Nos acompanhe

Artigos

Medicinando: avanços da tecnologia na saúde

Publicado

em

O médico e presidente da Cooperativa Unimed João Pessoa, Doutor Gualter Ramalho, publicou nesta segunda-feira (14/10), mais um episódio do projeto ‘Medicinando’. Com um formato de vídeos curtos compartilhados no seu perfil das redes sociais, o anestesiologista aborda temas como gestão, inovação e liderança.

Desta vez, Gualter falou sobre os avanços da tecnologia da saúde e as novas ferramentas que proporcionam melhores atendimentos aos pacientes. O médico abordou principalmente os dispositivos vestíveis, ou wearables, que estão revolucionando a forma de como cuidar da saúde. Esses pequenos dispositivos, como relógios inteligentes, pulseiras e outros acessórios, são capazes de monitorar diversas funções corporais, fornecendo dados valiosos para os pacientes e profissionais de saúde. Permitem realizar busca ativa de dados que auxiliam no monitoramento remoto da saúde dos pacientes.

Veja mais:

Continue Lendo

Artigos

Outubro Rosa Pet: diagnóstico precoce são essenciais no combate ao câncer em cães e gatos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
No Outubro Rosa, a conscientização sobre o câncer de mama se estende também aos pets, e o veterinário Natanael Filho, do Hospital Vida, que será inaugurado este ano em João Pessoa, alerta sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce em cães e gatos. “O sexo feminino é o mais afetado, porém também há casos diagnosticados em machos”, explica.
As causas podem ser fatores genéticos, hormonais, nutricionais e ambientais, e a prevenção é a maior demonstração de amor, feita principalmente por meio da castração. “Cadelas castradas antes do primeiro cio têm mais de 99% de chance de evitar o câncer de mama, e nas gatas, a castração entre seis e sete meses reduz em até 90% a incidência da doença”, destaca o veterinário.
Sintomas — Segundo o veterinário, o principal sintoma que o tutor vai perceber é o aumento de volume na região da mama. “Muitas vezes fica quente e que pode, ou não, expelir secreção. Essas são as principais queixas quando os tutores notam o tumor de mama nas cadelas e nas gatas”, orienta.
O câncer de mama é o tumor mais frequente em cadelas e gatas, sendo que em felinos a probabilidade de malignidade chega a 90%, enquanto nos cães varia de 50% a 60. Natanael destaca que o tratamento é possível, com a remoção cirúrgica e, em alguns casos, quimioterapia, trazendo boas perspectivas de cura. “O diagnóstico precoce é fundamental. Muitas cadelas, por exemplo, vivem muitos anos sem recidiva após o tratamento”, ressalta.
Natanael ressalta a importância de checkups regulares e do toque nas mamas das cadelas e gatas para detectar alterações. “O médico veterinário deve ser procurado assim que perceber algum sintoma para fazer exames complementares, ele poderá diferenciar se é apenas um processo inflamatório, ou mesmo uma hiperplasia, que é benigna, ou se é um tumor maligno”, orienta Natanael.
Para os tutores, a recomendação é ter esse cuidado especialmente nesse mês de outubro rosa. “O câncer de mama tem alto potencial de metástase, por isso é importante avaliar e fazer outros exames e avaliar outros órgãos como fígado e baço”, orienta o veterinário, reforçando que o cuidado é uma grande demonstração de amor neste Outubro Rosa Pet.

Continue Lendo

Artigos

Saiba por que você não deve dar refrigerante para crianças

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Obesidade, diabetes, hipertensão e problemas na formação óssea. Esses são alguns dos riscos que correm as crianças que consomem refrigerantes. O alerta está no episódio desta semana do videocast “Sem Contraindicação”, que aborda a importância de um atendimento multiprofissional para a saúde das crianças.

