Nos acompanhe

Paraíba

“Não vou fazer campanha para nenhum dos candidatos”, diz Cartaxo sobre segundo turno em João Pessoa

Publicado

em

O deputado estadual petista, Luciano Cartaxo, divulgou nota à imprensa nesta quinta-feira (10/10), confirmando que, neste segundo turno das Eleições 2024, não fará campanha para nenhum dos candidatos a prefeito de João Pessoa.

Confira a íntegra da ‘Nota’:

Em respeito aos 50 mil pessoenses que me confiaram seu voto para prefeito de João Pessoa, informo que não vou fazer campanha para nenhum dos candidatos que estão na disputa neste 2º turno. Mais uma vez agradeço àqueles que verdadeiramente estiveram ao nosso lado nesta caminhada. E reitero que o povo de João Pessoa sempre poderá contar com o meu trabalho para melhorar a qualidade de vida de todas e todos!

– Luciano Cartaxo

Dentre as quatro principais candidaturas a prefeito da Capital paraibana, Cartaxo ficou em último lugar ao receber exatos 49.110 (quarenta e nove mil, cento e dez) votos (11,77 %).

O fracasso nas urnas já era esperado em João Pessoa dada a forma como o nome de Cartaxo foi apresentado à sociedade pessoense pelo próprio PT que, em mais uma eleição, saiu fragmentado e menos forte graças a impasses e rachas dentro da legenda desde que o deputado foi apresentado como o nome da sigla na disputa pelo comando da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Relembre o caso

O racha no PT de João Pessoa se deu pelo acirramento da disputa interna entre a deputada estadual Cida Ramos e o deputado estadual Luciano Cartaxo que, desejavam, respectivamente, representar a legenda na corrida eleitoral ao comando da PMJP.

Cida Ramos passou a ser o único nome disposto à pré-candidatura uma vez que Cartaxo renunciou oficialmente à disputa na segunda-feira (11/03) e disse que não mais se candidataria a prefeito pelo PT nas Eleições 2024.

A situação se complicou porque Cartaxo, apesar da renúncia pública e oficial, arrependeu-se da própria decisão e decidiu buscar apoio em Brasília para tentar reverter a situação em favor próprio junto à cúpula nacional para ser o nome do PT na corrida eleitoral pessoense.

Como parte da estratégia Cartaxo buscou Ricardo Coutinho, já então morador de Brasília, e que mantinha relação suficientemente próxima à Presidência da República para emplacar a esposa em um cargo federal, e conseguiu apoio de Luiz Couto que, enquanto deputado federal, chegou a se manifestar na Tribuna da Câmara com uma declaração pró-Cartaxo para pré-candidato do PT em JP.

Leia também: Ricardo, Estela e Márcia abandonam Cida Ramos, aliada histórica, e declaram apoio a Cartaxo

Leia também: De olho na PMJP: Cartaxo surpreende e recorre a Ricardo Coutinho para derrubar Cida

Leia também: Luiz Couto ocupa Tribuna da Câmara dos Deputados para declarar apoio a pré-candidatura de Cartaxo

Leia também: “Não disputarei a candidatura à Prefeitura de João Pessoa”, afirma Cartaxo em Nota Oficial

Leia também: Governo Lula nomeia mulher de Ricardo para cargo de direção no Ministério da Saúde

O ex-governador Ricardo Coutinho decidiu atender ao pedido de Cartaxo e, junto com a ex-deputada Estela Bezerra e a ex-prefeita Márcia Lucena, todos do PT, decidiram, através de um ‘Manifesto’, declarar apoio público ao projeto do deputado estadual de ser o nome do Partido dos Trabalhadores para disputar o comando da PMJP, nas Eleições 2024.

Com isso, a disputa interna ficou fora de controle e carente de uma intervenção da cúpula nacional petista que, por sua vez, decidiu impor o nome de Cartaxo com candidato do PT em João Pessoa mesmo com o nítido descontentamento da grande maioria dos integrantes da legenda na Capital paraibana..

Continue Lendo

Paraíba

“No 2º turno defendo Queiroga”, diz Pedro Cunha Lima sobre o pleito 2024 em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ex-deputado federal e atual presidente estadual do PSDB na Paraíba, Pedro Cunha Lima, confirmou publicamente que apoiará o candidato Marcelo Queiroga (PL) no segundo turno das Eleições 2024 em João Pessoa. O anúncio foi feito através das redes sociais oficiais de Cunha Lima.

