Se tem uma coisa que revela traços da cultura, tradições de um lugar, povo é a arte! E se novembro é o mês da Consciência Negra, nada melhor que manifestar NEGRITUDE, resistência, luta e afirmação, do que através da música.
A música Preta é a árvore mãe de toda a genealogia musical, em qualquer vertente popular, do black ao soul, do samba ao reggae, do blues ao rock…
Em um resumo grosseiro, mas preciso: seja qual for a batida que embale suas pulsações, tem sangue, suor e suingue negro dando o tom. É nesta e outras perspectivas, que chega a quarta edição o projeto: “Música Preta Salva”!
O Festival, realizado, ininterruptamente desde 2021, vai acontecer no dia 08 de novembro, na Caravela Cultural, importante espaço independente encravado nnopólo cultural do Centro Histórico de João Pessoa, retornando para onde tudo começou…
Para esta edição, o “Música Preta Salva” reverencia dois ícones da arte paraibana.
Batizado de ESPECIAL CHICO CÉSAR E CÁTIA DE FRANÇA o evento amplia conceito, dimensão e identidade local.
Cabe aos anfitriões da festa Wil Cor e Eletrocores fazerem as honras da casa e estenderem o tapete vermelho a Chico e Cátia, apresentando o vinil recém lançado “Valei-me meu guerreiro Chico César e Nossa Senhora Cátia de França”, com uma faixa, integralmente dedicada a cada artista!
Wil Cor e Eletrocores (formada por Dodô Trindade-baixo, Erick Henrique- bateria e Samir Cesaretti- guitarra, Tarcício Pereira- trompete) é o que podemos chamar de “banda residente” do evento, por ser idealizadora e a única participante das outras três edições.
Mas, voltando a este evento em específico, a abertura desta quarta noite de MÚSICA PRETA SALVA ficará por conta das batidas da “picape” da DJ Acarajow, com sua mescla de referências pop e regional, uma moderna salada sonora.
Na sequência sobe ao palco do Caravela Cultural, Day Roque, clarinetista e cantora local, que retorna a Paraíba, após uma temporada na “Meca” do Blues, o estado americano do Mississipi. Day estará acompanhada de Bianca Dias no baixo Dudu Campos no baixo e Rodrigo Melo, na bateria.
Após Wil Cor e Eletrocores, será de Vieira a grande responsabilidade, ancestral missão de fechar a quarta edição do “Música Preta Salva”. Vieira traz sua carga indie para uma mistura com o afro jazz referência de Vitor Rama na bateria, a guitarra blueseira de Ivo Limeira e o baixo cheio de groove de Nando Júnior.
Além das odes originais, músicas homenagens de Wil e sua “trupe eletrocolorida”, tanto ele, como as outras três atrações executaram versões em arranjos novos, modernos, próprios de músicas de Chico César e Cátia de França.
Uma noite de celebração Negra.
Artistas negros reverenciando ícones da música preta! Porque a MÚSICA PRETA SALVA, hoje e sempre!
SERVIÇO*
* Os ingressos antecipados e promocionais já estão disponíveis na página do evento @musicapretasalva
Festival Música Preta Salva – Especial Cátia e Chico
Dia 08 de novembro de 2024 – 21 horas.
Local: Caravela Cultural – Av. Gen. Osório, 63 – Centro, João Pessoa.
21h – DJ Acarajow
22h – Day Roque convida Bianca Dias + Dudu Campos e Rodrigo Melo
23h – Wil Cor e Eletrocores com o show “Valei-me nossa senhora Cátia de França e meu guerreiro Chico César”
00h – Vieira convida Victor Rama + Ivo Limeira e Nando Jr.