Me sinto honrado por este momento. As pessoas com deficiência contam com a sensibilidade da atual gestão, que trata a inclusão social no município com muita responsabilidade em todas as suas ações e serviços. Essa semana é de suma importância para que nós possamos, de fato, valorizar todas as pessoas, sem exceção. São eventos como este que demonstram que estamos no caminho certo”, comentou o prefeito em exercício, Edvaldo Neto.

Durante as atividades, os participantes tiveram à disposição interpretaçã  em Libras, instalação de passarelas móveis, a utilização de bóias, cadeiras anfíbias e caiaques no acesso ao mar. O evento também contou com aulão de dança promovido pelos professores Aline Sodré, Diego Dance e Jerônimo Luciano; sessões de massagens e fisioterapias com a equipe da faculdade de Fisioterapia da Uninassau; e ainda participaram de uma partida de vôlei sentado com a equipe da faculdade de Educação Física da Uninassau.

O dia de Praia Acessível ainda contou com a participação de autoridades, paratletas, representantes de associações, pais, mães e responsáveis por PCDs e muitos voluntários que, ao final, também partilharam lanches  e uma mesa de frutas.

“Essa é uma semana extremamente importante para nós que estamos envolvidos na causa há tantos anos. É sempre um momento de celebrações das conquistas, mas também um período de reflexão por tudo que ainda podemos alcançar. Seguimos na luta fazendo políticas públicas para as pessoas com deficiência em Cabedelo. Sabemos o quanto é difícil, mas reconhecemos o quanto essa gestão nos abraçou. Hoje somos uma Secretaria referência no estado, Nordeste e quiçá no país e só temos um ano e meio de atuação. E vamos cada vez mais fortalecer e estar presentes no planejamento e organização de projetos”, ressaltou Gabriele Soares, secretária da Pessoa com Deficiência de Cabedelo.

A Semana da Pessoa com Deficiência do Município de Cabedelo foi criada por da Lei 1.628/2013, estabelecendo o dia 08 de novembro como data oportuna para consolidar o pioneirismo de Cabedelo às causas de inclusão social, mediante à promoção da dignidade e do respeito.

Em 2023, foi criada a Secretaria da Pessoa com Deficiência, tornando  Cabedelo a 1ª cidade da Paraíba e a 2ª do Nordeste a ter uma representatividade desse porte. Entre os serviços e ações desenvolvidas, a Secretaria disponibiliza acessos, por exemplo, à confecção da carteirinha de passe livre, entrada ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), projeto Artes Inclusivas, projeto  Pintando o 7, gerenciamento do transporte para os centros de reabilitação e aulas de Para Jiu-jitsu.

O parasurfista Sérgio Aguiar participou do evento e destacou a potencialidade do município de Cabedelo como cidade acessível.

“Agradeço a Deus pela vida de todos que fazem a gestão  municipal de Cabedelo e isso  por transformarem nossa cidade em cidade acessível. Este evento na praia é de grande valor para as pessoas que precisam de acessibilidade. Vejo que tem estagiários, coletes salva-vidas, caiaques, cadeiras anfíbias para nos levarem ao mar. De repente são pessoas que não desfrutavam de algo assim na natureza há um bom tempo. É muito bom “, pontuou Sérgio.

A estudante de Direito, Natalia Santos, é cadeirante e sempre participa das atividades da SPcD. Na praia acessível ela dançou, recebeu uma massagem e foi tomar um belo banho de mar. “Essa ideia é maravilhosa. E graças a Deus a atual gestão tem implementado esse dia, né? É muito importante, até porque a gente ganha mais visibilidade. Quanto mais a gente é visto, mais somos lembrados e isso é muito bom para todos nós”, concluiu a estudante.

Programação – Na segunda-feira (04), acontece evento público na Praça do Marinheiro, com a participação das escolas municipais Silvana Pontes e Maria Pessoa Cavalcanti, a partir das 8h.

Já na quinta-feira (07), um pit stop chama a atenção da sociedade para  a causa PCD. O evento acontece a partir das 9h nas proximidades da Secretaria de Educação e contará com a participação especial de alunos das escolas municipais Centro Integrado Imaculada Conceição, Escola M. Paulino Siqueira & Escola M. João Roberto Borges.

