Nos acompanhe

Paraíba

Sedest capacita mais 40 artesãos com o curso ‘Como vender seus produtos nas redes sociais’

Publicado

em

Cerca de 40 artesãos participaram, nesta terça-feira (8), do curso ‘Como vender seus produtos nas redes sociais’, dentro do Programa de Capacitação para Artesãos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) da Prefeitura de João Pessoa. Em 2024, mais de 600 artesãos foram capacitados por meio das iniciativas da Sedest. O curso aconteceu no Centro de Referência do Artesanato Paraibano (CRAP), localizado no bairro de Tambiá.

O professor ministrante do curso foi Iverson Iório. “É muito importante trazer essa visão de como as redes sociais podem ajudar o artesão a postar o seu trabalho, vendê-lo, mostrá-lo para mais pessoas, muitas vezes, alcançando milhões de pessoas. Além do impacto positivo nas vendas, também vai poder se inteirar sobre o que acontece hoje no mundo digital”, destaca.

Para o professor, aparecer hoje nas redes sociais é fundamental. “É um braço do nosso negócio. O nosso negócio hoje ele não é só offline, ele precisa estar dentro do digital e dentro das redes sociais também”, compartilha.

A coordenadora de artesanato do programa ‘Eu Posso Criar’, Camille Aquino, destaca que a realização dos cursos é importante em diversos aspectos para o desenvolvimento do artesão e de seu produto. Segundo ela, são realizados em média dois cursos por mês. “O nosso calendário de cursos é feito após o Salão de Artesanato Paraibano, realizado em João Pessoa no início do ano. Nós fazemos uma pesquisa junto aos artesãos para fazermos os cursos de capacitação voltados para a melhoria da qualidade dos produtos e da capacitação dos profissionais, com base nas demandas encaminhadas pelos próprios artesãos, em parceria com o Programa do Artesanato Paraibano (PAP) e o Sebrae Paraíba”, afirmou.

Lucas Meireles, coordenador do programa ‘Eu Posso Aprender’, da Sedest, informou que o próximo curso, com o tema ‘Identidade Cultural e Novos Produtos’, será realizado no dia 26 de novembro, também no Centro de Referência do Artesanato Paraibano (CRAP). Segundo ele, os interessados em participar podem acompanhar a divulgação da programação através das redes sociais do Laboratório de Inovação e Design para o Artesanato Competitivo (@labin_pb) ou entrar no grupo de WhatsApp através do número (83) 98654-9031.

A artesã Ana Aragão (@analuciaaragao), que trabalha com costura criativa e patchwork, fala sobre a sua participação no Programa de Capacitação para Artesãos da Sedest. “Esse programa tem feito, de fato, a diferença no meu trabalho. Desde o primeiro curso que fiz sobre ‘Precificação’; depois ‘Uso das cores’; ‘Como fotografar’ e agora ‘Como vender seus produtos nas redes sociais’. Todo esse caminho percorrido tem sido fundamental para melhorar o meu trabalho. Então, para mim, esse programa foi um verdadeiro achado, fantástico. A gerência do programa tem sido muito cuidadosa, muito zelosa com todos”, disse.

“A primeira mudança foi na minha autoestima e também eu estava fazendo o artesanato apenas para preencher meu tempo depois que me aposentei. E agora eu vejo isso com uma postura melhor. Depois dos cursos eu já consegui entregar mais produtos, já consegui pensar outras formas de trabalhar o produto e me organizar melhor. Então, esse programa tem contribuído para passar de uma coisa muito artesanal para algo mais profissional”, complementou.

O artesão João Carlos soube do curso através da esposa, que também é artesã. “Esse já é o segundo curso. Estou achando muito bom, muito interessante e tenho aprendido bastante e pretendo aplicar no meu trabalho”. Ele é aposentado e trabalha com macramê, com confecção de peças de roupa de praia, saída de banho, sousplat, colares, pulseiras e corujas ornamentais. “Com esse curso já estou cheio de novas ideias para fazer a divulgação do meu trabalho. Desde 2020 que eu venho fazendo esse trabalho, mas nas redes sociais eu estou iniciando agora. A minha rede social é @macramedolitoral”, revela.

Sua esposa, a artesã Junanci Meireles, trabalha com crochê. “Principalmente na parte de decoração para o lar. E também faço um pouco de bordado em vagonite em pano de prato e toalhas”, reforça. Ela conta que o gosto para trabalhar com artesanato herdou da mãe. “Eu acompanhava minha mãe desde pequenininha nos cursos. Daí eu fui desenvolvendo também. Só que agora, na melhor idade, é que eu venho me dedicando mais”.

