Nos acompanhe

Paraíba

Justiça libera e PMJP concluirá estudos ambientais para retomada das obras do Parque da Cidade

Publicado

em

A partir da decisão judicial proferida na quarta-feira (30/10), a Prefeitura de João Pessoa concluirá os estudos ambientais que possibilitarão retomar as obras do Parque José Targino Maranhão (Parque da Cidade), que está sendo construído na área do antigo Aeroclube. A juíza Ivanoska Maria Esperia Gomes dos Santos, da 6ª Vara de Fazenda Pública da Capital, firmou entendimento acerca dos estudos ambientais apropriados para a obra do equipamento público.

Levando em consideração as características da área, a Prefeitura argumentou que para execução do projeto são necessários apenas a elaboração de um Relatório Ambiental Simplificado (RAS) e de um Plano de Controle Ambiental (PCA). Esses estudos têm a frente à Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam) e a Superintendência de Administração do Meio Ambiente do Estado (Sudema).

A magistrada aceitou o pedido da Prefeitura e justificou que não é exigível o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) em licenciamento de projeto em área útil inferior a 100 hectares – a área do futuro Parque da Cidade tem aproximadamente 25 hectares. Na decisão, a juíza determinou que no prazo de cinco dias sejam realizados o Relatório Ambiental Simplificado (RAS) e o Plano de Controle Ambiental (PCA).

O procurador geral do Município (Progem), Danilo Mota, explicou que a juíza firmou o entendimento de que o estudo apropriado para a área é o RAS e PCA e que estes já estão em elaboração, seguindo o Termo de Responsabilidade da Sudema. “A decisão proferida hoje é um importante passo para a liberação da obra do Parque da Cidade, que irá mudar a realidade dos moradores do seu entorno e de todos os pessoenses”, ressaltou.

A obra do Parque estava embargada desde o dia 26 de junho deste ano, quando a Justiça determinou a suspensão dos trabalhos com base em uma ação movida pelo Instituto Protecionista SOS Animais e Plantas, que alegou riscos à fauna e à flora local.

Multa derrubada – A juíza também analisou e indeferiu o pedido de aplicação de multa diária pretendida pelo Instituto Protecionista à Prefeitura devido a um episódio de circulação de máquinas na área. De acordo com o entendimento da magistrada, a presença das máquinas no antigo Aeroclube não adentrou no perímetro do terreno onde estão localizados os ninhos das corujas.

Projeto – Elaborado pela Secretaria de Planejamento (Seplan), com execução da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o projeto terá inicialmente os recursos aplicados em obras do sistema viário e de mobilidade urbana. Posteriormente, os investimentos serão nos equipamentos e projeto de paisagismo do parque, desenvolvido pelo renomado escritório Burle Marx.

Na 1ª etapa, já foram feitos investimentos de mais de R$ 7 milhões no sistema viário, com requalificação de mais de 40 ruas de acessos e de contorno do parque. Na 2ª etapa, serão realizadas novas obras de requalificação de mais vias do entorno, ciclovias, estacionamento, além da implantação de um túnel que interligará os bairros Aeroclube e Manaíra. O parque terá equipamentos para práticas esportivas, atividades culturais e de lazer, incluindo: quadras street ball, beach tennis, poliesportivas, society, tênis, skate park, pista para bike (BMX park), play aquático, anfiteatro, academia da melhor idade. O investimento é de R$ 123,1 milhões.

A assinatura da segunda etapa do projeto ocorreu no dia 21 de junho, quando durante a solenidade, o prefeito Cícero Lucena reforçou compromisso ambiental, com o plantio de árvores e recuperação da área.

Continue Lendo

Paraíba

Grupo armado invade Estação Elevatória, rouba cabos e prejudica fornecimento de água na Grande JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) confirmou que um grupo de bandidos formado entre oito e dez homens invadiu a Estação Elevatória de Água Bruta de Gramame e roubou cabos de cobres provocando a interrupção do fornecimento de água em diversos bairros de Cabedelo e João Pessoa.

Os bandidos invadiram o local na noite da quarta-feira (30/10), mas o transtorno para a população se estende por esta quinta-feira (31/10).

De acordo com informações da Cagepa, o grupo criminoso chegou armado em um caminhão, rendeu todos os funcionários e realizaram o roubo.

