Nos acompanhe

Paraíba

Investigações da PF confirmam denúncia de Ruy sobre esquema paralelo para atender aliados de Cícero

Publicado

em

A Polícia Federal confirmou, através de investigações, o esquema paralelo montado na Secretaria de Saúde de João Pessoa, para atender exclusivamente pacientes indicados por vereadores e aliados do prefeito Cícero Lucena. O escândalo foi denunciado recentemente pelo deputado federal Ruy Carneiro e é um dos principais motivos pelos quais os pacientes da capital sofrem tanto tempo esperando pela realização de consultas, exames e cirurgias.

Em um dos trechos do inquérito, a PF denomina um subtítulo como “regulação paralela na secretária de saúde da Prefeitura Municipal de João Pessoa”. Na descrição inicial do material, os agentes relatam:

“A análise de conversas demonstra um esquema ilegal elaborado para permitir que candidatos a vereadores façam indicações de pessoas com exames e consultas pendentes de marcação na Secretária Municipal de Saúde de João Pessoa, passando na frente de outras pessoas que estariam na fila regular de agendamentos. Essa espécie de regulação paralela de exames e consultas teria o intuito de ser moeda de troca para angariar votos e apoio político na campanha eleitoral dos candidatos apoiados pela gestão municipal atual. A seguir veremos diálogos que mostram como esse sistema é operacionalizado”, descreve a autoridade policial.

Os novos elementos que confirmam o sistema “fura-fila” foram encontrados em aplicativo de troca de mensagens no celular da primeira-dama de João Pessoa, Lauremília Lucena. O equipamento foi apreendido no dia da prisão da esposa do prefeito Cícero, durante a terceira fase da Operação Território Livre.

Entre os diversos diálogos de Lauremília, o contato com a Diretora de Atenção à Saúde da capital, Alline Grisi, chamou atenção dos investigadores. Em determinado momento da conversa, Alline encaminha áudio de uma de suas subordinadas na secretaria para a primeira-dama, tratando sobre uma exigência do candidato a vereador Beto Pirulito, aliado do prefeito Cícero Lucena.

“Chefe, acabei de receber uma ligação de Beto Pirulito. Eu sempre gosto de alertar a senhora, já alertei Aline Melo [servidora municipal] também. Ele me pedindo algumas demandas pelo celular, aí eu disse: Beto, tu não vai mandar por Matias não? No envelope. Ele disse: não, que eu quero isso rápido. Inclusive eu soube que vocês só tão marcando um dia, vou conversar com tia Lauremilia sobre isso. Janine tá vindo aqui em casa”, afirmou a diretora.

Ela continua o áudio detalhando a tentativa de solucionar a solicitação do aliado do prefeito. “Eu disse: ô Beto, você pode mandar pra mim pelo celular, amanhã eu observo as demandas. Mas a gente não tá marcando só um dia não, a gente tá marcando mais de um dia e só semana passada seu gabinete levou 30 (trinta) marcações no envelope de Matias. Ele disse: não, porque uma reta final dessa ia conversar com tia Laura como é que podia, só tá marcando um dia”, acrescentou.

Em outra conversa entre Lauremilia e Alline Grisi, a própria PF destacou que a diretora presta contas a respeito da marcação de exames e consultas solicitados por pacientes em uma caminhada de cunho político, realizada na comunidade do Aratu, no bairro de Mangabeira, no dia 25 de setembro de 2024. “241 exames e consultas marcadas. Marcado do Aratu – Caminhada de Hoje”, descreve a mensagem.

A atuação direta da primeira-dama da capital nas negociações da regulação paralela também foi evidenciada em troca de mensagens com o secretário do Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa, Rougger Guerra. No recorte exposto pelo inquérito, o Rougger presta contas a Lauremilia sobre o andamento da campanha eleitoral. Ele também pede o contato de alguém que resolva questões de saúde e nesse momento a esposa de Cícero passa o telefone de Alline Grisi e um áudio:

“Rougger, Alline. Corra com isso aí. Raiane não lhe acompanhou não, lá? Uma equipe de saúde. Janine disse que ia lutar por você. Qualquer coisa leva logo para Janine ou Alline. Eles resolvem pessoalmente”, garante a primeira-dama.

O inquérito detalha que “o contexto sugere que as questões de saúde seriam marcações de exames e consultas de pessoas visitadas por Dr. Rougger em troca do apoio político”.