A apresentadora Linda Carvalho recebeu o pediatra Constantino Cartaxo, superintendente da pediatria da Unimed João Pessoa, e a nutricionista Paloma Morais, da equipe do Hospital Pediátrico Unimed. Na semana das crianças, os especialistas abordaram diversos assuntos relacionados à saúde e qualidade de vida dos pequenos.

Cuidados com a alimentação

A nutricionista Paloma Morais alertou que tem aumentado os casos de crianças com obesidade, problema que leva a outras doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Ricos em açúcar, corantes, cafeína e sódio, os refrigerantes têm grande contribuição para essa realidade, juntamente com outros alimentos ultraprocessados, como os salgadinhos tão comuns no lanche escolar.

Paloma destaca que, quando uma doença como diabetes se instala em uma criança, tem consequências graves para a qualidade de vida. “Imagina você pegar uma criança que acaba precisando ser furada todos os dias, que tem que ter um acompanhamento mais rigoroso, que não vai poder socializar numa festa [já] que não vai poder comer aquilo [que está sendo servido] porque tem uma diabetes”, comentou.

A nutricionista reforça a responsabilidade dos pais para mudar esse cenário e dá sugestões de lanches saudáveis. A participação das crianças faz toda diferença no preparo. “Na hora que for montar esse lanche, chama a criança para estar fazendo junto, por que isso vai estimular também essa questão sensorial, vai ser um momento com os pais”, sugere, comentando que essa é uma forma, também, de driblar o tempo corrido e passar alguns momentos especiais com o filho. “[Esse] É um momento de prazer para as crianças”, afirmou.

Importância do pediatra

O pediatra Constantino Cartaxo ressaltou a importância de, desde o nascimento até o fim da adolescência, a criança ter um pediatra de referência. “A gente brinca dizendo que toda criança tem direito de ter um pediatra para chamar de seu”, disse.

Segundo ele, isso é importante para que esse profissional desenvolva um vínculo não apenas com a criança, mas com toda a família. “Isso não se deve apenas ao fato de você orientar, mas principalmente de você estabelecer uma relação de confiança. Medicina é confiança. Então, a relação de confiança que você tem com a família e com a criança é que vai determinar a sua ação e a continuidade desse atendimento”, explicou.

Com essa proximidade, o pediatra consegue ter uma visão mais ampla do contexto de saúde do paciente, direcionando o acompanhamento, se necessário, para outros profissionais da equipe multiprofissional – ou mesmo para outras especialidades médicas. Entre esses profissionais, estão o nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, assistente social e enfermeiro.

Onde assistir

O episódio completo do “Sem Contraindicação” está disponível no YouTube (youtu.be/jTHQfjGhiZ0), no Spotify e no Portal Unimed João Pessoa (unimedjp.com.br/semcontraindicacao). Pelo portal, também é possível interagir com a equipe de Comunicação, responsável pela produção.

Com 51 episódios já publicados, o “Sem Contraindicação” tem como proposta divulgar informações sobre saúde, qualidade de vida e bem-estar, além de trazer novidades na área da medicina e na Unimed João Pessoa. A publicação ocorre toda quinta-feira à tarde.

Continue Lendo

Artigos

Só falta Odon declarar mais uma vez apoio a Paulo Maia para pedir música no Fantástico

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Pela segunda vez, Odon Bezerra anuncia apoio a Paulo Maia na disputa pelo comando da OAB-PB. Falta apenas mais uma declaração de apoio para chegar a três e poder pedir música no Fantástico.

No dia 21 de agosto deste ano, Odon declarou apoio a Paulo, afirmando que ele seria um nome de consenso para liderar a advocacia paraibana.

Nesta sexta-feira (11), a aliados espalharam na imprensa em tom de novidade, o apoio de Odon Bezerra a Paulo Maia mais uma vez.

Ninguém sabe se o “vale a pena ver de novo” é tentativa de minimizar o crescimento da candidatura a reeleição de Harrison Targino, mas é sempre bom lembrar: não vale requentar apoio! Figurinha repetida, definitivamente, não completa álbum!

Continue Lendo