Nos acompanhe

Paraíba

Secretaria de Desenvolvimento Social realiza capacitação para professores da EJA

Publicado

em

A economia solidária vem ganhando destaque no cenário mundial. Em João Pessoa, na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), há uma coordenadoria especificamente sobre o tema e, nesta quinta-feira (24), aconteceu uma capacitação para os professores que trabalham na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa foi realizada em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

O objetivo é que esses profissionais da educação sejam multiplicadores dos conceitos e trabalhem a economia solidária em sala de aula como uma alternativa ao mercado de trabalho, onde a coletividade é base para todo o seu desenvolvimento.

Regina Bonfá, coordenadora de Economia Solidária da Sedes, explicou como o tema faz parte da sociedade e o destaque que vem ganhando no cenário mundial. “Dentro da economia solidária, a Secretaria de Desenvolvimento Social tem esse departamento e atuamos em várias frentes de capacitação, profissionalização e de organização de grupos informais para que um dia venham a ser associações e cooperativas, para que tenham dignidade no mundo do trabalho, na sua geração de renda e levando qualidade de vida não só para a sua família, mas para o seu território e o bairro onde vivem. Fizemos essa parceria, não só com a Secretaria de Educação, mas também com o movimento de Economia Solidária e universidades, que estão dentro nos apoiando e fortalecendo, tanto que a próxima reunião do G20 terá uma mesa de economia solidária. Então, enquanto secretaria, a gente está atuando, promovendo, fortalecendo e fomentando”, ressaltou.

Pilares – A economia solidária tem dez pilares, entre eles a cooperação, onde todos trabalham de forma colaborativa e com objetivos comuns a sustentabilidade, com boas práticas que respeitem o meio ambiente e o comércio justo, com transparência, ética, respeito e justiça social. Neste tipo de economia não existem as figuras de patrão e empregado. A relação entre as partes é horizontal.

Maricélia dos Santos é professora da Escola Municipal Major José de Barros Moreira, em Mandacaru. Ela vê nesta formação a oportunidade de apresentar novas possibilidades aos seus alunos no mundo do trabalho. “Está sendo ainda mais interessante para mim, para poder compartilhar com meus alunos o conhecimento sobre o tema. Como eu ministro as aulas de agente de gestão de resíduos sólidos, acredito que vai juntar o meu conhecimento, a parte da aprendizagem, com a prática deles. Com isso, vamos juntar e conseguir chegar à economia solidária”, reforçou.

Como forma de estimular o cooperativismo dentro da economia solidária, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) criou, em 2007, a Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários (Incutes), que trabalha no assessoramento técnico aos empreendimentos.

Andreza Paiva é assistente de administração da incubadora e representou o IFPB durante a capacitação. “Estamos dando esse passo inicial que é a formação junto com os professores para que eles pudessem entender que proposta é essa e como isso seria importante para o trabalho docente. Eles incorporarem os valores, os princípios, para que os alunos, ao ingressarem nos cursos ofertados, principalmente pelos profissionalizantes da EJA, tivessem esse olhar de como é que eles poderiam ser reinseridos no mundo do trabalho. Não só o trabalho voltado para ser um funcionário e ter um patrão, mas que você também, coletivamente, junto da sua comunidade, possa se formar coletivos e voltar a gerar renda e ter um emprego, só que não da forma que se coloca no individualismo, mas sim o emprego coletivo”, explicou.

Capacitação – A formação foi realizada com 26 professores da EJA, que lecionam em 46 escolas que oferecem a modalidade de educação. Socorro Diniz, chefe da Divisão da Educação de Jovens e Adultos da Sedec, deu mais detalhes sobre a qualificação.

“Desde 1996, a Lei de Diretrizes e Bases recomenda que as instituições que deliberam sobre o ensino integrem a educação de jovens e adultos e a qualificação profissional e a gente vem buscando fazer esse atrelamento sempre. Ainda não temos experiências deste tipo já vivenciadas em qualquer município do Brasil, mas estamos trabalhando pra que isso aconteça em João Pessoa. Os professores estão hoje nessa formação para que a gente instigue esse olhar para a qualificação profissional. E como tudo que está no começo ainda é embrião, esperamos que seja muito bacana e que a gente tenha um fortalecimento da modalidade EJA e das pessoas envolvidas, permitindo que o direito à educação se abra a consciência de outros direitos”, finalizou.

Surgimento – Os empreendimentos de economia solidária no Brasil surgiram na década de 1970 e ganharam mais força em 1980. O objetivo foi proporcionar renda para setores sociais empobrecidos por diversas crises econômicas. Com o passar dos anos, a economia solidária tornou-se um modo de desenvolvimento que promove inclusão social. Estima-se que existam 30 mil empreendimentos solidários no Brasil, gerando renda para mais de 2 milhões de pessoas.