Ela conta que estava ansiosa para fazer esse curso sobre as redes sociais. “Eu estava querendo muito fazer para melhorar nas divulgações e conseguir vender pelas redes sociais e também perder o medo, principalmente de fazer vídeo. Tenho muito receio de aparecer, mas aí tenho que perder esse medo. Como diz o ditado popular: Quem não é visto, não é lembrado”, reforça. Seu interesse é divulgar o trabalho que realiza no projeto ‘Ondinas de Cabedelo’ e na Associação das Artesãs de Cabedelo.

Continue Lendo

Paraíba

Reeleição de Nabor, pai de Hugo Motta, para quarto mandato é destaque na imprensa nacional; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A vitória de Nabor Wanderley (Republicanos) foi destaque na imprensa nacional através de o ‘Estadão’. A matéria lembra que Nabor é pai de Hugo Motta (Republicanos), nome favorito para comandar a Câmara Federal como presidente já a partir do próximo ano, e que a reeleição de Nabor significa um quarto mandato e a confirmação da manutenção de poder da família Motta no Sertão da Paraíba.

Clique aqui e confira a íntegra da matéria com fotos ou leia o texto abaixo:

Pai de favorito à presidência da Câmara derrota ‘Moro do sertão’ e é reeleito para quarto mandato

Nabor Wanderley (Republicanos) conquista 73,4% dos votos válidos e renova poder da família em Patos (PB)

“Com 99,13% dos votos válidos, o prefeito de Patos (PB), Nabor Wanderley (Republicanos), foi reeleito neste domingo, 6, para o quarto mandato. Ele é pai do favorito para comandar a Câmara a partir de 2025, o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), um líder do Centrão a cada dia mais poderoso em Brasília. Ele foi eleito com 73,74% dos votos válidos.

Nabor derrotou nas urnas seu principal rival, o ex-juiz Ramonilson Alves (PSDB), que fez 22,31% dos votos válidos. O candidato do PT, Professor Edileudo, teve 2,97% e Aline Leite (União Popular), 097%. Com apenas 68 mil eleitores, a cidade do interior da Paraíba não tem segundo turno.

Disputa eleitoral na terra de Hugo Motta foi um embate entre seu pai e o ‘Moro do sertão’

Como mostrou o Estadão, a disputa política em Patos nestas eleições tornou-se um paralelo do embate entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Sergio Moro (União Brasil-PR). Derrotado nas urnas pela segunda vez, o Ramonilson ganhou a alcunha de “Moro do sertão” por sua trajetória semelhante à do ex-juiz da Lava Jato. O tucano expediu uma série de reveses na Justiça contra Nabor Wanderley enquanto esteve na magistratura.

“Esse ex-juiz tentou surfar na onda do falso moralismo que aconteceu no passado. Mas faltou combinar com Deus e com o povo, que é quem elege”, disse o prefeito. Ramonilson sempre negou a tese de perseguição nos tempos de toga, e não gosta de ser comparado a Moro. “Confesso que tenho admiração pelo que ele representou em termos de caráter republicano, de moralidade. Mas um é do Nordeste, outro do Sul, não há nenhum paralelo em que pese ambos terem sido juízes”, afirma. “A inspiração não é ele [Moro]. É Jesus Cristo”.

Apesar de Patos enfrentar problemas na área do saneamento básico e da saúde, o prefeito sempre foi franco favorito à reeleição. Ele tinha o apoio do governador João Azevêdo (PSB) e do senador Efraim Filho (União-PB). O vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB), apoiava a candidatura de Ramonilson.

Prefeito de Patos teve ajuda do filho deputado para turbinar mandato

Prefeito entre 2008 e 2012, e à frente da prefeitura de Patos desde 2016, Nabor conseguiu turbinar sua gestão com emendas parlamentares enviadas pelo filho – um político em ascensão em Brasília que ganhou a simpatia de bolsonaristas e petistas para disputar a presidência da Câmara e suceder Arthur Lira (PP-AL).

Só neste mandato de Nabor (2021-2024), o deputado destinou a Patos R$ 10,9 milhões em emendas parlamentares individuais, incluindo restos a pagar. O número não leva em conta o que foi destinado ao município via emendas de relator (antigo Orçamento Secreto) e emendas de comissão, que não são rastreáveis. O Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu a execução dessas emendas até a definição de critérios de transparência.