Até o momento ninguém foi preso e o fornecimento de água deverá se manter intermitente durante todo o período de reparos e reposição de cabos.

Continue Lendo

Paraíba

Operação Praias Limpas investiga existência de ligações clandestinas na orla de Manaíra

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Equipes da Operação Praias Limpas iniciaram, na manhã desta quarta-feira (30), uma varredura mais aprofundada na rede de galerias pluviais que desembocam na orla de Manaíra, com foco nos trechos nos quais se identificou o escoamento de água em coloração escura nos últimos dias. Além das coletas de amostras para análise em laboratório, as equipes estão fazendo uma vídeoinspeção robotizada, que consiste no uso de um robô inserido nas galerias para identificação de possíveis ligações clandestinas.

Com o equipamento, será possível descobrir a origem da água escurecida e punir os responsáveis. Para o superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, a ação será fundamental para coibir essa prática o mais rápido possível. “Estamos trabalhando incansavelmente para descobrir a origem dessa água, de modo a interromper essa ligação clandestina o quanto antes. É um trabalho contínuo que seguirá pelos próximos dias, fazendo essa verificação em cada galeria ligada a esta rede”, pontuou.

A Operação Praias Limpas é uma ação conjunta realizada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Secretaria Municipal de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam) e tem como objetivo identificar lançamentos irregulares de esgoto, despejos de resíduos no mar e ligações clandestinas.

Continue Lendo

Paraíba

Desembargador Romero Marcelo se despede do Tribunal e é homenageado pela Corte

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Na véspera de sua aposentadoria, o desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira foi homenageado pelos seus colegas durante sessão do Pleno do Tribunal de Justiça, realizada nesta quarta-feira (30). A sessão foi conduzida pelo presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva.

Falaram na ocasião os desembargadore(a)s Fátima Maranhão, Márcio Murilo, Marcos Cavalcanti, Joás de Brito Pereira Filho, Saulo Benevides, Frederico Coutinho, Maria das Graças Morais Guedes, Carlos Beltrão, Ricardo Vital, João Batista, Aluizio Bezerra, Onaldo Queiroga, Francisco Seraphico, Wolfram da Cunha Ramos e Túlia Neves. Também prestaram homenagem os juízes convocados Miguel de Britto, Marcos Salles e Inácio Jairo. Em nome do Ministério Público falou o procurador de Justiça Guilherme Lemos e pela OAB/PB o advogado Diego Oliveira, filho do desembargador Romero Marcelo.

Em seus pronunciamentos os desembargadores destacaram as diversas qualidades do homenageado: juiz excepcional, atencioso com as partes, de fácil acesso, vitorioso, visão social, coragem cívica, imparcial, homem justo, um exemplo de integridade, de ética e de compromisso com o bem comum.

O presidente do TJPB, João Benedito da Silva, também fez uso da palavra para parabenizar o desembargador Romero Marcelo pela sua brilhante trajetória na magistratura paraibana. “Coragem e determinação, fidelidade e integridade, perseverança e dedicação. Essas palavras retratam bem a pessoa, o pai de família, o julgador Romero Marcelo. Que Vossa Excelência na nova etapa de sua vida continue a inspirar e motivar a todos que o conhecem. Muito obrigado por tudo que fez e ainda fará por todos nós”, afirmou.

A juíza Adriana Lins de Oliveira Bezerra, filha do desembargador, em uma fala na sessão, definiu seu pai como um herói. Segundo ela, o desembargador honrou a magistratura do início ao fim. “Romero Marcelo é um homem de coragem e de coração. É de uma generosidade muitas vezes inacreditável e de uma sensibilidade ressaltada sempre que alguém, por exemplo, me aborda para falar dele. É um homem que não deixa dúvidas quanto aos seus pensamentos e opiniões. Absolutamente transparente”, afirmou.

Com passagens pelo Exército e pela Polícia Civil, Romero revelou em seu discurso de despedida que não estava em seus planos seguir a carreira de juiz. “O homem Romero Marcelo não se via magistrado”, afirmou. Promovido a desembargador em 2009, pelo critério de antiguidade, atuou por mais de 40 anos como magistrado.

O desembargador afirmou que como magistrado cumpriu com o juramento prestado na posse de bem desempenhar as funções do cargo, cumprir e fazer cumprir a Constituição e as leis. Agora, com a aposentadoria, ele disse que pretende exercer a advocacia.

Continue Lendo