 

Continue Lendo

Paraíba

PB Agora/Datavox: Cícero lidera disputa em JP com 30 pontos de vantagem contra Queiroga

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Faltando menos de 24 horas para o segundo turno das eleições em João Pessoa, o prefeito Cícero Lucena (Progressistas) lidera com ampla vantagem na corrida pela Prefeitura, de acordo com pesquisa divulgada neste sábado (26/10). Segundo o levantamento, Cícero registra 57,2% das intenções de voto na pesquisa estimulada, enquanto seu adversário, o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga (PL), aparece com 27,2%. Nessa modalidade os eleitores indecisos somam 8,3%, e 7,3% afirmam que pretendem votar em branco ou nulo.

No cenário espontâneo, onde os eleitores não são apresentados aos nomes dos candidatos, Cícero também mantém a liderança com 56,6%, seguido por Queiroga com 27,2%, que mantém o mesmo percentual da estimulada. Eleitores indecisos somam 9,2%, enquanto os votos brancos ou nulos representam 7%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PE-04518/2024 e realizada entre os dias 23 e 24 de outubro. O levantamento ouviu 784 eleitores em cinquenta bairros da capital paraibana, com um intervalo de confiança de 95% e uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Com esses números, Cícero Lucena entra na reta final com uma vantagem significativa sobre Queiroga, o que pode ser decisivo no desfecho da eleição deste domingo (27). A liderança tanto no cenário estimulado quanto no espontâneo reflete o posicionamento consolidado do atual prefeito entre os eleitores de João Pessoa.

Continue Lendo

Paraíba

Doutora Paula reafirma posição de independência na ALPB após divergência com governador

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual, Doutora Paula (PP), reafirmou a possibilidade de adotar um posicionamento independente na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) após divergências com o governador João Azevêdo (PSB) nas eleições municipais deste ano.

Durante entrevista concedida ao programa CBN João Pessoa nesta sexta-feira (25/10), a parlamentar afirmou que João “não fez a melhor opção” ao que diz respeito à postura dele no pleito em Cajazeiras. O governador decidiu apoiar o candidato do deputado estadual Chico Mendes (PSB) que saiu derrotado, Pablo Leitão (PSB), divergindo de Doutora Paula e outro deputado da base governista, Júnior Araújo (PSB), que referendaram o nome de Socorro Delfino (PP) que saiu eleita do pleito.

“Não se trata de confronto, não existe confronto. O governador fez a opção dele e eu acho que não foi a melhor opção que ele poderia ter feito. Mas ele não tinha só dois grupos, nós todos éramos da base do governo, eu, Zé Aldemir, Júnior Araújo… e do outro lado também estava o deputado Chico Mendes que de uma forma maliciosa tentou ludibriar todos os eleitores de Cajazeiras dizendo que ele podia ser candidato, que ele tinha convicção que havia uma resolução de que ele não podia ser candidato. Pra deixar claro é que o direito do governador é soberano, como o nosso direito é soberano em indicar Socorro Delfino. Doutora Paula sempre votou de forma independente, desde que a matéria fosse de interesse do povo, eu sempre votei a favor do povo. Eu nunca votei a favor de um veto porque era do governador”, afirmou.

Continue Lendo

Paraíba

Voto em trânsito também não é permitido no 2º turno das eleições municipais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Conforme ocorreu no 1º turno das Eleições Municipais de 2024, eleitoras e eleitores que estiverem fora da cidade onde votam no dia 27 de outubro (data do 2º turno) não poderão escolher prefeito e vice-prefeito nos locais onde houver nova votação. Isso porque o voto em trânsito só está disponível em Eleições Gerais (para Presidência da República, Senado Federal, Assembleias Legislativas, Câmara Legislativa do Distrito Federal, Câmara dos Deputados e Governos Estaduais).

Na Paraíba, eleitoras e eleitores aptos de João Pessoa e Campina Grande (municípios que terão o 2º turno), que estiverem fora destes locais, no próximo dia 27, deverão justificar a ausência às urnas, de forma digital, pelo e-Título, ou de forma presencial, por meio da entrega do Requerimento de Justificativa Eleitoral preenchido às mesas receptoras de votos. Qualquer Seção Eleitoral destes municípios, no dia do pleito, pode auxiliar as eleitoras e eleitores que desejem justificar presencialmente. Excepcionalmente no domingo (27), o Cartório Eleitoral de Santa Rita estará funcionando para receber as justificativas de abstenção eleitoral.

Aqueles que não puderem apresentar a justificativa na data do 2º turno terão um prazo de 60 dias para justificar a ausência. O procedimento deve ser feito pelo e-Título, pelo Sistema Justifica ou com a entrega ou o envio do Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título. Em qualquer uma dessas opções, é preciso anexar a documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito.

Clique AQUI e saiba mais sobre justificativa de ausência às urnas.

Continue Lendo