Nos acompanhe

Paraíba

Projeto ‘Viva o Centro com Música’ apresenta Curta Ópera, JP Bone e Rubacão Jazz

Publicado

em

Curta Ópera PB, JP Bone e a Big Band Rubacão Jazz são as atrações desta semana no ‘Viva o Centro com Música’. O projeto acontece sempre nas quartas, quintas e sextas-feiras, no Centro Cultural de São Francisco (CCFS), no Centro Histórico, a partir das 17h30, com entrada e estacionamento gratuitos para o público.

Nesta quarta-feira (23), em especial, se apresentam o grupo Curta Ópera PB, com a soprano Izadora França e Leonardo Domingos, acompanhados pelo pianista Vinícius Sales. Na programação estão incluídas árias de grandes óperas europeias, de domínio público, com a performance de ‘Ave Maria’ com a soprano Izadora França, sob a coordenação do professor e maestro Carlos Anísio.

Logo após, no adro do CCSF, de 18h15, se apresenta o grupo JP Bone, um quarteto de trombones da cidade, fundado em 2014. Ele é composto por professores de música e instrumentistas que atuam em universidades federais e estaduais, além de músicos da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) e Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP). Todos os integrantes fazem parte do grupo de pesquisa em performance e pedagogia do trombone, com alguns membros da diretoria da Associação de Trombonistas da Paraíba (ATPB). Entre eles os professores Sabiano Araújo, Robson Franklyn, Rogério Vicente, no Trombone Tenor, e o Prof. Dr. Alexandre Ferreira no Trombone Baixo.

A proposta do quarteto em relação ao repertório é difundir os mais variados gêneros musicais da música brasileira, como também importantes obras da música clássica ocidental, buscando uma apropriação dos estilos musicais por meio de um estudo histórico e formal das músicas. Além disso, o grupo procura em seus ensaios o refinamento e excelência técnica, por meio de discussões sobre conceitos e possibilidades interpretativas do trombone, procurando sempre proporcionar uma experiência estética de qualidade aos ouvintes.

Na quinta-feira (24), o grupo Curta Ópera PB apresenta árias de óperas europeias com os tenores Kleiton D’Araújo e Eduardo Cunha Lima, acompanhados pelo pianista Vinicius Sales. A programação musical é a mesma do dia anterior com alguns improvisos. Na sequência, a Big Band Rubacão Jazz se apresenta com seus 30 músicos no adro do CCFS.

A Rubacão Jazz é uma orquestra com formato de Big Band, uma clássica formação instrumental que inclui os naipes de saxofones, trombones e trompetes, além de contar com instrumentos de apoio como bateria, percussão, guitarra, piano, sanfona e baixo. Com 10 anos de atuação, a Rubacão Jazz se destaca no cenário cultural de João Pessoa por ser um grupo que não se dedica apenas à performance instrumental, mas também com a pesquisa histórica do nosso repertório brasileiro por meio do resgate de clássicos da nossa música. Seu repertório vai do frevo ao jazz, passando pelos clássicos do exterior e músicas de compositores e arranjadores locais.

‘Viva o Centro com Música’ – É uma iniciativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa (Secitec-JP), em parceria com o Governo do Estado da Paraíba. Em sua segunda edição, que teve início em agosto e vai até janeiro de 2025, o projeto busca revitalizar o Centro Histórico da Capital através da cultura, especialmente a música.

O projeto também abre espaço para inovação tecnológica. Por meio de uma pesquisa pioneira, o projeto explora o uso de software livre e hardwares acessíveis para gravação e sonorização de eventos e estúdios caseiros. O objetivo é criar um protocolo para sonorização, gravação e transmissão ao vivo utilizando o sistema Linux, mais especificamente o Jack Áudio Connection Kit, tornando o empreendedorismo musical mais acessível.

Serviço:

Quarta-feira (23)

  • Curta Ópera PB – Izadora França, Leonardo Domingos e o pianista Vinícius Sales.
  • JP Bone

Quinta-feira (24)

  • Kleiton D’Araújo, Eduardo Cunha Lima e o pianista Vinicius Sales
  • Big Band Rubacão Jazz

Horário: 17h30

Local: Centro Cultural de São Francisco – Centro Histórico

Entrada e estacionamento gratuitos

Continue Lendo

Paraíba

Dinho Dowsley quebra o silêncio e desabafa sobre operação da Polícia Federal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Dinho Dowsley (PSD), de volta ao comando da Casa Legislativa pessoense, quebrou o silêncio e desabafou sobre a operação da Polícia Federal (PF) que o tornou alvo de um mandato de busca e apreensão na sexta-feira (18/10).

Dinho Dowsley, durante o desabafo, agradeceu as mensagens de apoio e solidariedade que recebeu nos últimos dias, disse que sempre confiou na Justiça e que havia sido envolvido na situação por conta de “ilações maliciosas” que teriam intenção de “terceirizar” suas responsabilidades.

O parlamentar ainda lembrou que possui cinco mandatos como vereador, que nunca respondeu a processos, que é votado em toda a cidade, que pretende continuar servindo aos pessoenses e que a Casa Legislativa seguirá honrando a confiança dos eleitores.

Leia também: Justiça Eleitoral decide pelo retorno de Dinho à Presidência da Câmara de João Pessoa

O caso

Dinho havia sido afastado das funções legislativas após ser alvo de uma ação da PF durante mais uma fase das investigações acerca de um suposto esquema de aliciamento violento de eleitores em algumas comunidades de João Pessoa.

O vereador, que se viu obrigado a cumprir medidas cautelares, inclusive tornozeleira eletrônica, chegou a se manifestar publicamente apoiando as investigações e lembrando que, em 20 anos de vida pública, nunca havia sido alvo de um processo sequer, mas sim, de dedicação à Capital paraibana.

Leia também: “Confio plenamente na Justiça, ficará evidenciada nossa inocência”, diz Dinho a eleitores e amigos

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

Ministério dos Transportes reaproveitará 14 km de malha ferroviária abandonada em Campina Grande

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério dos Transportes informou que 14 (quatorze) quilômetros de um trecho de malha ferroviária abandonado em Campina Grande será reaproveitado para instalação de um trem para transporte de passageiros.

Segundo as informações oficiais, um acordo nesse sentido já foi firmado entre o próprio Ministério e a administração municipal campinense.

O acordo prevê a construção de um sistema de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) para atender a população, porém, outras alternativas seguiriam em estudo constante por parte de especialistas.

Representantes do Ministério dizem que o principal motivo para a iniciativa é a ausência de viabilidade econômica para utilizar o trecho para transporte de cargas, assim, o VLT se apresenta como a melhor alternativa para uso público desses ativos.

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Brito garante voz ativa na ALPB para buscar soluções sobre avanço do mar na Baía da Traição

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Com o avanço do mar na costa da Baía da Traição, moradores locais e ambientalistas entraram em alerta acerca da da preservação do litoral e segurança das residências construídas no local. O deputado estadual, Eduardo Brito (Solidariedade), demonstrou preocupação acerca da situação.

Em publicação feita nas redes sociais, o parlamentar garantiu voz ativa na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) na busca por soluções e medidas para garantir defesa do meio ambiente e integridade dos residentes.

“A defesa da natureza e das comunidades locais é uma prioridade! Juntos, vamos construir um futuro sustentável e assegurar que a Baía da Traição continue sendo um orgulho para todos nós paraibanos”, destacou.

Confira:

Continue Lendo