Nos acompanhe

Paraíba

Diplomação de eleitos em João Pessoa deve acontecer em dezembro; posse será em 1º de janeiro; veja

Publicado

em

A diplomação do prefeito, vice e vereadores eleitos em João Pessoa no pleito de 2024 está previamente planejada para acontecer no dia 16 de dezembro em local a ser definido, já a posse está agendada para o dia 1º de janeiro de 2025.

A informação foi ventilada ainda no mês de agosto, durante os preparativos para o primeiro turno eleitoral e reforçado por representantes do TRE-PB no domingo (27/10), dia do segundo turno do pleito na Capital paraibana.

Em João Pessoa, Cícero Lucena (PP) e Leo Bezerra (PSB) foram reeleitos para o comando da Prefeitura Municipal e, 29 (vinte e nove) nomes foram escolhidos pelos eleitores para ocuparem o Poder Legislativo Municipal a partir de 2025.

 

Continue Lendo

Paraíba

Sine-JP oferece 324 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Sistema Nacional de Empregos de João Pessoa (Sine-JP) disponibiliza 324 vagas de trabalho a partir desta segunda-feira (28). Atendente de lanchonete é a função que oferece mais disponibilidade de vagas (24), havendo, inclusive, oportunidades para candidatos sem experiência que buscam o primeiro emprego.

Há, ainda, vagas para farmacêutico (10), atendente de farmácia – balconista (10), frentista (10), manobrista (10), auxiliar de logística (7), motorista de caminhão (7), garçom (6), auxiliar de cozinha (6), cozinheiro geral (3) e açougueiro (3). Para se candidatar, é importante verificar algumas orientações, como grau de escolaridade, por exemplo.

Na lista de oportunidades desta semana, há vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCD), como auxiliar administrativo, auxiliar de almoxarifado, oficial de serviços gerais na manutenção de edificações, zelador e pedreiro.

As informações sobre todas as vagas disponíveis e os critérios necessários para concorrer a cada uma delas podem ser conferidos no Painel da Empregabilidade, no endereço www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/painel-da-empregabilidade/.

Serviço – O Sine-JP fica localizado na Avenida João Suassuna, nº 49, exatamente no primeiro casarão da Villa Sanhauá, na Praça Antenor Navarro, no Varadouro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 98654-8978.

Continue Lendo

Paraíba

Votos totais, válidos, nulos e brancos; veja a estatística do segundo turno em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O número de votos totais no segundo turno eleitoral do pleito de 2024 em João Pessoa foi de 436.930 (quatrocentos e trinta e seis mil, novecentos e trinta). Já o total de votos considerados válidos foi de 404.856 (quatrocentos e quatro mil, oitocentos e cinquenta e seis). A informação foi divulgada pela Justiça Eleitoral ao final da apuração na noite do domingo (27/10).

Ainda de acordo com o TSE, 20.482 (vinte mil, quatrocentos e oitenta e dois votos) foram considerados nulos, total que corresponde a 4,69% dos votos. Já 11.592 (onze mil, quinhentos e noventa e dois) votos foram brancos, representando 2,65% da votação.

Com 100% das urnas apuradas, Cícero, com 258.727 votos (63,91%), venceu o adversário Marcelo Queiroga (PL), que adquiriu 146.129 votos (36,09%).

No primeiro turno, Cícero obteve 205.122 votos, número que representou 49,16 % da preferência do eleitorado pessoense. Já Queiroga, 90.840 votos, total que correspondeu a 21,77 %.

A diferença entre a quantidade total de votos registrada no segundo turno da Capital paraibana e a do primeiro superou a casa dos 20.000. Confira:

1º turno – 457.121
2º turno – 436.930
Diferença – 20.191

Confira imagens:

Resultado geral – 2º turno – João Pessoa

 

Resultado geral – 1º turno – João Pessoa

Continue Lendo

Paraíba

Cabedelo recebe Praça Cultural em homenagem a artistas e escritores locais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Um espaço de convivência, lazer e cultura. Esse é o conceito da “Praça dos Imortais”, entregue na sexta-feira (25) ao município de Cabedelo.

O equipamento, localizado na orla de Intermares, possui uma área de 1.709,34m² e é fruto da Lei nº 2.208 de 25/04/2022 , que institui o Programa Adote uma Praça no Município de Cabedelo.

