Nos acompanhe

Paraíba

Instituto Cândida Vargas realiza ação de conscientização em alusão ao Outubro Verde

Publicado

em

O Instituto Cândida Vargas (ICV) promoveu, na tarde desta terça-feira (22), uma ação de conscientização sobre o enfrentamento da sífilis e da sífilis congênita, dentro da campanha Outubro Verde. Além das orientações e distribuição de materiais informativos e preservativos, a ação contou com a atualização do cartão vacinal dos profissionais de saúde.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, Maria Edylane Monteiro, destacou a importância da realização de exames de rotina, como os testes rápidos disponíveis na rede pública de saúde para diagnóstico precoce e tratamento adequado. “A prevenção é essencial. Usar preservativo e realizar testes periódicos são medidas eficazes para evitar a sífilis e suas complicações”, afirmou.

No período de janeiro a setembro desse ano, foram notificados 372 casos de sífilis no ICV, sendo 20 de sífilis adquirida, 117 de sífilis congênita e 235 em gestantes. “A sífilis, embora muitas vezes silenciosa e assintomática, é uma doença que tem cura, desde que tratada adequadamente. A iniciativa faz parte das atividades preventivas do ICV para sensibilizar a população e os profissionais de saúde sobre os cuidados necessários para evitar a propagação da doença”, reforçou a coordenadora.

Doença – A sífilis é uma infecção bacteriana sistêmica e crônica exclusiva do ser humano, que pode evoluir para estágios graves, acometendo diversos órgãos e sistemas do corpo se não for tratada adequadamente. Durante a gestação, essa infecção pode provocar consequências severas, como abortamento, prematuridade, natimortalidade e até a morte do recém-nascido.

Continue Lendo

Paraíba

Homem tatua número eleitoral para agradar vereador de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma imagem vem chamando a atenção nos corredores da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Um homem com o número de campanha do vereador Bosquinho (PV) tatuado no braço.

Feliz em mostrar a imagem, que segundo ele são as mãos dele com o vereador, Fábio disse ao portal Política&Etc que queria eternizar o momento. O “fã” de Bosquinho é um dos assessores do parlamentar.

Continue Lendo

Paraíba

Vereador eleito de João Pessoa tem cadastro ativo como motorista do UBER

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador eleito de João Pessoa, Guguinha Mov Jampa, mantem o cadastro ativo como motorista UBER. Ele disse que faz tempo que não atua como motorista de aplicativo, mas que o cadastro permanece ativo.

Produtor cultural, Guguinha disse que atuou como motorista de aplicativo no período da pandemia, quando o setor cultural passou por grande crise. Ele relatou que trabalhou no volante, mesmo depois de ter sido chamado para auxiliar na Funjope.

Partir de janeiro, quando assumir o mandato, Guguinha terá direito a carro e motorista  na estrutura de seu gabinete.

Continue Lendo

Paraíba

Doutora Paula revela interlocução com Aguinaldo Ribeiro sobre realinhamento do PP com governador

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual, Doutora Paula (PP), comentou sobre as arestas com parlamentares do Partido Progressistas na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) com o governador João Azevêdo (PSB) após as eleições municipais.

De acordo com a parlamentar, não houve até o momento nenhum convite para reunião ou conversa com o chefe do Executivo estadual, e o único interlocutor ao qual tem mantido contato é o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP).

“Se houver o convite estaremos prontos como sempre estivemos para conversar e dialogar politicamente da melhor forma possível sem nenhum problema”, ressaltou.

A crise entre os parlamentares do PP e o governador ficou exposta após a atuação do Governo do Gstado nas eleições dos municípios de São Bento, Cajazeiras e Santa Rita, onde o governo atuou de forma forte a favor dos candidatos oposicionistas, mesmo tendo os grupos de situação aliados ao seu governo, e conseguido grandes votações na eleição de 2022 graças a esses apoios, destacando-se a cidade de Cajazeiras onde João Azevedo conseguiu a maior vantagem proporcional em todo estado contra seu adversário, a época Pedro Cunha Lima.

 

Continue Lendo