A conclusão do inquérito da Polícia Federal aponta para uma espécie de regulação paralela na marcação de exames pela secretária de saúde da Prefeitura de João Pessoa, comandada por Lauremilia Lucena. A estrutura tem o objetivo de atender demandas de candidatos a vereadores durante campanha eleitoral em troca de votos e apoio político dos eleitores.

A PF acredita que o esquema seria realizado da seguinte maneira: “O candidato a vereador promete resolver questões relacionadas a marcação de exames durante visita na casa dos eleitores em troca de voto e apoio político; Então, o candidato, ou alguém de sua confiança, levaria os pedidos em um envelope até a equipe de servidores da PMJP destacada para atender essas demandas, que seria chefiada por Alline Grisi; Em seguida, esses pedidos furam a fila ordinária e são marcados de imediato”, finaliza o documento.

PRINT DOCUMENTO: LINK

PRINT DOCUMENTO 2: LINK

PRINT DOCUMENTO 3: LINK

PRINT DOCUMENTO 4: LINK

Continue Lendo

Paraíba

Sine-PB disponibiliza mais de 700 vagas de emprego em 10 municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A partir desta segunda-feira (14), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) vai ofertar 722 vagas de emprego em 10 municípios paraibanos. Dentre as oportunidades, 493 são para João Pessoa e as demais nas cidades de Campina Grande, Sapé, Santa Rita, Patos, Cabedelo, Mamanguape, Bayeux, Conde e Guarabira.

Atendente de telemarketing (médio completo) é a função que continua disponibilizando o maior número de vagas – 300 somente em João Pessoa, que também tem oferta de vagas para ajudante de carga e descarga de mercadoria (10), pedreiro (10) vagas, professor de inglês – superior completo (6) e auxiliar de linha de produção, auxiliar de logística, carpinteiro, atendente de lanchonete e vendedor pracista (5 cada cargo), entre outras.

Em Campina Grande, serão disponibilizadas 66 vagas, sendo destaque para carpinteiro (8 vagas), operador de trator e pedreiro (7 vagas para cada função), ferreiro armador na construção civil (6), auxiliar de cozinha – fundamental completo (4 vagas), também tem oportunidades para vendedor interno, vendedor de comércio varejista, operador de caixa, auxiliar de manutenção predial, auxiliar de limpeza e atendente de padaria (2 vagas para cada cargo) e demais ofertas em diversas áreas.

No município de Santa Rita, serão oferecidas 55 vagas de emprego, das quais 25 para mecânico de manutenção de máquina industrial, outras 25 para servente de obras, além de vagas para estofador de móveis (2), oficial de serviços gerais na m. de edificações (2) e para vendedor interno (1).

No Sine-PB do Conde, serão ofertadas 20 vagas assim distribuídas: servente de obras (5), analista de logística (4), pedreiro (3), cozinheiro de restaurante, garçom e pintor de obras, (2 vagas para cada função), motorista entregador e operador de empilhadeira (uma vaga cada cargo).

Nove vagas estarão disponíveis em Patos para as funções de auxiliar administrativo – médio completo (5 vagas), atendente de lanchonete e ajudante de carga e descarga de mercadoria (2 vagas cada).

No Sine/PB de Mamanguape, serão oferecidas três vagas para as funções de frentista – fundamental completo, operador de caixa e vendedor interno – médio completo (1 vaga para cada função).  Ainda serão disponibilizadas 10 vagas em Cabedelo, distribuídas para as funções de fiscal de loja, supervisor de logística, montador de estruturas metálicas, assistente de mídias sociais, marceneiro de móveis, vendedor pracista, mecânico de manutenção e eletricista, operador de empilhadeira, conferente de logística e ajudante de estruturas metálicas – uma vaga para cada cargo.

Em Sapé, serão 48 vagas, sendo 20 para servente de obras, enquanto para os cargos de repositor de mercadorias, operador de caixa, empacotador a mão serão ofertadas cinco vagas para cada; para motorista de caminhão e agente de vendas de serviços, três vagas cada cargo; e para balconista de açougue e atend. do setor de frios e laticínios, duas oportunidades para cada função, entre outras.

Para Guarabira, o Sine-PB tem 14 vagas direcionadas para a função de costureira em geral – médio incompleto – (6 meses CTPS). Já para Bayeux, serão quatro vagas – duas para atendente de balcão e duas para mecânico de veículos automotores.