A programação será encerrada na sexta-feira (08), às 9h, com palestra voltada a representantes das Secretarias e escolas da rede municipal, no Auditório Gabinete do Prefeito (Casa do Alemão). A palestra será ministrada pelo vice-presidente do Conselho Estadual de Direito das Pessoas com Deficiência (CEDPD), Hellosman de Oliveira.

Continue Lendo

Paraíba

Paulo Maia não tem proposta para mulher advogada e promete “educar as vítimas de violência na OAB”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à presidência da OAB Paraíba, Paulo Maia, surpreendeu a advocacia com sua carta de propostas, na qual não consta nenhum item voltado para o fortalecimento da mulher advogada, ele trata as ações para o público feminino apenas como alvo de violência e assédio.

Mesmo tendo sua gestão condenada por assédio, Paulo afirma que pretende implementar um programa para combater a violência de gênero. Ele promete criar um programa de combate à violência de gênero para “educar tanto as vítimas como os agressores”. A proposta não menciona acolhimento nem punição.

“Criar um programa de combate à violência de gênero, política e institucional promovido pela Escola de Direitos da OAB/PB, com o objetivo de abordar a prevenção e enfrentamento da violência, educando tanto as vítimas quanto os agressores, por meio de reeducação e conscientização”, é o que diz o texto da sua carta proposta.

As advogadas são maioria, mas sofrem com salários mais baixos que os homens e ocupam menos cargos de liderança. Entretanto, entre as propostas do candidato não há nenhum item sequer que faça menção a alguma tentativa de corrigir essa realidade, com a implantação de políticas específicas.

Lei da mordaça – A proposta apresentada por Paulo Maia causa indignação, não só entre as advogadas, mas perante a sociedade paraibana, pois se levar em consideração o assédio que aconteceu durante sua gestão na OAB-PB, a proposta reafirma a conduta de exigir o silêncio da vítima, caso contrário, pune com demissão.

Caso de assédio – A gestão de Paulo Maia foi marcada por um grande escândalo envolvendo assédio contra uma funcionária que trabalhou há 20 anos na OAB paraibana. Mesmo sendo vítima, ela foi demitida. O caso resultou na condenação da gestão de Paulo, em última instância, pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) por assédio.

Continue Lendo

Paraíba

“Nós iremos colocar a mesma chapa”, revela Galdino caso ocorra disputa para presidência da ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Assembleia Legislativa de Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos), voltou a afirmar nesta terça-feira (05/11) que a reeleição para o biênio 2025/2026 da Casa está assegurada, mas em uma eventual nova disputa, ele lançará nome à reeleição.

“Se por acaso acontecer, você não tenha dúvida. A minha chapa será exatamente a chapa que foi eleita por todos nós há dois anos. Nós iremos colocar a mesma chapa para podermos, mais uma vez, ratificar a eleição do segundo biênio”, afirmou em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.

Em abril , a Executiva Nacional do PSDB, liderada pelo presidente Marconi Perillo, entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender a posse do segundo biênio da presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba. O PSDB questionou a eleição interna que resultou na escolha do deputado Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da ALPB para o período entre 2023 e 2026.
Agora, o procurador-Geral da República, Paulo Gonet Branco, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que anule a reeleição antecipada de Galdino.

Continue Lendo

Paraíba

Justiça da Paraíba autoriza prisão preventiva imediata do pediatra Fernando Cunha Lima

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça da Paraíba autorizou a prisão preventiva imediata do pediatra Fernando Cunha Lima, de 81 anos, acusado de abuso sexual contra diversos pacientes menores de idade em pleno consultório durante consultas realizadas em João Pessoa.

A decisão se deu durante a 41ª Sessão Ordinária da Câmara Especializada Criminal, realizada de forma semipresencial, nesta terça-feira (05/11).

O relator do caso, desembargador Ricardo Vital de Almeida, em sua decisão, argumentou que a idade não pode ser uma “carta branca” para imunidade perante a Lei ou mesmo para indulgência.

Para esta Audiência, o desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos declarou-se “impedido”. Já o desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides averbou-se “suspeito”.

Confira imagem:

Continue Lendo