No 2° turno, em João Pessoa, defendo @marceloqueiroga. Acredito na sua integridade e gosto de fortalecer a mudança. A cidade merece uma nova gestão!”, disse Pedro.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Portadores de deficiência com CadÚnico terão isenção na inscrição de corridas e maratonas na PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Atletas paraibanos que são portadores de deficiência e possuem registro no CadÚnico terão isenção total nas inscrições de corridas de rua, maratonas, meias maratonas e similares na Paraíba, a partir desta quarta-feira (9). A Lei é uma alteração da Lei 12.108/2021, ambas de autoria do deputado Chió (Rede), que foi publicada desta quarta-feira no Diário Oficial do Estado (DOE).

Antes, a lei previa isenção para todo o público. E, de acordo com o parlamentar, “O principal objetivo da alteração na lei é promover a inclusão efetiva de pessoas com deficiência no esporte, reconhecendo que existem diferentes níveis de vulnerabilidade socioeconômica entre os atletas com deficiência. Essa diferenciação na isenção de taxas de inscrição visa atender às necessidades específicas de cada grupo, garantindo que a política de inclusão seja mais justa e eficaz”, afirmou o deputado Chió.

Para garantir a isenção, a população deve estar cadastrada no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal e que forem assistidos por programas sociais, os demais terão isenção parcial de 50%.

De acordo com a lei, o kit atleta é assegurado, bem como benefícios e itens fornecidos aos atletas sem deficiência. A partir da publicação da lei, os organizadores de corridas devem informar o canal de solicitação da isenção. Caso haja descumprimento, serão aplicadas sanções.

Continue Lendo

Paraíba

Mulheres atendidas pelo projeto do Instituto Unimed JP formam rede de apoio contra o câncer de mama

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Formar uma rede de conscientização entre mulheres é uma das estratégias de divulgar as medidas para o diagnóstico precoce e combate ao câncer de mama. Esta orientação foi reforçada na última segunda-feira (7) pelas mastologistas que integram o projeto Mãos que Apoiam, inciativa do Instituto Unimed João Pessoa que iniciou sua 5ª edição no atendimento de mulheres residentes em comunidades da capital e que estão no perfil de risco para a doença.

Na edição deste ano, o Mãos que Apoiam vai beneficiar 33 mulheres, com idades a partir dos 40 anos e em situação de vulnerabilidade social. Elas serão acompanhadas pelas mastologistas Débora Cavalcante, Tarciane Campos e Lakymê Mangueira, médicas cooperadas da Unimed João Pessoa que atuam como voluntárias no projeto.

A médica Débora Cavalcante reforçou a importância da campanha Outubro Rosa para conscientizar as mulheres, sobretudo nessa faixa etária, para o diagnóstico precoce do câncer de mama e realização da mamografia. Além disso, ela destacou a atuação das mulheres atendidas no projeto como multiplicadoras no combate ao câncer, compartilhando essas informações para outras mulheres. “A partir de agora, elas vão assumir o compromisso de conversar com as amigas, vizinhas e pessoas queridas sobre a importância do diagnóstico precoce e da mamografia todos os anos, a partir dos 40 anos”, disse a mastologista.

E a divulgação dessas ações preventivas entre as mulheres tem dado certo. Roseane Meireles da Silva, uma das beneficiadas pelo projeto do Instituto Unimed JP, ficou sabendo da iniciativa pela vizinha e foi em busca de informações sobre como participar. “Falei com ela e fui no posto de saúde. Depois, me encaminharam para ser atendida pelo projeto. Agora é só se cuidar”, disse a dona de casa, que será acompanhada pela mastologista Tarciane Campos.

Quem também passou pelo Mãos que Apoiam e se comprometeu em continuar fazendo os exames preventivos e falar sobre a importância da mamografia para as amigas e familiares é a dona de casa Judite dos Santos. Ela está entre as 20 mulheres beneficiadas pelo projeto na 4ª edição e conheceu a iniciativa através das vizinhas da comunidade São Rafael, onde mora. “Fui muito bem acompanhada. Posso dizer que quem participa está no céu, porque tem toda a assistência para se cuidar”, acrescentou.

AÇÃO SOCIAL

Ao longo das quatro edições, o projeto Mãos que Apoiam atendeu 70 mulheres. Ao participar, elas recebem acompanhamento médico por 12 meses e, ao longo desse período, terão consultas com as médicas voluntárias e todos os exames complementares e de imagem garantidos pela Unimed JP. Caso seja necessária cirurgia, a paciente realizará o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas continuará assistida pela Unimed JP.

“Estamos chegando ao quinto ano do projeto com mais mulheres beneficiadas e com assistência para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Minha gratidão às médicas cooperadas que se doam para esse projeto e se disponibilizam em ajudar essas pacientes”, reforçou o presidente do Instituto Unimed JP, Laércio Ataíde.

O Mãos que Apoiam é um dos projetos do Instituto Unimed JP, braço social da Unimed JP, que desenvolve diversas iniciativas com foco em saúde, cidadania, cultura, esporte, educação, preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e voluntariado.

Confira imagens:

Continue Lendo