Nos acompanhe

Notícias

Hackathon da NASA: equipes campeãs em João Pessoa disputam etapa global da competição

Publicado

em

João Pessoa sediou entre os dias 04 e 06 de outubro o NASA Space Apps Challenge, uma competição internacional de inovação e ciência aberta, promovida simultaneamente em várias cidades do mundo pela Agência Espacial Americana (NASA).

No NASA Space Jampa, como o evento é carinhosamente apelidado na capital paraibana, os participantes buscam soluções criativas e de impacto social para os desafios propostos pela Nasa. Agora, as duas equipes que ficaram em primeiro e segundo lugar no torneio local continuam na competição global, o NASA Space Apps Challenge, concorrendo para a premiação das 10 melhores equipes mundiais.

Em novembro, será divulgada a lista com as 40 melhores equipes e, em janeiro de 2025, as 10 vencedoras globais.

Pelo segundo ano consecutivo, desta vez no HUB Ilha Tech, João Pessoa sedia essa maratona de inovação, ciência, tecnologia e impacto social, com a realização da Trêsbê Delas, uma startup dedicada a acelerar e empoderar negócios femininos, e do Hub de inovação Ilha Tech, um ecossistema de inovação mantido pelo Sin Group. A edição de 2024 conta com o apoio de patrocinadores como Manaira Shopping, FabLab/UFPB, Gráfica JB, entre outros.

Para Dani Bezerra, COO da Trêsbê Delas, o “NASA Space Jampa é uma oportunidade incrível para conectar a criatividade e o talento local a desafios globais. Nossa expectativa é fortalecer ainda mais o papel de João Pessoa como um polo de inovação e tecnologia.”

Vencedores e os projetos criados

Divididos em equipes, os ‘maratonautas’ escolheram um desafio dentre os 20 propostos pela NASA e desenvolveram soluções funcionais (M.V.P) que foram analisadas por uma banca avaliadora composta por profissionais do mercado paraibano.

O primeiro lugar ficou com a equipe Ratlabs, cujo projeto aborda a falta de conscientização entre os alunos do Ensino Médio sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e sua relevância para a vida cotidiana.

“As iniciativas atuais geralmente carecem de métodos práticos e dinâmicos, resultando em uma desconexão entre os jovens e o impacto dos ODS em suas comunidades. Este projeto preenche a lacuna com um aplicativo gamificado que integra o conhecimento dos ODS nas atividades diárias dos alunos e nas interações com a comunidade. O aplicativo, combinando tecnologia e parcerias locais, fornece uma experiência de aprendizagem envolvente que promove o desenvolvimento sustentável. Ele identifica os ODS sub-representados em João Pessoa e sugere ações como campanhas comunitárias, coleta de lixo e uso sustentável de recursos. As aulas em sala de aula apresentam a relevância global e local dos ODS, enquanto o aplicativo motiva os alunos com moedas virtuais para concluir as atividades. Essas moedas podem ser trocadas por produtos e serviços de empresas locais, incentivando a participação ativa dos alunos na sustentabilidade. Alunos e professores podem monitorar o progresso, promovendo uma competição saudável e engajamento contínuo. As empresas locais oferecem recompensas, aumentando sua visibilidade e reforçando seu compromisso com a sustentabilidade.”

O aplicativo busca criar um ciclo de aprendizagem-ação-recompensa, promovendo a aplicação significativa do conhecimento, destaca a equipe, formada por Felipe Targino, Divanilson Vinicius, Jardielen de Sousa, Dulce Emilly e Nataniel Matheus.

“A tecnologia, as recompensas e o sistema de classificação do aplicativo tornam o aprendizado dinâmico e relevante. As atividades abordam questões dos ODS, como limpeza ambiental e campanhas de conscientização. Ao conectar alunos, professores e empresas locais, o aplicativo promove iniciativas sustentáveis ​​e fortalece a responsabilidade corporativa. Em resumo, o projeto oferece uma abordagem educacional prática e interativa dos ODS para alunos do ensino médio, tornando o aprendizado dinâmico e eficaz. Ele capacita os alunos a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável, promovendo o engajamento com os desafios globais e locais de sustentabilidade”.

O segundo lugar do Nasa Space Apps 2024 em João Pessoa foi da equipe Lara e outros, composta por Rômulo Henrique, Sabrina Lopes, Andrea Moreira, Larissa de Carvalho e Luís Eduardo.

A proposta apresentada pelos jovens foi o aplicativo Meta Verde, uma plataforma que proporciona uma experiência gamificada a estudantes do ensino médio, sob a supervisão de seus professores, a fim de educá-los sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) usando os experimentos e atividades práticas do Protocolo GLOBE. A iniciativa visa envolver os jovens com atividades práticas em sala de aula e ao ar livre, além de permitir que os professores adicionem suas próprias atividades à plataforma.

Já o 3º lugar na etapa local da competição da Nasa em João Pessoa ficou com a equipe Rocket, integrada por Filipe de Andrade, Felipe Ferreira, Geovani Klinsmann, Andrielly da Silva e Jayne Maria.

