Nos acompanhe

Paraíba

Cícero Lucena autoriza construção do Residencial Dubai, que vai beneficiar 416 famílias

Publicado

em

O prefeito Cícero Lucena autorizou, nesta quinta-feira (31/10), o início das obras de construção do Residencial Dubai, que vai beneficiar 416 famílias de uma área de ocupação irregular, no Parque Cabo Branco, que agora vão morar em um empreendimento com infraestrutura completa e equipamentos sociais. A solenidade para assinatura da ordem de serviço foi marcada pela emoção dos novos moradores, que estarão de mudança até o final do próximo ano.

Cícero Lucena lembrou do trabalho da Prefeitura de João Pessoa para conseguir o terreno inicialmente, depois o relacionamento com o Governo Federal para conseguir recursos de R$ 41 milhões, em Brasília, e a parceria com o Governo do Estado, que vai garantir a infraestrutura do empreendimento habitacional e no seu entorno. O gestor também detalhou que a Prefeitura vai contratar mão de obra dos moradores beneficiados para gerar renda e desenvolvimento social.

“É o poder público dizendo que pode sim cuidar daqueles que precisam e, sem demagogia e burocracia, resolvendo a vida para melhor das pessoas. Aqui, vamos inserir o que estamos fazendo já em outras obras, que é a formação de mão de obra das mulheres, para que elas possam ter uma profissão e também melhorar sua vida pós a construção de seus apartamentos. É algo integrado, em parceria com o Governo do Estado, com o Governo Federal, mostrando que o poder público municipal está fazendo cada vez mais”, afirmou o prefeito.

O Projeto Arquitetônico prevê a implantação da construção de 13 blocos com 32 unidades habitacionais cada, mais um ‘Ninho do Saber’. As habitações serão erguidas em área urbanizada, dotada de toda infraestrutura necessária, como rede de água, rede de esgoto, rede de energia, drenagem, pavimentação das vias e reservatório, além de uma escola aproximadamente 600 metros do empreendimento.

“Essa obra é uma realização de um sonho. Esse terreno era uma área verde, foi substituída por outra, e hoje vai abrigar todas essas famílias, que esperavam por essas moradias. Apartamentos de qualidade, creche para as mães poderem trabalhar, além de uma escola pertinho. Então, isso é uma realização, num trabalho da Prefeitura, Governo Federal, Governo do Estado para atender a essa demanda”, afirmou a secretária Municipal de Habitação, Socorro Gadelha.

Os imóveis – Todas as unidades habitacionais possuem a mesma área construída (50,76 m2), compreendendo uma sala de estar/jantar, cozinha, área de serviço, banheiro social (PNE) e dois quartos dispostos de maneira a se conseguir o melhor conforto e funcionalidade.

Vida nova – Os moradores de Dubai querem deixar para trás uma realidade difícil e sem muitas perspectivas, como destacou a dona de casa Adriele da Silva Santos, mãe de uma criança e esposa. “Vai ser vida nova. Um sonho que vai se realizar, graças a Deus e a Prefeitura, ao nosso prefeito Cícero, que foi sensível a nossa causa”, agradeceu a moradora, que também é representante da Associação Dubai Terra Prometida.

Outra dona de casa, Marilene Ferreira da Silva, também agradeceu a moradia onde vai residir com o marido. “Lutamos muito para que chegasse esse dia. Hoje é o começo de um sonho que vai ser realizado. Uma felicidade imensa para todos os moradores, não vejo a hora de vir morar com meu marido e viver muito melhor com tudo que será construído”, afirmou.

Continue Lendo

Paraíba

“Objetivo é colocar estação pra funcionar ainda hoje”, diz diretor da Cagepa após interrupção

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O diretor regional da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Wallace Oliveira, confirmou que a operadora está reunindo esforços para normalizar o abastecimento de água nos bairros de João Pessoa e Cabedelo que foram prejudicados devido a interrupção do serviço após assalto na Estação Elevatória de Água Bruta de Gramame na madrugada desta quinta-feira (31/10).

Um grupo de bandidos formado entre oito e dez homens invadiu o local armados em um caminhão, rendeu todos os funcionários e realizaram o roubo de cabos de cobre, provocando a suspensão do fornecimento.

Leia mais: Grupo armado invade Estação Elevatória, rouba cabos e prejudica fornecimento de água na Grande JP

“Já acionamos alguns fornecedores da região de Recife, Natal e Campina Grande, além dos nossos próprios fornecedores aqui em João Pessoa. Deixando todo mundo alerta que assim que a gente tiver informação que a gente já tem, nossa equipe de logística pronta pra ir buscar esse material. O objetivo nosso e o esforço vai ser pra colocar a estação elevatória pra funcionar ainda hoje”, disse Wallace em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

TCE dá prazo de dez dias para prefeitos encaminharem legislação sobre saneamento básico

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em um ofício circular, o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), conselheiro Antonio Nominando Diniz Filho, dirigiu-se aos prefeitos municipais solicitando, nesta quarta-feira (30), o envio da legislação relacionada às diretrizes locais para o Saneamento Básico. Essa solicitação está em conformidade com a Lei n° 11.445/2007 e a Lei n° 14.026/2020, que estabelece o Novo Marco Legal do Saneamento Básico.

O Tribunal de Contas solicita que a documentação seja enviada dentro de um prazo máximo de dez dias, improrrogáveis. O referido normativo deve ser encaminhado ao banco de legislação deste Tribunal, na categoria “planos estratégicos e/ou operativos referentes à execução de políticas públicas”. A não apresentação da legislação será interpretada como a inexistência da mesma, o que poderá ter repercussões significativas na Auditoria do município, incluindo reflexos no julgamento das contas municipais.

O conselheiro Nominando Diniz Filho enfatiza a importância da legislação para garantir o cumprimento das metas estabelecidas pelo Novo Marco, que visa assegurar a oferta de água potável e a coleta e tratamento de esgoto para a população até 2033.

Os prefeitos são, portanto, alertados sobre a urgência e a relevância de atender a essa solicitação, evidenciando o compromisso do TCE-PB com a transparência e a eficiência na gestão dos serviços de saneamento básico no estado da Paraíba.

Continue Lendo

Paraíba

Grupo armado invade Estação Elevatória, rouba cabos e prejudica fornecimento de água na Grande JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) confirmou que um grupo de bandidos formado entre oito e dez homens invadiu a Estação Elevatória de Água Bruta de Gramame e roubou cabos de cobres provocando a interrupção do fornecimento de água em diversos bairros de Cabedelo e João Pessoa.

Os bandidos invadiram o local na noite da quarta-feira (30/10), mas o transtorno para a população se estende por esta quinta-feira (31/10).

De acordo com informações da Cagepa, o grupo criminoso chegou armado em um caminhão, rendeu todos os funcionários e realizaram o roubo.

Até o momento ninguém foi preso e o fornecimento de água deverá se manter intermitente durante todo o período de reparos e reposição de cabos.

Continue Lendo