=A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, prestigiou, nesta terça-feira (22), a festa das crianças da Fundação Missão Resgate, ocasião em que também participou da entrega de mais cinco salas de atendimento a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Localizado no município de Conde, Litoral Sul paraibano, o espaço mantém diversos convênios com o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Humano.
Entre os serviços ofertados por meio de projetos como “Espaço do Pequeno Autista”, estão psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, serviço social e neuropediatria — tudo promovido de maneira integrada, com atendimento individualizado para mais de 200 crianças e adolescentes que usam o serviço.
Na ocasião, Ana Maria Lins externou sentimento de felicidade pelo fortalecimento dos projetos sociais da Fundação Missão Resgate. “Estive aqui ainda em 2019, conhecendo esse projeto fantástico, que atendia apenas a mulheres com dependência química. E, graças ao Governo do Estado e de outros tantos parceiros, como a Prefeitura de Conde, as ações foram se multiplicando e chegando também a essas crianças e adolescentes, trazendo esperança de dias melhores para esses pais e essas mães”, disse.
“É um governo de inclusão social, cuja missão é melhorar a vida das pessoas. Por isso, não tenho dúvidas de que esses projetos conduzidos pela Fundação Missão Resgate vão se expandir ainda mais, porque continuarão a receber o apoio do Governo do Estado e de tantos outros parceiros”, destacou Ana Maria Lins.
Em seu discurso, a segunda-dama Camila Mariz disse que os projetos sociais desenvolvidos pela fundação são uma missão de vida. “Só quem conhece os desafios diários de como é difícil estar aqui hoje, com as crianças calmas, são vocês, pais e mães. Como mãe, sei o quanto é difícil cuidar de um filho dentro das condições normais. Agora imagine de uma criança atípica? Por isso que um projeto como esse deve receber todo o apoio do Governo do Estado, como tem recebido, do setor privado e da sociedade como um todo”, comentou.
A presidente da Fundação Missão Resgate, Valquíria Uchoa, agradeceu o apoio que tem recebido do Governo da Paraíba. “Queria, de coração, agradecer ao governador João Azevêdo por acreditar neste projeto tão importante, que tem mudado vidas. E como é bom a gente poder contar com alguém tão sensível, como a nossa primeira-dama Ana Maria Lins, que tem sido essa grande ponte de interlocução com o Governo do Estado, ampliando ainda mais todo esse alcance dos nossos projetos”, externou.
A prefeita de Conde, Karla Pimentel, também destacou a importância do papel da Prefeitura e do Governo do Estado no fortalecimento dos projetos da Missão Resgate. “O Projeto Espaço do Pequeno Autista é inovador, referência, e atende não apenas o município de Conde, mas todo o Litoral Sul. E sem a parceria do Governo do Estado seria impossível tanta ampliação. Eu acredito, por isso mesmo, que é muito importante toda essa rede de apoio — Prefeitura de Conde, Governo do Estado e demais parceiros”, observou.
Logo em seguida, a primeira-dama Ana Maria Lins, que esteve na companhia da mãe, Leônia de Medeiros Sales, conversou com mães e pais de usuários da Fundação Missão Resgate, quando conheceu histórias de superação e de desafios da medicina, como a dos gêmeos Alex Vitor e Alexsandro, que receberam o diagnóstico de que não iriam falar e, hoje, agradeceram o apoio que o projeto que os acolheu recebe do Governo do Estado.
A dona de casa Rita Cicleide Gomes da Silva viu o filho Marcos Gabriel, de 15 anos, se desenvolver após chegar à Missão Resgate. “Aqui eu encontro tudo o que preciso para meu filho: fono, psicólogo, nutricionista. Por isso, não tenho dúvidas de que tudo isso tem levado meu filho a se desenvolver. Antes, saía do Conde e ia para João Pessoa, até a Funad. Hoje não preciso mais fazer esse deslocamento”, concluiu.
A festa das crianças da Fundação Missão Resgate foi prestigiada por representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, entidades do setor privado, entre outros.