O Projeto urbanístico elaborado pela empresa Honu Intermares Construção e Incorporação, responsável por toda execução da obra, norteia a vocação do espaço da necessidade de lazer cultural, que servirá para a realização de diversos encontros, eventos e feiras literárias.

A Praça se baseia em  um projeto de gentileza urbana e responsabilidade social e conta com espaço para eventos e convivência, vagas de estacionamento, mobiliário urbano (bancos, postes decorativos) e um caramanchão em madeira, ambos fornecidos pela PMC. No piso central, uma tartaruga desenhada no intertravado na cor grafite confere identidade e pertencimento ao bairro.

O espaço também utiliza elementos de artesãos locais e o seu totem principal homenageia os poetas Augusto dos Anjos e Monteiro Lobato.

“Esta será uma praça onde acontecerão grandes eventos culturais. Destacamos também o projeto Orla, que vem contemplando a urbanização da praia de Intermares até o Dique de Cabedelo e ainda tem muitas praças a serem construídas e mais áreas verdes como esta serão oportunizadas para a população. Esse momento é  do povo, isso tudo é para o povo de Cabedelo”, destacou o prefeito VIgo Hugo.

O empresário português Rui Santos, sócio-proprietário da Honu Intermares, destaca o papel colaborativo da Prefeitura e a importância do projeto Adote uma Praça.

“Cabedelo tem particularidades interessantes e esta última gestão foi no sentido  correto de melhorar seu território,  e esse projeto Orla é algo que é muito significativo. Cheguei aqui há 20 anos e agora denotamos que atualmente temos uma gestão que realmente busca o desenvolvimento. O projeto foi abraçado por nós porque entendemos que essa parceria é importante e salutar para todos. Entendemos que todos que fazem parte da iniciativa privada, como da pública, assim como as ONGs e também os cidadãos e turistas, pertencem ao mesmo território. As empresas têm um impacto muito grande nisso tudo, porque edificam estruturas que duram por décadas, e a Prefeitura tem esse papel de promover essa interação. Importante  lembrar também que a praça que construímos, além de prestigiar a classe artística, homenageia o patrimônio imaterial do município, que são as tartarugas, assim como o nosso empreendimento também o faz”, ressaltou Rui.

Adote uma Praça – O programa Adote uma Praça, coordenado pela Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação (Seplah), visa o aprimoramento de serviços de manutenção e zeladoria, bem como a conservação, execução e manutenção de melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas dos logradouros públicos locais.

A iniciativa é desenvolvida com a participação espontânea de pessoas físicas ou jurídicas interessadas em firmar Termo de Adesão com a administração pública municipal que queiram adotar, manter e zelar espaços públicos colocados ao benefício e  uso da comunidade.

O Termo de adoção não representa cessão, concessão, permissão ou autorização de uso, a qualquer título dos respectivos bens, que permanecem em integral posse e propriedade do município de Cabedelo

Praça dos Imortais– Durante a entrega da Praça, também foi realizada uma solenidade da Academia Cabedelense de Ciências, Arte e Letras Litorânea (Accal), fundada em 17 de julho de 2019, e da Academia  Estudantil Cabedelense Infantojuvenil de Artes e Letras Litorânea (Aecijal) com a apresentação de novos imortais assumindo cadeiras, a implementação de placas e plantação de árvores pelos integrantes do grupo, coordenado pela presidente Tânia Castelliano.

A Praça é uma homenagem aos escritores Augusto dos Anjos e Monteiro Lobato e se configura como o primeiro espaço público voltado exclusivamente para a cultura, artes e literatura.

A praça contém 9 tótens com 77 placas indicando os 8 tipos das espécies arbóreas nativas que foram plantadas no local, juntamente com o nome de cada acadêmico da Accal com o seu respectivo patrono.

“Este é um sonho realizado e só temos muita gratidão por todos que se empenharam por isto”, ressaltou a presidente da Accal e da Aecijal, Tânia Castelliano.

Na ocasião, o prefeito Vitor Hugo tomou posse na cadeira de nº 12 que tem como patrono o poeta paraibano Eulajosé Dias de Araújo na Accal.

 “Esse momento  é histórico e eu não poderia deixar de agradecer a todos os acadêmicos que aprovaram o meu nome e dos novos imortais das academias. E também a todos que ajudaram  a pavimentar o sonho dos poetas locais. O mais importante é fazer com o que nosso legado de boas ações seja imortal. Porque as pessoas só morrem, de fato, quando deixam de ser lembradas”, concluiu o prefeito.

Continue Lendo