Nos acompanhe

Paraíba

Operação conjunta interdita instituto por venda irregular de órteses cranianas na Paraíba

Publicado

em

Uma fiscalização conjunta realizada pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon), pelo Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal do Estado da Paraíba (Gaesf) e pela Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), nessa segunda-feira (21/10), resultou na interdição do Instituto Skulp, que comercializa órteses cranianas importadas da marca Talee, usada no tratamento de assimetria craniana em bebês. A ação fiscalizatória teve início a partir de uma denúncia anônima.

Durante a fiscalização, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) autuou o Instituto SKULP, apreendendo documentos e retendo máquinas de cartão P.O.S. A Agevisa também apreendeu 37 órteses cranianas por falta de autorização de funcionamento da Anvisa. O estabelecimento foi duplamente interditado, tanto pela Sefaz quanto pela Agevisa, por estar comercializando órteses cranianas sem comprovação de aquisição e sem a devida documentação fiscal e pela ausência de registro sanitário.

De acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), estabelecidas pela Resolução RDC nº 81/2008, produtos como órteses devem ser importados por empresas devidamente registradas. Além disso, é obrigatório que esses produtos sejam declarados à Receita Federal e Estadual, e que a empresa possua a Autorização de Funcionamento da Anvisa (AFE).

O MP-Procon identificou infrações ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), em especial ao artigo 39, inciso VIII, que proíbe a comercialização de produtos em desconformidade com normas regulatórias. Além disso, o instituto não possuía um exemplar do CDC disponível aos consumidores, nem informava o telefone do Procon.

Além disso, a Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária, instaurou procedimento investigatório a fim de materializar ilícitos e identificar pessoas envolvidas no esquema de importação das órteses, bem como, a violação à saúde pública e à ordem tributária.

Conforme o diretor–geral do MP-Procon, promotor Romualdo Tadeu Araújo Dias, a operação reforça a importância da regularização das empresas que atuam no setor de saúde, especialmente na comercialização de produtos médicos, que devem seguir rigorosos padrões de segurança e qualidade para proteger os consumidores, notadamente quando se trata de importação de produtos que carecem de registro dos órgãos sanitários competentes, como é o caso.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Emenda de Gervásio garante aquisição de novos equipamentos e reforça Saúde de Santa Cecília

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Nos últimos dias, a população de Santa Cecília foi beneficiada com dois veículos modelo van, adquiridos para atender à demanda da Secretaria de Saúde. A aquisição dos equipamentos foi viabilizada por meio de uma emenda do deputado federal Gervásio Maia (PSB), que reafirmou seu compromisso com o município.

O prefeito Marcílio Farias agradeceu pelo apoio e destacou a importância dos novos veículos para a cidade.

“Os carros que chegaram à nossa cidade receberam as bênçãos de Deus para que possam conduzir os Cecilienses com paz e tranquilidade. Que esses veículos sejam instrumentos de serviço e progresso, sempre guiados pela luz divina”, celebrou.

Gervásio, por sua vez, respondeu ao reconhecimento reforçando que seguirá trabalhando pela cidade. “Estamos juntos, meu amigo! O trabalho vai continuar!”.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Michele Bolsonaro participa de evento em João Pessoa com Marcelo Queiroga e Sérgio Queiroz

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A ex-primeira-dama, Michele Bolsonaro (PL), participou nesta terça-feira (22/10), de um evento de campanha do candidato à Prefeitura de João Pessoa, Marcelo Queiroga (PL). O encontro ocorreu no início da noite no Busto de Tamandaré, um dos principais pontos turísticos da Capital.

Intitulado de “Encontro com as famílias de João Pessoa”, a agenda também teve a presença do candidato a vice, Sérgio Queiroz (Novo), além de outras lideranças do PL, como os deputados Wallber Virgolino e Cabo Gilberto.

“Estamos percorrendo todas as cidades fortalecendo as nossas candidaturas. E não seria diferente não estarmos aqui com vocês, pois nós conseguimos chegar no segundo turno. Isso já é uma vitória muito grande”, citou Michele.

Continue Lendo

Paraíba

Novo PAC: Governo Federal inicia testes do primeiro trecho do Ramal do Apodi, na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo Federal deu início aos testes do primeiro trecho do Ramal do Apodi, nesta terça-feira (22), na Paraíba. A água do Rio São Francisco saiu da Barragem de Caiçara e percorreu até o Rápido Arruído, com o objetivo de verificar se as estruturas recém construídas estão funcionando adequadamente.

O Ramal do Apodi, obra do Novo PAC, se inicia na estrutura de controle na barragem Caiçara, localizada na Paraíba. Com extensão de 115,5 km, se desenvolve pelos estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, alcançando o reservatório da barragem Angicos, situada no município de José da Penha. No total, 54 cidades serão atendidas, aproximadamente 750 mil pessoas.

“O Ramal do Apodi é uma extensão do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco para atendimento dos estados do Ceará e do Rio Grande do Norte. A obra está no Novo PAC e vai levar segurança hídrica principalmente ao oeste potiguar. O primeiro trecho, que entrou em fase de testes, está 100% concluído e será entregue em novembro deste ano”, destacou o secretário Nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Giuseppe Vieira.

BACIAS – Segundo Maurício Muniz, secretário Especial para o Novo PAC da Casa Civil da Presidência da República, “o Ramal do Apodi é parte do eixo Água para Todos do Novo PAC e tem como principal objetivo levar água para os cidadãos, indústrias e áreas de desenvolvimento da agricultura irrigada na bacia do rio Apodi, no estado do Rio Grande do Norte, e nas bacias do médio e baixo rio Jaguaribe e Região Metropolitana de Fortaleza, no estado do Ceará”.

O Ramal do Apodi encontra-se em execução tendo alcançado avanço físico de cerca de 65% das obras totais e com o investimento previsto de aproximadamente R$ 1,7 bilhão pelo Governo Federal.

Continue Lendo