Nos acompanhe

Paraíba

Inusitado: motoboy para o trânsito para salvar iguana em BR na Paraíba; veja

Publicado

em

A imagens de um vídeo mostrando um motoboy tentando retirar uma iguana do meio de uma BR viralizou neste final de semana. Alguns internautas dizem que o vídeo foi gravado em João Pessoa e, outros, em Campina Grande. Não se sabe ao certo. O único consenso é o de que o registro teria sido feito na Paraíba.

No vídeo, o motoboy com uma mochila térmica do Bar do Cuscuz, tenta, sem sucesso retirar o animal da pista que, por sua vez, assustado, parte para cima do rapaz e sobe na mochila até que outro motoqueiro chega para ajudar e, finalmente, conseguir retirar o animal da pista sem que ele fosse atropelado.

O trânsito ficou paralisado nas duas vias por alguns minutos por causa da curiosidade e disponibilidade dos motoristas em acompanhar a cena inusitada e, logo em seguida, voltou a fluir.

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

Unanimidade: TRE-PB decide pela perda de cargo de Raíssa Lacerda e pela posse de Renato Martins

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) julgou na tarde desta segunda-feira (21/10) a ação apresentada para que a vaga ocupada por Raíssa Lacerda (PSB), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), seja devolvida ao Avante e que o suplente Renato Martins assuma a vaga aberta na Casa Legislativa por ocasião do falecimento do então vereador, Professor Gabriel.

O voto do relator do caso, juiz Fábio Leandro de Alencar Cunha, pela procedência da ação ajuizada por Renato Martins, .

Com a decisão, Renato Martins deverá ser empossado no prazo de 10 (dez dias) como vereador na Capital pessoense.

O caso

Raíssa Lacerda, que está afastada do cargo por força da própria Justiça Eleitoral, assumiu a vaga do Avante, mesmo tendo se desfiliado deste partido e se filiado ao PSB, fato este que gerou ação da Justiça para tratar da perda e cargo eletivo por desfiliação partidária.

A defesa de Raíssa, dentre outros pontos, sustentou no entanto, que a filiação da parlamentar se deu “meramente na janela partidária” e que, portanto, ela estaria apta a “herdar” a vaga do falecido vereador do Avante.

Na disputa judicial pela vaga estavam, além de Raíssa, os suplentes Renato Martins, que havia se desfiliado do Avante e se refiliou ao partido na segunda-feira (27/05), mesma data de falecimento do titular Professor Gabriel, para tentar assumir a vaga deixada pelo falecido na CMJP, bem como o também suplente pelo Avante, Moises Alvino da Silva Arruda que, segundo o relator do caso, não teria legitimidade na ação por se tratar de um terceiro suplente.

Leia também: Renato Martins entra com mandado de segurança na Justiça para assumir vaga na CMJP

Leia também: Ex-vereador Renato Martins volta para o Avante e quer vaga deixada pelo Professor Gabriel

Leia também: Procurador eleitoral mantém parecer pela perda do mandato de Raíssa Lacerda na Câmara Municipal

O procurador eleitoral Renan Paes (Ministério Público Federal), já havia emitido parecer, na quarta-feira (18/09), defendendo a cassação do mandato de Raíssa e a legitimidade de posse do cargo pelo Partido Avante.

Confira a íntegra da Decisão:

Decisão: PRELIMINARES DE DECADÊNCIA DO DIREITO DE AÇÃO, DE ILEGITIMIDADE ATIVA DE RENATO MARTINS LEITAO E DE CERCEAMENTO DO DIREITO DE DEFESA REJEITADAS. PRELIMINAR DE ILEGITIMIDADE ATIVA DE MOISÉS ALVINO DA ASILA ARRUDA ACOLHIDA, INDEFERINDO-SE O SEU PEDIDO DE INGRESSO NA AÇÃO DE JUSTIFICAÇÃO DE DESFILIAÇÃO PARTIDÁRIA Nº 0600144-59.2024.6.15.0000 COMO TERCEIRO INTERESSADO. NO MÉRITO, A AÇÃO DE JUSTIFICAÇÃO DE DESFILIAÇÃO PARTIDÁRIA Nº 0600144-59.2024.6.15.0000 FOI JULGADA PROCEDENTE, DETERMINANDO-SE A IMEDIATA PERDA DO CARGO ELETIVO EXERCIDO PELA REQUERIDA RAÍSSA GOMES LACERDA RODRIGUES DE AQUINO, E A AÇÃO DE JUSTIFICAÇÃO DE DESFILIAÇÃO PARTIDÁRIA Nº 0600123-83.2024.6.15.0000 FOI JULGADA EXTINTA SEM RESOLUÇÃO DE MÉRITO, EM VIRTUDE DA ILEGITIMIDADE ATIVA DE MOISÉS ALVINO DA SILVA ARRUDA, NOS TERMOS DO VOTO DO RELATOR, EM HARMONIA COM O PARECER MINISTERIAL. DECISÃO UNÂNIME, COM VOTO DA PRESIDENCIA, POR FORÇA DA EXIGÊNCIA DE QUORUM COMPLETO NA MATÉRIA. DETERMINAÇÃO DE CUMPRIMENTO IMEDIATO. SUSTENTAÇÃO ORAL DO DR. PAULO NASCIMENTO, REPRESENTANDO RENATO MARTINS LEITÃO, DA DRª PATRICIA DA ROCHA SILVA, REPRESENTANDO MOISÉS ALVINO DA SILVA ARRUDA, DO DR. JOSÉ LUCAS DE OLIVEIRA MARQUES, REPRESENTANDO RAISSA GOMES LACERDA RODRIGUES DE AQUINO, E MANIFESTAÇÃO ORAL DO DR. RENAN PAES FELIX, PELO MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL. JULGAMENTO CONJUNTO DAS AÇÕES DE JUSTIFICAÇÃO DE DESFILIAÇÃO PARTIDÁRIA/PERDA DE CARGO ELETIVO Nº 0600144-59.2024.6.15.0000 E Nº 0600123-83.2024.6.15.0000

 

Continue Lendo

Paraíba

“Instâncias do PT decidiram quase por unanimidade caminhar com Cícero no 2º turno”, afirma Jackson

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente estadual do PT na Paraíba, Jackson Macêdo, confirmou que as instâncias estadual e municipal do PT decidiram, na última sexta-feira (18/10), pelo apoio ao projeto de reeleição de Cícero Lucena (PP) à frente da Prefeitura Municipal de João Pessoa, neste 2º turno das Eleições 2024.

Jackson Macedo confirmou que o apoio foi decido por cerca de 600 (seiscentos) representantes do movimento petista em João Pessoa e afirma que a decisão do PT de João Pessoa é coerente uma vez que “qualquer posição de neutralidade neste momento só favorece ao bolsonarismo” e alimenta o desejo de que “esse campo político liderado por João Azevêdo e com Cícero Lucena, que está no segundo turno aqui em João Pessoa esteja também com Lula em 2026“.

Os comentários do dirigente estadual petista foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta segunda-feira (21/10).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

CMJP comunicará sequências de trabalho da Casa após julgamento de recurso apresentado por Dinho

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) confirmou o adiamento de uma coletiva de imprensa que havia sido agendada para esta segunda-feira (18/10).

De acordo com as informações oficiais, a coletiva será realizada na terça-feira (22/10), a partir das 09h, nas dependências da Sala da Presidência, e tratará sobre a sequência dos trabalhos na Casa Legislativa.

O adiamento se deu em virtude da espera do resultado do recurso em tramitação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) apresentado pelo presidente da CMJP, vereador Dinho Dowsley (PSD), que decidirá, na tarde desta segunda (21/10), acerca do seu afastamento temporário.

Continue Lendo