Nos acompanhe

Paraíba

Maternidade Frei Damião inaugura Sala Lilás para acolher mulheres vítimas de violência sexual

Publicado

em
A Maternidade Frei Damião, que integra a rede hospitalar do Estado, em João Pessoa, inaugurou, nesta quinta-feira (10) – Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher –  a Sala Lilás. O ambiente é destinado ao acolhimento de mulheres vítimas de violência sexual que procuram a maternidade em busca de apoio emocional e assistência em saúde. A unidade é referência do Programa de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (PAMVVS), oferecendo cuidado multiprofissional no eixo psicossocial e médico para as vítimas.

O espaço recebeu o nome de Sala Lilás em alusão ao Agosto Lilás, mês dedicado à campanha de conscientização e combate à violência contra a mulher. Na Frei Damião, além do cuidado médico especializado para os casos de violência sexual contra mulheres, há uma equipe especializada em ouvi-la e prestar o suporte emocional necessário. Os demais encaminhamentos acontecem com o acionamento dos demais órgãos envolvidos nesse processo, caso a vítima deseje. A unidade também garante o sigilo das informações e o aborto legal para as gestações oriundas da violência, conforme preconiza a lei.

A diretora-geral da maternidade Frei Damião, Marcela Tárcia, explicou que a iniciativa faz parte da humanização dos fluxos da unidade. “É um ambiente próprio para que essa vítima se sinta acolhida em um momento de fragilidade, para que ela entenda que existe esse lugar exclusivo e seguro onde ela está amparada para lidar com os desafios que essa situação impõe. É importante lembrar que a vítima precisa sentir confiança no serviço que a ampara, com a certeza de não sofrer julgamentos e ter profissionais com habilidade para lidar com esse momento”, ressaltou.

De acordo com a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lidia Moura, que também participou da inauguração do ambiente, a Sala Lilás deve ser implantada em todas as unidades que atendem vítimas de violência. “Esse é um grande avanço para a saúde, um grande passo que a Frei Damião está dando, garantindo esse direito de uma maneira muito especial e direcionada, aplicando o protocolo necessário para os casos de violência contra a mulher. Esperamos que, em breve, esse exemplo seja levado para toda Paraíba, uma vez que é uma iniciativa que vai implicar positivamente na vida dessas vítimas”, afirmou.

Os dados do Painel de Indicadores Estatísticos de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, revelam que em 2023 a Paraíba registrou 575 casos de violência sexual. Deste total, 522 vítimas eram do sexo feminino e a maioria delas tinha entre 0 e 14 anos. Neste sentido, garantir um espaço e uma equipe próprios e preparados para lidar com esse momento de violação de direitos é uma ação importante para incentivar as vítimas a procurarem um serviço de referência sem medo de julgamentos, entendendo que esse espaço é feito para elas serem cuidadas, acolhidas e protegidas.

Continue Lendo

Paraíba

“Uma data especial para uma cidade que faz a diferença”, diz Bruno sobre os 160 anos de Campina

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União), parabenizou o Município pela chegada dos 160 anos de emancipação política do território campinense.

Segundo Bruno, trata-se de “uma data especial para uma cidade que faz a diferença“.

Em um áudio, o gestor ainda demonstrou todo “o orgulho, a alegria e o amor que a gente sente por essa cidade que já nasceu rainha“.

Os comentários do prefeito foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira (11/10).

Confira o áudio:

 

Continue Lendo

Paraíba

“Aceitamos esse convite honroso”, diz Romero sobre coordenar campanha de Bruno no 2º turno

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal campinense Romero Rodrigues (PSC/Podemos) confirmou que coordenará a campanha do prefeito Bruno Cunha Lima (União) no segundo turno das Eleições 2024.

Segundo Romero, as pessoas o conhecem, sabem do seu caráter e compromisso com a cidade de Campina Grande e, portanto, irá pessoalmente, conversar com cada liderança para garantir mais quatro anos de gestão para Bruno.

Os comentários de Romero foram registrados pelo programa Correio Debate, 98 FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira (11/10).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Rafafá minimiza polêmica e diz que Bolinha apenas sugeriu retirada da pauta LGBT+ de CG

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador eleito em Campina Grande, Rafafá (União Brasil), comentou sobre a polêmica envolvendo a sugestão feita pelo empresário e ex-candidato à Prefeitura da cidade, Artur Bolinha (Novo), que ao declarar apoio a Bruno Cunha Lima (União Brasil) no segundo turno, solicitou ao atual prefeito e candidato à reeleição a exclusão de propostas voltadas à população LGBTQIAP+ do Plano de Governo.

Durante o ato de apoio à candidatura de Bruno, Bolinha manifestou descontentamento com políticas de inclusão da comunidade LGBTQIAP+, reiterando críticas que já haviam sido feitas durante sua campanha no primeiro turno.

Em entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM desta sexta-feira (11/10), Rafafá atribuiu a movimentação de Bolinha como uma condição e ressaltou que acredita na gestão de Bruno em não aderir a retirada da pauta LGBT do governo.

“O pedido de bolinha não foi uma condição, ele não condicionou a Bruno e o apoio em troca de Bruno retirar a pauta LGBT. Bolinha entende que todo mundo tem seus direitos, todo mundo tem que lutar pelos seus ideais. Esse pedido de bolinha em relação a Bruno é uma decisão que Bruno vai tomar, que eu acredito que não vai acontecer, porque eu conhecendo o Bruno e sabendo a forma que Bruno faz pelas pessoas, o ser humano que Bruno ,é o cara consciente de que tem que ter políticas públicas pra todo mundo, eu acredito que nada vai se alterar”, declarou.

Ouça:

Continue Lendo