O Sine-PB possui atualmente 15 postos em funcionamento, e mais quatro unidades de atendimento em 15 municípios: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo e Patos.

O Sistema realiza o trabalho de recrutamento de pessoal para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado. Esses serviços podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected].

Confira  as vagas 

Telefones do Sine-PB para contato:

João Pessoa – 3218-6617 – 3218-6600
Bayeux – 98619-1918
Cabedelo – 3250-3270
Cajazeiras -3531-7003
Campina Grande – 3310-9412
Guarabira – 3271-3252
Itaporanga – 3451-2819
Mamanguape – 3292-1931
Monteiro – 99863-3217
Patos – 3421-1943
Santa Rita – 3229-3505
Sapé – 3283-6460
Pombal – 3431-3545
Conde – 3298-2025
São Bento – 3444-2712

Continue Lendo

Paraíba

Agir 36 reafirma apoio a Cícero e Leo no segundo turno em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Executiva Regional do Agir 36, juntamente com a Executiva Municipal de João Pessoa, reuniu nesta sexta-feira (11/10) os ex-candidatos a vereadores e vereadoras, agora vereador eleito e suplentes, para reafirmar o seu compromisso com o prefeito Cícero Lucena (PP) no segundo turno das eleições, que será no dia 27 deste mês.

O presidente estadual, Flávio Moreira, destacou a necessidade de após uma grande vitória partidária nas urnas, que culminou com a eleição de Luis da Padaria, estar nas ruas com toda a militância para assegurar que João Pessoa continue no caminho certo.

“Eleger Cícero é garantir que João Pessoa possa continuar avançando, com a parceria governo do estado e prefeitura, com um prefeito humano e que pensa nas pessoas e não alguém que fez parte do governo responsável pela morte de milhares de brasileiros”, destacou Flávio.

O vereador eleito com 3694 votos, Luís da Padaria, em viagem, foi representado pelo seu filho Tiago Araújo, que destacou que “toda a força da militância de Seu Luís estará nas ruas para garantir uma vitória ainda maior”.

Já Alyne Moreira, presidente regional do AGIR Mulher e 1ª suplente de Vereadora com 3356 votos, relembrou que “enquanto o outro candidato estava se negando a comprar vacina, nosso Prefeito Cícero estava colocando vacina no braço do povo de João Pessoa e salvando vidas. Alguém que não cuida do povo em uma pandemia faria o que com a cidade?”.

O prefeito Cícero Lucena parabenizou o AGIR pela conquista da cadeira na Câmara, ressaltando a importância de ter a legenda com assento no legislativo, registrando a força e perseverança de todo o grupo, relembrando que a campanha depende do esforço coletivo.

Continue Lendo

Paraíba

MP recomenda que parte de processo contra Gusttavo Lima e VaideBet seja encaminhado à Justiça da PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério Público de Pernambuco fez uma recomendação para que parte de processo contra o cantor Gusttavo Lima e a empresa VaideBet seja encaminhada para a Justiça da Paraíba, no foro de Campina Grande, local de residência dos proprietários da empresa. A ação é em decorrência da investigação sobre lavagem de dinheiro por meio de jogos ilegais.

Na última semana, o MP apontou em parecer que faltam indícios de crime do cantor. O episódio representa uma nova divergência entre o Ministério Público e a Polícia Civil na investigação.

Para os promotores, não há ilegalidade demonstrada na transação da venda de uma aeronave por Gusttavo Lima à Esportes da Sorte, depois devolvida pela empresa e posteriormente vendida pelo cantor ao casal José André da Rocha Neto, dono da VaideBet, e Aislla Rocha.

Relembre o caso

Gusttavo Lima foi indiciado pela Polícia Civil de Pernambuco por suspeita de lavagem de dinheiro e organização criminosa. O caso está sob responsabilidade da juíza Andréa Calado da Cruz, do Tribunal de Justiça do estado.

No dia 23 de setembro, a magistrada decretou a prisão preventiva do cantor por suspeita de ajudar foragidos da investigação a ficarem fora do país. A determinação foi revogada um dia depois pelo desembargador Eduardo Guilliod Maranhão, do TJ-PE. Gusttavo Lima estava fora do Brasil e não chegou a ser preso.

Sobre valores apreendidos no cofre da empresa do cantor, o MP-PE afirma que “não há no relatório conclusivo da investigação nada que indique a origem dos valores em espécie apreendidos”.

Continue Lendo