A família do deputado federal é “figurinha carimbada” na política de Patos. Em 1950, Nabor Wanderley, pai do atual prefeito e avô paterno de Hugo Motta, comandou a cidade por cinco anos. Nabor Wanderley Filho só chegou ao poder em 2004, após dois mandatos do rival político Dinaldo Wanderley, seu primo de quarto grau que morreu de covid-19 há três anos. Em 2016, depois de dois mandatos, “Naborzinho” emplacou a sucessora: a então sogra Francisca Motta, avó materna de Hugo Motta, e hoje deputada estadual pelo sexto mandato.

Hugo Motta foi pupilo de Eduardo Cunha e cresceu como articulador político nos bastidores

O deputado federal Hugo Motta, de 35 anos, chegou a Brasília em 2011, e, ao que tudo indica, será eleito presidente da Câmara com apoio do PL de Jair Bolsonaro ao PT de Lula. Seu principal rival nessa disputa é o baiano Elmar Nascimento (União).

Antes no MDB, o filho de Nabor Wanderley cresceu na capital com as bênçãos do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, e ao lado de Lira acompanhou o antigo aliado até a sua cassação. Apesar disso, o prefeito de Patos assegura que o deputado não iria “dar trabalho” para o Palácio do Planalto, uma desconfiança presente nas fileiras do PT.

“Acho que Hugo não daria trabalho para o governo, porque é responsável com as coisas. Temos de ter uma preocupação grande com as pautas de interesse do

governo que são de interesse do País. A gente não pode ser contra o que é bom para o País”, disse o prefeito de Patos em entrevista ao Estadão.

Continue Lendo

Paraíba

Operação combate fraude em seguro-defeso na Paraíba; prejuízo pode ultrapassar os R$ 70 mil

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Força-Tarefa Previdenciária deflagrou, nesta quarta-feira (9) na Paraíba, a operação Pescador de Ilusões, com o objetivo de combater fraudes em seguro-defeso, o Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal. Ao todo, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão expedidos pela 16ª Vara Federal de João Pessoa (PB).

As investigações identificaram supostas declarações de pescadores, emitidas por uma Colônia de Pescadores, com o cadastramento de pessoas que não exerciam atividade de pesca. Com essa declaração, os pescadores recebiam seguros-defeso de forma indevida.

O prejuízo estimado após a revisão dos requerimentos supera R$ 70 mil, podendo ser ainda maior com o material apreendido após o cumprimento dos mandados.

O nome da operação (Pescador de Ilusões) foi escolhido pela característica do benefício, “Seguro-defeso às pessoas que nem sonham ser pescadores profissionais artesanais”.

Há 24 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.

Continue Lendo

Paraíba

Ex-Menudo que mora na PB revela ter sido abusado por José Menendez, empresário morto pelos filhos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Um dos maiores sucessos recentes da Netflix, “Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos de Pais“, retrata o assassinato de José e Kitty por seus filhos, Lyle e Erik Menendez. Com o lançamento, os irmãos voltaram aos tabloides, especialmente após o anúncio de uma nova audiência no caso.

Uma reportagem publicada pela CNN Brasil nesta terça-feira (08/10), revela conexões pouco mencionadas pela produção de plataforma de streaming e que liga o caso com o grupo musical porto-riquenho Menudo.

Isso se deve ao fato de que José Menendez era o empresário da gravadora musical RCA Records, que assinou com o grupo. Mais de 30 anos depois, em 2023, um dos integrantes da banda, Roy Rosselló, revelou em entrevistas e no documentário “Menendez + Menudo: Boys Betrayed” que o empresário o havia abusado sexualmente, em 1983.

Rosselló mora em João Pessoa, Capital da Paraíba, desde 2015.

As alegações de Rosselló agora fazem parte de uma petição que os advogados dos irmãos Menendez apresentaram ao Tribunal Superior do Condado de Los Angeles para anular suas condenações.

Os irmãos Lyle e Erik Menendez estão presos desde terem cometido o assassinato dos pais, em 20 de agosto de 1989, na residência da família em Beverly Hills, nos Estados Unidos. Condenados à prisão perpétua, eles afirmam desde o julgamento que os crimes foram resultado dos abusos físicos, emocionais e sexuais que sofreram durante a infância e a adolescência pelo pai José Menendez, e legitimado pela mãe Kitty.

 

Continue Lendo