“Desenvolvemos um jogo de apontar e clicar para conscientizar estudantes do ensino médio de forma divertida e criativa, despertando seus conhecimentos sobre as questões ambientais que atualmente assolam o Brasil, por meio de dados coletados do Globe Protocol da NASA referentes aos incêndios ocorridos de outubro de 2023 a outubro de 2024, localizados nos estados mais afetados por essa prática em cada bioma nacional. Ao final do jogo, o jogador será questionado sobre um problema ambiental que ele deverá pegar e discutir em sala de aula com seu professor e colegas.”

Soluções de impacto mudam o mundo

“Este evento conecta os participantes a uma rede global de inovadores, cientistas, engenheiros e empreendedores. Essas conexões podem trazer colaborações futuras, acesso a conhecimentos especializados e muito impacto positivo para a cidade”, ressalta Dani Bezerra, COO da Trêsbê Delas, uma das startups do Ilha Tech.

Ruy Dantas, fundador e CEO do Ilha Tech, destaca que o Ilha tem compromisso de ser um facilitador do desenvolvimento de novas ideias e negócios que possam impactar positivamente a sociedade. “Receber um evento da NASA é um marco que coloca João Pessoa no mapa da inovação global.”

A startup Trêsbê Delas é incubada pelo Ilha Tech, hub de inovação localizado em João Pessoa e mantido pelo Sin Group, uma holding de comunicação que possui a agência Sin Comunicação, a empresa de PR Ima Gestão de Imagem, a empresa de dados Keek Inteligência e uma consultoria especializada em inovação com a RD Innovation.

O Ilha Tech abriga ainda três startups: Lançar 21, especializada no mercado imobiliário e aceleração de vendas, Edidesk, que facilita o credenciamento de profissionais como fornecedores do sistema S em todo o Brasil, e a Trêsbê Delas, que promove a aceleração e o empoderamento de negócios femininos.

Continue Lendo

Brasil

Relatório final da PF aponta Bolsonaro como “líder da organização criminosa” em tentativa de golpe

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O relatório final de 884 páginas da Polícia Federal (PF) sobre o plano de golpe de Estado no Brasil aponta o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como “líder” do grupo de 37 pessoas que, de acordo com a PF, organizou um plano para mantê-lo na Presidência após a derrota nas urnas para o presidente Lula (PT).

O documento, enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (21), relata que Bolsonaro “permeou por todos os núcleos” a organização criminosa apontada pela investigação. A Polícia aponta, ainda, que, apesar de transitar em todos os núcleos, “atuou diretamente na desinformação e ataque ao sistema eleitoral”.

Indiciados

Após um ano e dez meses de investigação, a PF indiciou nesta quinta-feira (21/11) o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas nesse inquérito que investiga tentativa de golpe de Estado no Brasil e plano de assassinar o presidente Lula, o vice Geraldo Alckmin e o ministro do STF, Alexandre de Morais.

Também estão entre os indiciados alguns ex-ministros do governo, como Anderson Torres (Justiça), general Augusto Heleno (GSI) e Braga Netto (Defesa e Casa Civil).

Ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid também está na lista, além do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ).

Continue Lendo

Paraíba

Cajazeiras recebe Selo UNICEF por avanços em áreas como saúde, educação e bem-estar social

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em solenidade na manhã desta quinta-feira (21/11), no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, a cidade de Cajazeiras recebeu, pela primeira vez, o selo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), um reconhecimento internacional que atesta o compromisso e as ações voltadas para a promoção dos direitos das crianças e adolescentes.

Na oportunidade, a deputada estadual Doutora Paula (PP) representou o prefeito Zé Aldemir (PP) no evento de entrega da honraria.

“Esse é um momento importante para Cajazeiras, pois mostra a eficiência da administração do prefeito Zé Aldemir e mais que isso, mostra o cuidado que a gestão tem com as pessoas. O Selo Unicef é a coroação de um governo que fez muito e garantiu avanços fundamentais para a nossa cidade e nosso povo”, destacou Doutora Paula.

Continue Lendo

Paraíba

Consciência Negra: comissão da OAB-PB debate ações de combate ao racismo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, se reuniu, nesta quinta-feira (21), com a Comissão de Combate ao Racismo e Discriminação Racial da OAB-PB para debater ações de combate ao racismo no Estado. Na oportunidade, também foi debatida a pauta da Ordem em alusão ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro).

Particirapam da reunião: Ana Guimarães (presidente da Comissão) e os membros: Francisca Leite, Raissa Helene, Simone Nascimento e Aristoteles Souza.

“O dia de hoje foi muito importante para a Advocacia Negra como um todo, pois tratamos sobre projetos a serem implementados e o apoio do presidente a esses projetos, para que a gente venha formentar ainda mais a nossa Advocacia Negra, nossa pauta racial, não só para a OAB, mas também para a sociedade como um todo, é extremamente importante”, afirmou a presidente da Comissão, Ana Guimarães.

A advogada Francuisca Leite destacou o apoio que a OAB-PB e o presidente Harrison Targino vem dando as pautas da advocacia negra no Estado.

“A reunião foi muito produtiva. Tratamos de várias pautas da nossa Comissão de Combate ao Racismo e Discrimação Racial. O presidente Harrison mais uma vez, se comprometeu com a nossa Comissão, como sempre, tem dado um apoio inquestionável a pauta racial. Em 2025, nós vamos avançar cada vez mais no sentido de prosperar o nosso movimento dentro da OAB pertinente à questão de raça e combate a toda forma de discriminação e preconceito”, disse.

Continue Lendo